quinta-feira, 29 de março de 2012

Areia - Pontos Turísticos: CASA PEDRO AMÉRICO...

 

O prédio onde nasceu o grande artista plástico, Pedro Américo de Figueiredo, é uma construção simples, conjugada, com uma porta e duas janelas na frente. Havia outrora sala de visitas, sala de jantar, dois quartos, cozinha, banheiro e um pequeno quintal. Nas proximidades do centenário de nascimento do pintor, a Prefeitura efetuou a desapropriação do imóvel que sofreu modificações a fim de funcionar como pinacoteca e museu do Município. As janela e portas receberam vidraças e a divisão interna foi alterada. Atualmente consta de duas salas na primeira das quais foi instalado o Museu com mais de vinte reproduções de telas famosas do artista, alguns esboços autênticos e o original “Cristo Morto”, de inestimável valor, um dos seus últimos trabalhos, pintado em 1901.

Há também um retrato de Pedro Américo, pintado por seu irmão Aurélio de Figueiredo. Expostos numa vitrine, objetos de uso pessoal: alguns pincéis, um velho esquadro. Também uma palmatória que pertenceu à sua mãe, um álbum de caricaturas, fotos da família e os livros escritos por ele na Europa – “Holocausto”, em 1882, “O Foragido”, em 1899, “Na Cidade Eterna”, em 1901, além de um crucifixo e um vidro contendo uma página de jornal, retirados de seu caixão mortuário. Na outra sala funciona a galeria de areienses ilustres.



Luciano Soares


Foto de uso exclusivo do blog Página Eletrônica (PAGE)!


PAGE DIVULGA: PROJETO "AS CORES DE ABRIL —2012" aqui em Areia!

 

A cidade de Areia – Paraíba, terra natal do grande pintor PEDRO AMÉRICO, tem desenvolvido ações de valorização do seu patrimônio cultural; e nada melhor do que o mês do nascimento do filho ilustre de Areia para mobilizar a comunidade e divulgar a vida e obra do grande pintor areiense PEDRO AMÉRICO.

Para as comemorações em 2012, a equipe do Ponto de Cultura Viva o Museu/Associação dos Amigos de Areia - AMAR está destacando “Pedro Américo – O Caricaturista”. Essa escolha teve como base as caricaturas originais de Pedro Américo que fazem parte do acervo dos museus da cidade, merecendo ser ressaltadas pelo valor histórico-cultural que representam.


AS AÇÕES

ATIVIDADE 1 – VISITA DIRIGIDA AOS MUSEUS CASA DE PEDRO AMÉRICO E REGIONAL DE AREIA

Período: 18 a 29 de abril de 2012

Objetivo: Observar as obras de Pedro Américo expostas nos museus

Público alvo: Comunidade / escolas


ATIVIDADE 2 – OFICINA DE CARICATURA

Período: 19 a 21 de abril de 2012

Local: Centro Social Pio XII

Público alvo: Dois representantes das escolas (professores e/ou alunos)


ATIVIDADE 3 – GINCANA CULTURAL “DESAFIOS DE PEDRO – ANO III” 

Dia : 27 de abril de 2012

Hora: 13h00

Local: Centro Social Pio XII

Público alvo: Alunos da rede de ensino


ATIVIDADE 4 – RETRETA EM HOMENAGEM A PEDRO

Dia : 27 de abril de 2012

Hora: 16h30

Local: Coreto da Praça João Pessoa



ATIVIDADE 5 – ENTREGA DOS INSTRUMENTOS À AMUSIPAR

Dia : 27 de abril de 2012

Hora: 17h

Local: Coreto da Praça João Pessoa



ATIVIDADE 6 – BOLO PARA PEDRO

Dia : 27 de abril de 2012

Hora: 17h15

Local: Coreto da Praça João Pessoa



AÇÕES - DETALHAMENTO 


ATIVIDADE 1 – VISITA DIRIGIDA AOS MUSEUS CASA DE PEDRO AMÉRICO E REGIONAL DE AREIA

Realização de visitas aos museus Casa de Pedro Américo e Regional de Areia tendo por objetivo a observação das obras expostas de Pedro Américo.

Atividade a ser desenvolvida por cada escola.

Para subsidiar o estudo sobre Pedro Américo nas escolas, será disponibilizado material de apoio didático referentes à vida e obra de Pedro Américo com sugestões de atividades.


