terça-feira, 30 de abril de 2013

Ricardo lança projeto que vai qualificar 2,5 mil profissionais

O Governo do Estado, em parceria com o Sebrae, Fecomércio e Senac, vai oferecer gratuitamente 38 cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e novas tendências e técnicas do mercado turístico, que vão  capacitar 2,5 mil profissionais e empreendedores de João Pessoa e do litoral Sul e Norte da Paraíba. O projeto de Qualificação do Setor do Turismo foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho, na manhã desta terça-feira (30), no auditório da PBTur, durante solenidade que contou com a presença de secretários de Turismo dos municípios beneficiados, empresários e trabalhadores do setor.

Ricardo Coutinho afirmou que este é um novo processo na etapa de profissionalização do turismo na Paraíba em complementação ao Centro de Convenções, que será um instrumento de atração de grandes eventos, e das melhorias na infraestrutura realizadas pelo Estado.  “Estamos nesta parceria com o Sebrae e o Senac melhor qualificando a mão de obra porque, para atrair e fazer com que o turista volte, é fundamental um atendimento de excelência, desde o gerente do hotel, do recepcionista,  da arrumadeira, do taxista, enfim, de todos que formam a cadeia produtiva do turismo”, explicou.

O governador destacou a importância do setor para a economia do Estado e dos municípios com o aumento do Imposto sobre o Serviço (ISS) e geração de empregos. Ele ressaltou que a Paraíba vive um momento muito bom no turismo com a inauguração até dezembro do Centro de Convenções, do contorno de Jacumã, das estradas ligando cidades turísticas, do saneamento e abastecimento das cidades turísticas. “Com a inauguração do Centro de Convenções vamos estar na rota do turismo nacional de eventos e temos que estar preparados com hotéis, restaurantes e bares qualificados para fidelizar o turista. Estamos pensando e impulsionando o turismo a curto, médio e longo prazo”, comentou.

O projeto de qualificação foi apresentado pela diretora de Planejamento da Fecomércio, Indira Brandão. O presidente da entidade, Marconi Medeiros, afirmou que a parceria  com o Governo do Estado se dá pensando não apenas nos trabalhadores do setor, mas nos pequenos empresários de hotelaria e bares e restaurantes.  “Essa será a primeira vez que vamos fazer uma qualificação massiva de toda a cadeia do turismo. Estamos unindo forçar para que os trabalhadores do turismo estejam preparados a receber bem o turista e fazer com que voltem”, observou.

Marconi Medeiros enfatizou que todos os Estados, sejam sedes ou próximos dos locais que receberão os jogos da copa, estão se preparando e qualificando o seu pessoal. “A Paraíba vive um bom momento no turismo e está se preparando para o crescimento da demanda dos turistas durante e depois da copa”, disse.

O diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, ressaltou a amplitude da parceria que envolve o Governo do Estado, entidades e a iniciativa privada. “Os cursos oferecidos pelo Sebrae têm como foco a gestão dos equipamentos, sejam hotéis, bares e restaurantes e alguns que já atuam no setor.  “Estamos há pouco mais de um ano de um evento de abrangência mundial e precisamos atuar juntos para fazer mais e melhor pelo turismo da Paraíba”.

A solenidade contou ainda com as presenças dos representantes da Fecomércio, Sebrae, da presidente da PBTur, Ruth Avelino; do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; do secretário executivo de Turismo, Walter Aguiar; do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Muccini; da prefeita do Conde, Tatiana Lundgrem; e do prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro.

Cursos - Serão fornecidos gratuitamente 38 cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e novas tendências e técnicas do mercado. Os cursos e consultorias oferecidos pelo Sebrae são excelência no atendimento ao turista nos meios de hospedagem, para guias turísticos, para bares, restaurantes e quiosques, como o atendimento pode aumentar o lucro da empresa, como elaborar roteiros turísticos inovadores, gestão de hotelaria e preparando a minha empresa para a Copa de 2014.

Já os cursos de qualificação oferecidos pelo Senac são técnicas do serviço de camareira, recepcionista, garçom, barman, planejamento e elaboração de cardápios, higiene e manipulação de alimentos, culinária regional, culinária internacional, entre outros. Os interessados podem se inscrever no Senac, Sebrae, PBTur ou por meio das associações e entidades de classe do turismo. As inscrições são gratuitas.

