quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Governador da PB prorroga situação de emergência em mais 25 cidades

Paraíba vive uma das piores secas dos últimos anos.
Ao todo, 195 cidades paraibanas estão em situação de emergência.

 

O governador Ricardo Coutinho (PSB) prorrogou por mais seis meses a situação de emergência de 25 cidades da Paraíba por causa da seca. O decreto de prorrogação foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial do Estado. O prazo decretado anteriormente se encerraria na próxima semana.


Na Paraíba, 195 municípios vêm sofrendo com a seca. No início de novembro, o governador Ricardo Coutinho já havia prorrogado por mais 180 dias a situação de emergência em 170 dessas cidades.


Tiveram a situação de emergência prorrogada nesta quinta, as cidades de Alagoa Grande, Araçagi,  Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Itaipu, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho, Sobrado e Lagoa de Dentro.


No decreto o governador destaca que a Paraíba “está passando por uma das piores secas dos últimos 30 anos, tendo gerado prejuízo às atividades agropecuárias”. Ricardo ressalta ainda que a prorrogação da situação de emergência se fez necessária porque “não há perspectiva, nos próximos meses, de chuvas para as áreas afetadas pela seca”.
Fonte/ Foto: G1 Paraíba
Luciano Soares

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Empreendimento aumenta em 78% os leitos de Areia (PB)

Empreendimento agrega valor à oferta turística da região do Brejo Paraibano

João Pessoa - Terra de cultura, arte e história, o município de Areia (PB) encanta turistas com seus engenhos de cachaça e rapadura, a beleza de seus casarões e atrativos naturais. É nesse cenário que foi inaugurado nessa quarta-feira (14), o Hotel Triunfo, baseado no conceito hotel de bem-estar, com 30 apartamentos e 90 leitos. Com o empreendimento, Areia passa dos atuais 114 leitos para 204, em um acréscimo de 78% do número de leitos existentes. 

O empreendimento vai agregar valor à oferta turística da região do Brejo Paraibano com um novo conceito de hospedagem, dedicado à tranquilidade e ao relaxamento. O lugar adequado para descansar e restaurar o equilíbrio da mente e do corpo. O hotel disponibiliza suítes com varanda para uma paisagem romântica e bucólica. As atividades de lazer incluem caminhadas, oficinas de arte, dança e música. 

Em 2011 a cidade de Areia também inaugurou a primeira Pousada Boutique Antiquário da Paraíba, a Pousada Vila Real. Estes empreendimentos integram o turismo de experiência desenvolvido no Brejo. Com 25 atividades criativas de produção associada ao turismo, hoje esse destino turístico é divulgado e comercializado como um produto inovador de turismo de experiência com forte apelo nos aspectos rural e cultural. 

Segundo Regina Amorim, gestora de turismo do Sebrae na Paraíba, as visitas técnicas para conhecer essa nova realidade são bem demandas no Nordeste, a exemplo de Pernambuco e Bahia. 

Recentemente, passaram pela cidade a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), a Associação Pernambucana de Turismo Rural, a Associação dos Produtores da Aguardente e Rapadura, e a Fundação Gilberto Freire. Agências de receptivo de João Pessoa e Campina Grande comercializam o produto turístico e, em breve, o Peixe Urbano Viagens. 

Dentre as atividades criativas mais procuradas em Areia estão o piquenique na mata, visita ao Engenho Triunfo; visita à Casa do Doce com mais de 70 sabores e tipos. O turista pode também participar de uma tarde no Café com Retalhos - que inclui oficina de arte com retalhos e café com charme -, ou uma oficina de violinos, entre outras atividades. 


Fonte/ Foto: Sebrae 


Luciano Soares