ATIVIDADE 2 – OFICINA DE CARICATURA

Realização de atividade voltada para professores e/ou alunos tendo como objetivo o estudo da caricatura, arte usada por Pedro Américo.

As vagas são destinadas às escolas participantes da Gincana Cultural “Desafios de Pedro” e as inscrições serão realizadas no Museu Regional de Areia, período de 10 a 15 de abril de 2012 nos horários de funcionamento do museu.



ATIVIDADE 3 – GINCANA CULTURAL “DESAFIOS DE PEDRO – ANO III”

A Gincana Cultural “Desafios de Pedro”, destinada aos alunos da rede de ensino que desenvolverão atividades relacionadas com a vida e obra de Pedro Américo – O Caricaturista.

Cada escola participará com até vinte alunos, sendo quatro indicados para responder os desafios e os outros para a torcida. As perguntas deverão ser respondidas por alunos conforme o quadro abaixo:


Matemática                -    aluno(a) sexto ano
Ciências                     -    aluno(a) sétimo ano
História/Geografia    -    aluno(a) oitavo ano
Português                  -    aluno(a) nono ano
Artes (*)                    -    livre


(*) Para o segmento Artes, cada escola desenvolverá uma atividade inerente à Oficina de Caricatura.

O Desafio de Matemática terá como tema as quatro operações, o de Português o soletramento. História, Geografia e Ciências, fatos e situações ligadas à obra e vida de Pedro Américo.

A análise do “Desafio de Pedro” será feita por uma comissão composta de cinco membros a serem convidados pelo Ponto de Cultura.

As escolas que tiverem as três melhores pontuações receberão troféus e a equipe de alunos que responderem os desafios, medalhas.


Informações:

Ponto de Cultura Viva o Museu na Praça Pedro Américo nº 76 (Solar José Rufino), no centro da cidade de Areia/PB.




Luciano Soares, em contato com a coordenadora do Ponto de Cultura Viva o Museu, Lúcia Giovanna.


PAGE, a sua página eletrônica!



Foto de uso exclusivo do blog Página Eletrônica (PAGE).

Coperve: matrícula obrigatória da quinta lista de classificados!

 

Os novos classificados na quinta lista da UFPB devem efetuar o cadastramento obrigatório nos dias 29 (hoje) e 30 de março (amanhã), das 8h às 12h e das 14h às 17h nos locais detalhados abaixo, independente de qual tenha sido o período letivo para o qual foram classificados:


- Cursos do Campus I (João Pessoa e Santa Rita) – Local: Codesc - Térreo da Reitoria – João Pessoa;

- Cursos do Campus II (Areia) – Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCA – Areia;

- Cursos do Campus III (Bananeiras) - Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCHSA – Bananeiras;

- Cursos do Campus IV (Mamanguape) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE – Mamanguape;

- Cursos do Campus IV (Rio Tinto) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE – Rio Tinto.


Para efetuar o cadastramento obrigatório o candidato deverá imprimir e preencher a ficha de cadastro individual, que estará disponível também no site da Coperve. No local de cadastramento, o universitário deve portar a ficha de cadastro preenchida e assinada, bem como o original e a cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de votação na eleição de 2010, prova de quitação com o Serviço Militar para homens, certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, ou diploma de curso de graduação em curso superior, certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e laudo médico no caso de candidato classificado em vaga reservada a pessoa com deficiência.

O candidato que não comparecer aos setores competentes para realizar o cadastramento, pessoalmente ou através de procurador, ou não apresentar a documentação exigida no prazo perderá o direito aos resultados obtidos no PSS-2012.

Os candidatos remanejados deverão também preencher a ficha de cadastro individual, imprimí-la e entregá-la devidamente assinada nos locais acima especificados para as providências decorrentes do remanejamento. No ato do cadastramento, os candidatos serão informados sobre a matrícula em disciplinas.


Maiores informações: site da Coperve


Luciano Soares


PBF AREIA: veja a lista com os novos beneficiários do bolsa família do mês de Março + Veja a lista com os nomes dos beneficiários que devem realizar o recadastramento!

 

Mais uma vez, vamos reforçar a lista dos novos beneficiários do Programa Bolsa Família daqui de Areia que irão fazer parte do programa ou que terão aumento no mês de março!

Para ver a lista completa, CLIQUE AQUI!

