quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Funcionário de creche em Areia é preso por suspeita de pedofilia

Um dos funcionários de uma creche estadual localizada na cidade de Areia, brejo paraibano, foi preso na noite de ontem, terça-feira (23) após ser acusado de crime de pedofilia contra as crianças que frequentavam a instituição. Ele está detido na cadeia pública da cidade e o fato tem causado grande revolta na população local.

Segundo informações policiais, o homem é José Amilton de Almeida, mais conhecido como Zéferi. Ele estava com um mandado de prisão em aberto após ser acusado por pais de alunos de aliciar menores.

O telefone da delegacia da cidade encontra-se com defeito e os policiais não conseguiram fornecer mais detalhes sobre o crime, no entanto confirmaram a prisão do acusado.

Segundo apurou a reportagem do PB Agora, o funcionário já trabalhava na instituição há mais de 15 anos e acredita-se que desde esse período que as crianças eram aliciadas por ele.

Ainda não se sabe se o acusado chegou a cometer o ato sexual com as crianças ou se apenas aliciava os menores.

Uma das mães de alunos, que não quis se identificar, se disse revoltada com a notícia. "Deixamos nossos filhos na creche pensando que eles estão seguros e de repente somos bombardeadas com um crime desses. Se for verdade ele tem que pagar", desabafou.


O caso segue sob investigação.


Fonte: PB Agora
  


Luciano Soares


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cidade da Paraíba é reconhecida e premiada pelo Ministério da Cultura com prêmio do Iphan

Reconhecida pela terra da cultura, Areia-PB é premiada pelo Ministério da Cultura com prêmio do Iphan na categoria 'Preservação de Bens Móveis'.

Nesta quarta-feira, 24 de outubro, a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, será palco da cerimônia de premiação dos sete vencedores da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura.

Mais de 200 trabalhos foram inscritos, mas apenas sete cidades foram contempladas, entre elas a cidade de Areia, que fica localizada no Brejo paraibano. Areia foi à vencedora na categoria Preservação de Bens Móveis, de iniciativa da Associação dos Moradores de Areia (AMAR) com a ação da Oficina de Salvaguarda e Restauração intitulada: Areia e seus Museus

Para o presidente da AMAR, Carlomano Correa de Abreu, receber um prêmio dessa magnitude é o reconhecimento da valorização da cultura ‘na terra da cultura’ e a cidade só tem a comemorar.

“Nesse projeto nós requalificamos os modelos e a estabilização dos acervos e a partir dele também foi criado em Areia um laboratório de preservação e restauro tudo visando o incentivo da cultura e da preservação do patrimônio histórico”, explicou o presidente da AMAR.

Além do presidente da AMA, também estão em Brasília para receber a premiação o prefeito eleito e o vice, Paulo Gomes e André Perazzo, o deputado Tião Gomes (PSL), além das idealizadoras do projeto, Lucia Geovana, Edilene Cardoso e Bisneta Benigna.

Os vencedores receberão certificado, troféu e R$ 20 mil em dinheiro. Este ano, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade celebra também os 75 anos do Iphan e os 400 da cidade de São Luís, no Maranhão.

A solenidade terá início às 19h e no final haverá o show do sambista Paulinho da Viola. A entrada é franca e limitada ao número de ingressos disponíveis, que serão distribuídos na bilheteria do Teatro, no dia 24 de outubro, a partir das 12h.


A PREMIAÇÃO

A premiação foi criada pelo órgão em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação, em 1937, até 1967.

Além da ação na cidade de Areia, também serão premiadas as ações dos estados do Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e São Paulo. Veja os nomes dos vencedores da edição 2012 em cada uma das sete categorias da premiação:



Promoção e Comunicação  



Ação: Deus te Salve João Batista! Uma contribuição sobre o banho de São João de Corumbá



Proponente: Hélènemarie Dias Fernandes – MS


Educação Patrimonial  




Ação: Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias



Proponente: Instituto de Arte e Cultura-IACC/Escola de Artes e Ofícios do Ceará/Thomaz Pompeu Sobrinho



Pesquisa e Inventário de Acervos



Ação: Belém dos Imigrantes



Proponente: Centro de Memória da Amazônia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – PA

 

Preservação de Bens Móveis



Ação: Oficina de Salvaguarda e Restauração: Areia e seus Museus


Proponente: Associação dos Amigos de Areia – PB



Preservação de Bens Imóveis



Ação: Restauro do painel em mosaico “Alegoria das Artes”, da fachada do Teatro Cultura Artística em São Paulo, de autoria de Emiliano Di Cavalcanti e S.A.