O presidente da Abrasel, Marcos Muccini, disse que o setor de bares e restaurantes, hotéis e receptivo está animado em ver uma parceria inovadora não apenas na qualificação dos trabalhadores, mas dos gestores, o que é fundamental para a Paraíba que está situada entre duas sedes da copa. “É uma ação que atende a expectativa do setor e não vamos perder essa oportunidade de melhor qualificar o nosso turismo”, comentou.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, destacou que esse convênio para capacitação vai formar na primeira etapa 2,5 mil profissionais e beneficiar 180 empresas de vários municípios como João Pessoa, Lucena, Conde, Cabedelo, Pitimbu, Rio Tinto, Mataraca e Barra de Camaratuba.

Renato adiantou que a segunda fase do projeto, voltada para os profissionais de Campina Grande, já está sendo negociada e deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. “Temos em vista que, no próximo ano, teremos a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no período do Maior São João do Mundo. Por isso, é preciso a qualificação para receber bem os turistas e aproveitar esse legado que o evento deixará”, frisou.




Luciano Soares

 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Governo discute produção agroecológica em Pilões

Agricultores familiares do município de Pilões, no Brejo paraibano, alunos do Programa Projovem, representantes da prefeitura municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, participaram de Dia de Campo sobre Transição Agroecológica e Convivência com a Estiagem, organizado pelo escritório regional da Emater em Areia. O evento aconteceu no sítio do agricultor Assis Henrique de Lima, na Comunidade Pinturas de Cima.

Na abertura do Dia de Campo, o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros, ressaltou que a Agricultura Familiar é o setor de maior contribuição para a produção de alimentos saudáveis e que tem como premissa o respeito ao consumidor. A Unidade de Produção Familiar foi escolhida para a atividade, devido o alto grau de sustentabilidade observada.

A propriedade apresenta cinco subsistemas de produção, sendo a primeira, ao redor da residência da família, a produção de frutas, sendo algumas variedades de citros, manga, oliveira, mamão, entre outras; a segunda é a produção de hortaliças diversas, com alface, coentro, couve-manteiga, pimentão, quiabo; o terceiro é a criação de gado de corte, que além da produção da carne, esse subsistema introduz o principal insumo para a produção das frutas e hortaliças, o esterco, que se transforma, pelo método de compostagem, em adubo orgânico; o quarto subsistema da propriedade é o cultivo de Urucum para a produção de colorau.

Existe ainda uma área com avançado processo de erosão, que o agricultor reservou para o cultivo de Sabiá, espécie arbórea que, pelas suas características, consegue reverter o processo de degradação do solo a médio prazo e também fornece lenha e estacas para a Unidade.

“Todas essas atividades são desenvolvidas levando em consideração o respeito ao meio-ambiente e ao consumidor, pois não é utilizado nenhum insumo químico e praticamente a totalidade dos insumos é produzida dentro da unidade”, afirmou Giovanni Medeiros. Outro fator importante, que reforça a condição atual de sustentabilidade, é que a própria família comercializa seus produtos, na região, aumentando a rentabilidade e diminuindo os gastos com transporte, e também está acessando os mercados institucionais, vendendo seus produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Dentro desse contexto, a Emater Paraíba é peça fundamental, pois seguindo os preceitos da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, a instituição procura animar os processos capazes de contribuir para construção e execução de estratégia de desenvolvimento sustentável”, comentou o extensionista do escritório da Emater em Pilões, Bruno Leonardo, que assessora a família neste projeto.




Luciano Soares

 

Ricardo lança Projeto de Qualificação do Turismo

O Governo da Paraíba lança, nesta terça-feira (30), em parceria com o Sebrae-PB e a Fecomércio-PB (Sesc/Senac)  o Projeto de Qualificação do Setor do Turismo. A solenidade acontece, à 10h, no auditório da PBTur. Na ocasião, vão estar presentes o governador do Estado, Ricardo Coutinho, o diretor técnico do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, e o presidente do Sistema Fecomércio, José Marconi Medeiros.