Se o seu nome estiver na lista, procure a sala ou o local do PBF aqui em Areia na Rua Pedro Américo, S/N, Centro, para que possa ser disponibilizada a folha para pagamento.

Veja também a lista com o nome dos beneficiários que devem recadastrar agora no ano de 2012. É importante que procurem o mais rápido possível a secretaria de Ação Social daqui do município para fazer seu recadastramento! Atenção as documentações necessárias:


Maiores de 18 anos:

Certidão de Nascimento (Registro Civil) ou Certidão de Casamento;

RG (Identidade)

CPF

C.T.P.S. (Carteira de Trabalho)
                  
Titulo de Eleitor

Comprovante de residência – Conta de LUZ (atual 2012)

Comprovante de Renda (contracheque para aqueles que trabalham)


Menores de 18 anos:

Certidão de Nascimento (Registro Civil)

CPF (a partir de 01 ano)

Declaração de Escola (2012)

Carteira de Vacina (menores de 05 anos)



Veja a lista: Clique Aqui





Luciano Soares


Areia/ Imagem do dia/ 18/ Mosáico do Ponto de Cultura (Solar José Rufino)...

Vaga para o Projeto de Inclusão Digital nos Assentamentos Rurais do Distrito Santa Maria...

 

A coordenadora do Ponto de Cultura Viva o Museu daqui de Areia, Lúcia Giovanna, está participando do projeto do CCA/UFPB de Inclusão Digital nos Assentamentos Rurais do Distrito Santa Maria - Areia - PB. Ela está disponibilizando uma vaga para bolsista nesse projeto. Precisa ser aluno (a) do CCA/UFPB, ter CRE acima de 6,0 e ter disponibilidade para ficar no laboratório do projeto que está sendo instalado no Distrito Santa Maria. No momento essa vaga é para o turno da tarde, da segunda à quarta-feira. Os interessados mandem um e-mail para: vivaomuseu@gmail.com.

Tem que ser depressa, pois já começa na segunda feira, dia 02 de abril de 2012!


Luciano Soares, em contato com a coordenadora do Ponto de Cultura Viva o Museu daqui de Areia.


PAGE, a sua página eletrônica!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Coperve divulga quinta lista de classificados no vestibular da UFPB...

 

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou nesta terça-feira (27) a quinta lista com novos candidatos classificados no Processo Seletivo Seriado (PSS-2012) e os remanejados de período ou de curso. A lista pode ser consultada no site da Coperve. A quinta lista foi divulgada após o não preenchimento de vagas nos cadastramentos anteriores.

Os novos classificados devem efetuar o cadastramento obrigatório nos dias 29 e 30 de março, das 8h às 12h e das 14h às 17h nos locais detalhados abaixo, independente de qual tenha sido o período letivo para o qual foram classificados:


- Cursos do Campus I (João Pessoa e Santa Rita) – Local: Codesc - Térreo da Reitoria – João Pessoa;

- Cursos do Campus II (Areia) – Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCA – Areia;

- Cursos do Campus III (Bananeiras) - Local: Coordenações dos Cursos – Prédio Central do CCHSA – Bananeiras;

- Cursos do Campus IV (Mamanguape) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE – Mamanguape;

- Cursos do Campus IV (Rio Tinto) – Local: Coordenações dos Cursos – CCAE – Rio Tinto.

Para efetuar o cadastramento obrigatório o candidato deverá imprimir e preencher a ficha de cadastro individual, que estará disponível também no site da Coperve. No local de cadastramento, o universitário deve portar a ficha de cadastro preenchida e assinada, bem como o original e a cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de votação na eleição de 2010, prova de quitação com o Serviço Militar para homens, certificado de conclusão do Ensino Médio ou de curso equivalente, ou diploma de curso de graduação em curso superior, certificados de conclusão e históricos escolares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e laudo médico no caso de candidato classificado em vaga reservada a pessoa com deficiência.

O candidato que não comparecer aos setores competentes para realizar o cadastramento, pessoalmente ou através de procurador, ou não apresentar a documentação exigida no prazo perderá o direito aos resultados obtidos no PSS-2012.

Os candidatos remanejados deverão também preencher a ficha de cadastro individual, imprimí-la e entregá-la devidamente assinada nos locais acima especificados para as providências decorrentes do remanejamento. No ato do cadastramento, os candidatos serão informados sobre a matrícula em disciplinas.




Luciano Soares