Decorações Edis



Proponente: Oficina de Mosaicos Ltda – SP



Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico



Ação: Arqueologia e Socialização na Implantação de um Centro de Pesquisa no Amapá [mais informações]



Proponente: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – Núcleo de Pesquisa Arqueológica – AP



Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial



Ação: Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha



Proponente: Daniel de Lima Magalhães – MG  



Fonte/ Foto: PB Agora


Luciano Soares

UFPB suspende calendário e adia provas do PSS 2013


Universidade precisa se adequar às novas regras de reserva de vagas.
Provas que iriam acontecer nos dias 18 e 19 foram suspensas.


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou nesta terça-feira (23) a suspensão do calendário do Vestibular 2013 da instituição, que abrange o Processo Seletivo Seriado (PSS 2013) e os Processos Seletivos para os cursos de graduação em Música, Teatro, Artes Visuais, Tradução e Cursos Sequenciais em Música. Segundo o presidente da Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve), João Lins, as provas que iriam acontecer nos dias 18 e 19 de novembro serão adiadas.

A suspensão se deu devido às publicações do Decreto Nº 7.824, de 11/10/2012 e da Portaria Normativa MEC Nº 18, de 11/10/2012, referentes a novas normas sobre reserva de vagas por meio de cotas. Depois que a UFPB, através do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), adequar suas normas sobre ingresso por reserva de vagas à nova legislação, serão publicados novos editais com a atualização de calendários.

Segundo João Lins, não há previsão para a data em que vão ocorrer as provas. Ele explicou que a nova data será divulgada em um momento posterior, depois que a universidade se adequar às novas regras.

No dia 16 desse mês, a universidade já havia suspendido a divulgação da concorrência do PSS pelo mesmo motivo.

As primeiras provas do PSS estavam marcadas para os dias 18 e 19. As provas do PSS 3, conforme edital, ocorreriam nos dias 16 e 17 de dezembro. A previsão para a divulgação do resultado do PSS 2013 era 25 de janeiro.

No último dia 21 de setembro a Coperve informou que mais de 41 mil candidatos estão inscritos para o PSS 2013, que irá oferecer 5.136 vagas, incluindo as referentes ao Curso de Formação de Oficiais (CFO).


Fonte: G1 Paraíba


Luciano Soares


 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Prefeito e vice eleitos na cidade de Areia falam sobre planos, projetos e metas em 2013 e anunciam volta do Bregareia

Eleito com uma votação expressiva de 7604 votos no pleito deste ano no município de Areia, brejo paraibano, 1728 votos a mais do que o segundo colocado, o novo prefeito da ‘terra da cultura’, Paulo Gomes (PRB) e o vice André Perazzo (PSL) concederam entrevista a reportagem do PB Agora nesta terça-feira (23) para falar sobre planos projetos e metas para os próximos quatro anos de gestão.

Direto de Brasília, onde já buscam juntos, ao lado do deputado Tião Gomes (PSL) investimentos  para a cidade, Paulo Gomes destacou que o trabalho já começou e que um dos objetivos da próxima administração é fazer Areia voltar à mídia local, regional e até nacional de forma positiva, com o resgate da cultura da terra e principalmente do Festival da Cachaça e da Rapadura, evento que já chegou a ser reconhecido internacionalmente, mas que foi esquecido pela gestão do prefeito Élson Cunha Lima (DEM).

“Não vamos fazer a política do pão e circo, vamos fazer a política do resgate da cultura, valorizar nossos artistas e valorizar nossos eventos, pois o turismo gera emprego e renda para o município e Areia é uma cidade que tem muito potencial para ser explorado culturalmente”, destacou Gomes.