A ação vai disponibilizar cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e novas tendências e técnicas do mercado. Mais de 2,5 mil profissionais e empreendedores do Litoral Norte e Sul serão capacitados para o turismo no Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, o objetivo central do projeto é focar no atendimento de excelência. Ele ressaltou que receber bem é o diferencial para que os turistas venham e voltem para a Paraíba. “A fidelização do turista na Paraíba é essencial para crescermos cada vez mais, e para isso acontecer, tem que haver capacitação. O turista que chega à Paraíba e é bem acolhido pelo guia turístico, pelo taxista, no hotel ou em um restaurante vai querer voltar e vai recomendar o Estado para outras pessoas. Por isso, firmamos esse convênio inovador de capacitação que vai beneficiar 180 empresas de vários municípios como João Pessoa, Lucena, Conde, Cabedelo, Pitimbu, entre outras”, explicou.

O secretário adiantou que a segunda fase do projeto, voltada para os profissionais de Campina Grande, já está em fase de negociação e deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. “Temos em vista que, no próximo ano, teremos a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no período do Maior São João do Mundo. Por isso, é preciso a qualificação para receber bem os turistas e aproveitar esse legado que o evento deixará. A ideia é fazer com que Campina Grande fique cada vez mais conhecida como um dos roteiros brasileiros onde o turista é bem atendido”, disse. O segundo convênio de capacitação vai contar também com o apoio da Prefeitura de Campina Grande.

Além do secretário Renato Feliciano, o acompanhamento do projeto também fica a cargo da gerente executiva de Turismo do Estado, Alessandra Lontra, e do diretor de Fomento da PBTur, Francisco Linhares. Já a parte relativa aos cursos é de responsabilidade do Sebrae e do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac).

Cursos – Serão disponibilizados 38 cursos nos mais variados segmentos, como: capacitação para guias de turismo, atendimento em bares e restaurantes, roteiros no turismo náutico, gestão hoteleira, acessibilidade, técnicas para serviços de camareira, recepcionista, garçom, culinária regional e internacional, e todos os tipos de qualificação no ramo da gastronomia.

Os interessados podem se inscrever no Sesc, Sebrae, PBTur ou por meio das associações e entidades de classe do turismo. As inscrições são gratuitas.




Luciano Soares

 

sábado, 27 de abril de 2013

Paraibano da cidade de Areia interpreta Jackson do Pandeiro em filme com ator que fez papel de Lula

O cantor e compositor Dedé Florencio, natural da cidade de Areia-pb, se prepara pra brilhar nos cinemas. O artista foi indicado pelo seu parceiro musical nininho de uauá a participar do filme “os ventos que viram”, dirigido pelo cineasta Hermano Penna, autor de filmes premiados como ‘Sargento Getúlio` e ‘Fronteiras da Alma.

O filme conta a história do cangaço e é estrelado pelo ator Rui Ricardo Diaz, aquele mesmo que fez o papel do presidente Lula no filme sobre a sua vida, ainda pelas atrizes globais Neuza Borges e Emanuelle Araújo, a que  foi vocalista da banda Eva e fez a novela Cordel Encantado, do sergipano Antônio Leite e outros atores da Bahia.


Dedé Florencio, apaixonado pela boa músia interpreta no filme a música de seu conterrâneo, o inesquecivel Jackson do Pandeiro que era filho da cidade vizinha, Alagoa Grande.


Geraldo Brito na sanfona e Valdo Banana Amassada na zabumba , Dedé Florencio voz e triângulo fecharam com chave de ouro sua participação. Dançaram ao som do autentico forró pé de serra, o ator Rui Ricardo e a atriz Emanoelle Araújo e outros autores renomados.


Veja a materia completa no site oficial do filme : http://aosventosquevirao.wordpress.com/


 
Dedé Florencio aparece no meio dos demais usando chapeu de couro


Focandoanoticia


Luciano Soares



Em Areia, Ricardo autoriza obras e beneficia mais de 20 mil pessoas

O governador Ricardo Coutinho assinou, nessa sexta-feira (26), na cidade de Areia, Brejo paraibano, a ordem de serviço para saneamento básico e autorizou a abertura de processo licitatório para abastecimento. Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço para a construção do ginásio de esportes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monsenhor José Coutinho (CSU). Mais de R$ 25 milhões estão sendo investidos nas três obras, que vão beneficiar mais de 20 mil pessoas.