A expectativa, conforme Paulo Gomes, é que o Festival da Cachaça e da Rapadura seja retomado já em setembro de 2013, no entanto, a nova gestão irá primeiro avaliar como o atual prefeito deixou a administração municipal para que todo o evento seja feito dentro do orçamento.

“Estamos em Brasília já contactando Ministérios e deputados para retomar o nosso festival e se Deus nos permitir o evento já volta em 2013”, disse.

Para o vice –prefeito eleito, Andre Perazzo,  que é um dos mais jovens da Paraíba, Areia precisa resgatar não só a cultura, mas também a política de valorização do jovem. “A nossa gestão vai levantar a bandeira de luta da juventude, não só ressuscitando os bons tempos que eram vividos na cidade, não só incentivando a cultura, mas também colaborando para o primeiro emprego e para a política do ensino profissionalizante, essas são algumas das nossas metas”, destacou.

Perazzo também destacou que a política do combate às drogas com o incentivo do ingresso dos jovens nos programas sociais também será uma das alternativas que a gestão proporcionará para resgatar a juventude do abandono.




TRANSIÇÃO


A partir da próxima semana o prefeito eleito e o vice iniciam o período de transição na gestão municipal. Eles esperam não encontrar dificuldades. Paulo Gomes adiantou que a nova administração irá avaliar como o atual prefeito deixou a gestão, quais os principais problemas e se necessário solicitará a realização de uma auditoria para analisar todos os débitos e créditos adquiridos.

“Queremos ficar cientes de todas as pendências e de todos os contratos que estão em andamento na gestão municipal para tomarmos conhecimento e estarmos preparados para assumir a administração municipal em janeiro de 2013 e se julgarmos necessário também solicitaremos a realização de uma auditoria antes de assumir efetivamente a gestão”, adiantou.  


SECRETARIADO


Sobre o novo secretariado na cidade, Paulo Gomes disse que a nova administração ainda está em fase de composição, analisando as qualificações e formações de cada profissional para fazer com que a cidade tenha um secretariado que some e que traga avanços para a cidade. “Já temos alguns secretários definidos e outros estamos a definir”, disse.

Segundo o prefeito eleito, alguns vereadores podem ser aproveitados em Secretarias dando assim oportunidade para que alguns suplentes assumam, no entanto, não há ainda nada de concreto, já que muitos dos parlamentares eleitos são de primeiro mandato e tem o desejo de legislar pela cidade.


SALÁRIO EM DIA  


Desmistificando todo o terrorismo feito durante o período de campanha por parte dos adversários, o prefeito Paulo Gomes aproveitou ainda para ratificar e garantir que o pagamento do funcionalismo público será feito em dia e sem atrasos. Conforme Paulo, a possibilidade do atraso no pagamento do salário dos servidores era uma espécie de arma que os adversários tentaram utilizar para derrotar a campanha do PRB. “O pagamento em dia do funcionalismo não é favor e sim uma obrigação da nossa administração e que nós vamos cumprir, até porque nossos adversários usaram essa informação como verdade, alegando que se nós fossemos eleitos nós não iríamos pagar o salário em dia e eu garanto que o pagamento de todos os servidores será feito em dia e sem atrasos”, garantiu.  


EDUCAÇÃO/ SAÚDE


A educação e a saúde também serão áreas prioritárias no novo Governo Paulo Gomes. “Vamos valorizar os profissionais e analisar a possibilidade de novos concursos públicos também, a partir de janeiro iremos organizar a casa e avaliar quais as áreas mais deficitárias, primando sempre pelo desenvolvimento e melhoria dos serviços prestados pelo município”, finalizou. 


Fonte/ Fotos: PB Agora


Luciano Soares



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ônibus quebrado impede estudantes universitários de Areia-PB de assistirem aula em Campina

Vários estudantes universitários da cidade de Areia, brejo paraibano, que necessitam do transporte público para se deslocar até Campina Grande estão utilizando as redes sociais para reclamar do que classificaram de um ‘boicote’ da gestão municipal.

É que a prefeitura da cidade cede um ônibus para realizar o transporte dos estudantes, no entanto, há mais de uma semana, logo depois das eleições, o ônibus foi retirado de circulação. Aos estudantes, a prefeitura alega que o ônibus quebrou e está no conserto, enquanto isso os estudantes tem que, literalmente se virar. A reportagem do PB Agora tentou entrar em contato com a administração municipal, mas o telefone da prefeitura apenas chamava.

Para o estudante Renê Dutra, a ausência do ônibus prejudica muitos alunos que não tem condições de pagarem passagens todos os dias e necessitam do transporte público para poderem trabalhar.

“FICO PENSANDO COMO NÓS ESTUDANTES VAMOS PRA CAMPINA SEM O ÔNIBUS, PREFEITURA TOTALMENTE IRRESPONSÁVEL EM DEIXAR UM ÔNIBUS SER MULTADO PELO EXCESSO DE VELOCIDADE NO TACÓGRAFO "SEGUNDO ME CONTARAM", E NÃO TEM NEM PREVISÃO DE QUANDO O ÔNIBUS IRÁ NOVAMENTE. SE ALGUEM SOUBER ME INFORME POR FAVOR, PQ EU TENHO COMO IR A CAMPINA GRANDE MAS PENSO NAS PESSOAS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE IR
”, postou o estudante em sua página no facebook.


Fonte: PB Agora


Luciano Soares

 

sábado, 20 de outubro de 2012

UEPB cria 11 cursos entre mestrado, doutorado e especialização

 

Quatro campi da instituição vão receber os cursos.
Pós-graduações são em áreas como educação, direito e biologia.

 

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba desta quinta-feira (18) a criação de 11 cursos de pós-graduação, entre especialização, mestrado e doutorado na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). São cursos em áreas como ciências ambientais, gestão pública, história, educação, direito e geografia.


Os cursos são distribuídos em quatro dos sete campi da instituição: Campina Grande (campus I), Guarabira (campus III), João Pessoa (campus V) e Monteiro (campus VI).


Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da instituição, o professor Eli Brandão, cada departamento ficará responsável por publicar o edital com vagas e data de inscrição para os cursos criados.



Veja abaixo os cursos criados:

- Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde (Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas – CCBSA, campus V);

- Mestrado em História (Centro de Humanidades - CH, campus III);

- Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (Centro Ciência e Tecnologia - CCT, campus I);

- Especialização em Prática Judiciária (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa);

- Especialização em Planejamento e Gestão Pública (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, campi I e V);

- Especialização em Direitos Fundamentais e Democracia (Centro de Ciências Jurídicas – CCJ, campus I);

- Especialização em Auditória e Perícia Contábil (Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, campus VI);

- Especialização em Letras: Estudos Lingüísticos e Literários (Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, campus VI);

- Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar (Centro de Educação do campus I);

- Especialização em Ensino de Geografia (Centro de Educação - CE, campus I);

- Especialização em Fundamentos da Educação, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares (Coordenadoria de Programas Especiais - CIPE, campus I).



Fonte: G1 Paraíba


Luciano Soares

 



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dois municípios da Paraíba vão sofrer racionamento de água, diz Cagepa

Esperança e Remígio e mais três distritos devem adotar sistema.
Segundo Cagepa, racionamento se deve ao baixo nível de água em açude.





A Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nesta sexta-feira (19) que as cidades de Remígio e Esperança, e os distritos de Lagoa do Mato, São Miguel e Cepilho, todas localizadas no Agreste paraibano, devem adotar um sistema de racionamento de água. De acordo com a Cagepa, um cronograma será amplamente divulgado a partir da próxima segunda-feira (22), para que a população desses municípios e distritos tomem conhecimento de como proceder diante do racionamento.


Conforme notícia divulgada nos perfis de redes sociais da Cagepa, o racionamento se deve ao baixo volume de água armazenada no Açude Vaca Brava, responsável pelo abastecimento das cidades que vão precisar racionar água. Os municípios de Remígio e Esperança estão localizados na microrregião paraibana do Curimataú, uma das mais afetadas pela estiagem no estado.


Fonte: G1 Paraíba


Luciano Soares