Ricardo foi recebido pela população, prefeitos, vereadores e autoridades locais com fogos e ao som da Filarmônica Abdon Felinto Milanez. O governador também recebeu o título de cidadão areiense. “Muito me honra receber o título de filho dessa cidade”, agradeceu Ricardo.

“Areia vai receber obras estruturantes. O dinheiro para essas obras que assinamos hoje já está em caixa e a população vai participar desse momento desde a construção. A empresa vai dar prioridade de contratação às pessoas da cidade e das regiões vizinhas. Quem constrói a obra da sua cidade constrói com zelo, com mais cuidado”, afirmou o governador.

Os moradores da cidade, que fica a 618 metros acima do nível do mar e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional,  agradeceram e festejaram as ações esperadas por décadas. “A situação da água aqui sempre foi muito precária. Às vezes, passamos uma semana sem ver um pingo sequer na torneira. Agradeço, primeiramente a Deus, e segundo ao nosso governador. Hoje o povo areiense está aqui para agradecer. Serão grandes obras”, afirmou a aposentada Luzia Freire, a dona ‘Zizi’, de 76 anos.

O deputado estadual Tião Gomes também agradeceu às ações do Governo na cidade. “Obrigado governador Ricardo Coutinho por realizar obras tão essenciais para a nossa população. Agradeço, na qualidade de representante, e em nome do povo de Areia.  Seremos eternamentes gratos ao Governo do Estado”, disse o deputado.

A solenidade, que se transformou em festa de agradecimento, aconteceu exatamente na praça que leva o nome de um dos filhos mais ilustres de Areia, Pedro Américo. O artista, que nasceu no dia 29 de abril, é homenageado pela prefeitura da cidade com uma série de atividades. Pedro Américo ganhou notoriedade internacional e se configurou como um dos mais importantes pintores acadêmicos do Brasil.

As obras de esgotamento sanitário e de abastecimento representam qualidade de vida para a população. O aposentado Cícero Galdino também comemorou a chegada das obras. “O saneamento vai trazer saúde. Tenho 81 anos, e fico feliz em ver que esse problema vai ser resolvido e que as pessoas não vão mais adoecer como adoeciam”, comemorou o aposentado que é primo José Américo de Almeida, outro filho ilustre da cidade de Areia.




Luciano Soares

 

Ricardo autoriza R$ 110 milhões em obras na região de Esperança

O governador Ricardo Coutinho anunciou a realização de obras hídricas e melhoria de estradas  na região polarizada por Esperança no valor de R$ 130 milhões. Nesta sexta-feira (26), em solenidade na praça central de Pocinhos, ele autorizou a abertura de licitação da adutora de Pocinhos (R$ 15 milhões), do sistema adutor de Camará (R$ 62 milhões), da restauração da PB-121 no Trecho Esperança, Areial, Pocinhos a BR-230 (R$ 8,7 milhões) e da PB-115, ligando Puxinanã a BR-230 (R$ 4 milhões).

Centenas de moradores de Pocinhos receberam com festa o governador Ricardo Coutinho para agradecer as obras que vão resolver os problemas da falta d’água e melhoria das estradas de acesso ao município. Ainda em Pocinhos, o Governo do Estado entregou 353 tablets para os alunos e professores da escola estadual Afonso Campos e de 20 mil raquetes de palmas para os agricultores da região.

Estradas- Somente na área de estradas o Governo do Estado está investindo R$ 20,6 milhões na região com o início das obras de restauração da PB-121- Esperança/Areial/Pocinhos/BR-230, conhecida como estrada da Batatinha, da PB-115: São José da Mata, Montadas e BR-230, da PB-079: Areia/Alagoa Grande e da pavimentação da PB-127: BR-104/Algodão de Jandaíra.


O governador Ricardo Coutinho destacou que somente hoje autorizou a restauração e pavimentação de 70 km de estradas importantes para a economia da região, além da água com a construção da adutora que irá abastecer nos próximos 30 anos o município de Pocinhos e o distrito de São José da Mata. “Estamos felizes porque sabemos que estamos caminhando para realizar dois sonhos da população de Pocinhos, a água e a melhoria das rodovias”, afirmou.

Adutoras- Ricardo ressaltou que a Paraíba consegue dar um grande salto para garantir a segurança hídrica da região com outras obras que estão sendo autorizadas, como o sistema adutor de Camará e a barragem de Jandaia, em Bananeiras. “Estamos conseguindo melhorar efetivamente a nossa infraestrutura e isso é a mola do desenvolvimento econômico e da inclusão social”, completou.

O secretário de Recursos hídricos,  Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, informou que a adutora de Pocinhos terá 25 km de tubulação para levar a água de Campina Grande para o município e o distrito de São José da Mata. “Essa é uma adutora que terá quatro reservatórios que beneficiarão várias comunidades rurais. A antiga adutora de Pocinhos hoje não atende a população devido ao crescimento da população e às várias ligações realizadas ao longo da tubulação diminuindo a vazão e ocasionando a falta de água na cidade”, explicou.

O secretário de Governo, Adriano Galdino, afirmou que hoje população de Pocinhos vive numa situação de calamidade  devido as interrupções no abastecimento de água que chegam a durar 20 dias. “Mas hoje o município começa a realizar dois grandes sonhos, que são ver a água jorrar nas torneiras todos os dias e também a melhoria das estradas para o escoamento da produção da batatinha e do sisal. Essas obras significam a redenção e a qualidade de vida da população”, frisou.

O prefeito de Pocinhos, Claudio Chaves, disse que a estrada está há muito tempo em péssimas condições e com a restauração vai melhorar o escoamento da produção do frango, do sisal, da batatinha e potencializar o turismo no município. “Já a água representa um clamor de toda a população porque o sistema de abastecimento é muito antigo e não supre a demanda de alguns bairros que passam 20 ou até mais dias sem água. Parabéns a sensibilidade do governador, pois a adutora representará a solução definitiva da falta de água no nosso município”, salientou.

A aposentada Maria de Lourdes Cunha, que vive há 30 anos em Pocinhos,  disse que a situação da água é muito difícil no município e a esperança é que o governador Ricardo Coutinho cumpra sua palavra e construa a adutora. “Quando vim morar aqui a população era muito melhor e a água era suficiente, mas ao longo do tempo Pocinhos cresceu muito e hoje tem 17 mil habitantes. A solução dada pelo governo chega como uma benção para acabar com o sofrimento”, comemorou.

A solenidade de assinatura das obras em Pocinhos foi bastante prestigiada pelos deputados estaduais Doda de Tião e Manoel Ludgério, pelos prefeitos de Assunção, Rafael Oliveira; Montadas, José Herculano; de Areal, Cícero Pedro; de Puxinanã, Lúcia Fátima; de Olivedos, Grigório de Almeida; e de Fagundes, Zé Pedro, além de secretários de Estado e  vereadores.




Luciano Soares

 

Homem da cidade de Areia morre em CG com suspeita de dengue hemorrágica

Um homem do município de Areia, Brejo paraibano, morreu em Campina Grande, com suspeita de dengue hemorrágica. Marcos dos Santos Félix, 35, morreu na última quinta-feira, duas horas após ter dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Também na cidade, a professora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Soraya alves de Morais, está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em estado grave, com um quadro clínico epidemiológico que aponta para febre hemorrágica da dengue.

Marcos dos Santos da cidade de Areia, deu entrada na UPA na quinta, às 11h45, apresentando sintomas de febre alta, dor no corpo, mal-estar e vômito. “Ele nos informou que já estava com febre há três dias, e para combatê-la estava tomando dipirona. Ao chegar a UPA, ele foi levado para ala vermelha, onde recebeu o atendimento médico possível. Estávamos esperando estabilizar o quadro para transferir para um hospital, mas às 14h30, ele acabou morrendo”, afirmou a coordenadora de enfermagem da UPA, Talita Falcão.
O material para exame, com intuito de comprovar se a causa da morte foi mesmo de dengue hemorrágica, já foi colhido, e o resultado sairá em 15 dias.

Já a professora Soraya, está internada em estado grave, porém, o quadro é estável, e segundo a enfermeira chefe da comissão de controle de infecção hospitalar da Santa Clara, Roberta Faga, a equipe médica já fechou o diagnóstico. “Essa paciente possui uma doença de base, ‘lúpus’, uma doença sistêmica que atinge todo o organismo dela. Em relação à dengue, os médicos fecharam o diagnóstico e estamos aguardando apenas o exame de sorologia, que é determinante. Mas pelo quadro clínico epidemiológico, o caso foi caracterizado como dengue hemorrágica e estamos aguardando a confirmação laboratorial”, declarou Roberta.

Ela acrescentou ainda que a professora “apresentou equimose, placas arroxeadas ao longo do corpo, desconforto respiratório e dor articular (mialgia), além de náuseas e dor abdominal. Desde a sua ineternaçãio, foi levantada a suspeita, e feita a notificação imediata”, disse.

Se confirmados pela SES, esses podem ser o primeiro caso de dengue hemorrágica oficialmente notificados em Campina Grande em 2013. De janeiro até 20 de abril deste ano o Estado registrou 23 de dengue com complicações e seis casos de febre hemorrágica da dengue.


2.652 casos notificados

Segundo a SES, até o último dia 20 de abril deste ano, o Estado havia notificado 2.840 casos de dengue. Destes, 2.652 são de dengue clássica, 23 de dengue com complicações, seis casos de febre hemorrágica da dengue, dois de síndrome do choque da dengue e 157 casos já descartados. Quanto ao número de óbitos, quatro foram confirmados, nas cidades de João Pessoa, Arara, Salgado de São Félix e Alhandra. Cinco óbitos estão em investigação nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Conde, Alagoa Grande e outro em Mari. Um óbito já foi descartado em João Pessoa.

Em Campina Grande especificamente, foram diagnosticados até o dia 04 de abril um total de 45 casos confirmados de dengue clássica, 46 aguardando resultado e 21 descartados.

A gerente Operacional de Vigilância em saúde da Secretaria do Estado, Talita Tavares, informou que o Laboratório de Saúde Pública do Estado (Lacen) não recebeu nenhum material colhido da professora, que pudesse ser analisado para saber se o quadro é mesmo de dengue hemorrágica. Porém, ela manteve contato com a Secretaria de Saúde do município, e o órgão se comprometeu a colher ainda ontem, para que hoje, a SES, inicie a investigação.




Luciano Soares

 

Presidente da Aduepb revela que Assembleia de terça-feira decidirá se professores retornam as aulas na UEPB ou recorrerá de decisão do TJ

Na última quarta-feira, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decletou ilegal a greve dos docentes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Por unanimidade, o colegiado determinou o retorno dos professores e servidores às atividades, no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. A Ação Declaratória de Ilegalidade da Greve (999.2013.000766-2/001) foi requerida pelo Ministério Público e teve a relatoria do desembargador Leandro dos Santos. Na manhã deste sábado (26), o presidente da associação dos docentes da Universidade Estadual da Paraíba(Aduepb), professor José Cristovão Andrade, disse que a tendência é que a decisão seja cumprida e os professore retornem as atividades na terça-feira. Em entrevista e uma emissora de rádio de Campina Grande, Andrade revelou que próxima terça-feira(30) haverá uma assembleia para decidir se os professores vão recorrer da decisão do Tribunal de Justiça ou se retornarão as salas de aula.

Segundo Andrade a decisão impetrada pelos estudantes no Ministério Público é justa,mas que os comandos grevistas não foram ouvidas no processo de discussão. " A nossa entidade foi desrespeitada e não foi ouvida" disse. Andrade também comentou que após o encerramento da greve, o Conselho universitário se reunirá para definir como será a reposição das aulas perdidas durante o período de paralisação, e garantiu que há como essas aulas serem repostas sem prejudicar os estudantes. "Todas as aulas perdidas serão repostas para os estudantes, entendemos que a greve traz essas dificuldades" afirmou Cristovão Andrade.

A greve dos professores da UEPB já ultrapassou os 60 dias, e segundo o reitor Rangel Junior já comprometeu o cumprimento do calendário letivo da instituição. No total, mais de 22 mil alunos matriculados nos 8 Campus da instituição, foram afetados com a paralisação. Rangel Junior garantiu que durante todo o período de greve esteve aberto a negociação recebendo inclusive, várias vezes o comando de greve dos docentes e dos técnicos administrativos. No entanto, reafirmou que a Administração Central não teve condições de conceder o reajuste que a categoria pediu devido a incapacidade financeira da instituição.

Segundo o reitor, todos os cálculos e projeções feitas pela Pró-reitoria de Planejamento e a equipe técnica e econômica da UEPB mostram que o orçamento disponível para o exercício deste ano - R$ 231 milhões - inviabiliza qualquer proposta de reajuste salarial. Ele garantiu que continará negociando com o governo na busca por um novo aporte financiero para a UEPB.


Luciano Soares

 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Governo realiza audiências regionais em Esperança e Bananeiras

O Governo do Estado realizará, nesta sexta-feira (26) e sábado (27), mais duas audiências regionais do Ciclo de Atividades 2013 do Orçamento Democrático Estadual. As plenárias acontecerão nos municípios de Esperança e Bananeiras, respectivamente, com a presença do governador Ricardo Coutinho, acompanhado de todo o seu secretariado e dirigentes de órgãos da administração indireta, além de gestores públicos municipais.

A audiência de Esperança (3ª Região Geoadministrativa) será a partir das 19 h, no Ginásio Municipal Poliesportivo “O Vovozão”, localizado à Rua Padre José Coutinho, s/n, centro da cidade. A de Bananeiras (2ª Região) será realizada no Ginásio Municipal da cidade, na Rua Henrique Lucena, s/n.

Com a realização dessas duas plenárias serão sete audiências públicas do Ciclo 2013 do OD Estadual, de um total de 16. Em Esperança participarão moradores dos municípios de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Boa Vista, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, Olivedos, Pocinhos, Puxinanã, Remígio e São Sebastião da Lagoa de Roça.

Já em Bananeiras estarão reunidos representantes de Bananeiras, Casserengue, Cacimba de Dentro, Araruna, Tacima, Riachão, Dona Inês, Belém, Caiçara, Logradouro, Borborema, Serraria e Solânea.

Ciclo 2013 – O Ciclo 2013 do Orçamento Democrático Estadual foi lançado no início deste mês e já realizou plenárias de audiências públicas em João Pessoa (1ª região), Mamanguape (14ª região), Itabaiana (12ª região), Guarabira (2ª região) e Picuí (4ª região), com a participação direta de mais de 7 mil pessoas, que demandaram prioridades de investimentos para o próximo ano, voltadas, principalmente, para a educação, a saúde e o abastecimento de água.

As plenárias podem ser acessadas pelos internautas através do portal do Governo do Estado da Paraíba, no endereço eletrônico www.paraiba.pb.gov.br/aovivo .




Luciano Soares

 

ENGODO: liderança no Brejo, Arnaldo Monteiro detona ações do Governo para amenizar falta de água na região e ainda alfineta gestão do prefeito de Areia

Uma das mais fortes lideranças do Brejo paraibano, o deputado estadual Arnaldo Monteiro (PSC) viu com preocupação a ausência de ações do Governo do Estado para a região do interior do Estado principalmente no que diz respeito à falta de água em vários municípios da localidade.

Nem mesmo o anúncio da assinatura da ordem de serviço para a construção da adutora que levará água para as cidades vítimas da constante falta de água foi suficiente para o parlamentar mudar de opinião no que diz respeito a inoperância da gestão socialista.

“É fácil fazer oposição a um Governo que faz oposição a Paraíba porque o governante que aí está o que fez foi desviar os recursos da reconstrução da barragem de Camará para a construção do Centro de Convenções. Nesse Governo de real não estou vendo nada”, alfinetou.

No que diz respeito a um suposto boicote da gestão municipal em Areia para tentar retirar os votos de Monteiro no município nas eleições de 2014, o parlamentar preferiu não se prolongar no assunto, mas alfinetou a gestão do prefeito Paulo Gomes (PRB).

“O comentário que eu tenho através de nossas lideranças que fazem oposição na cidade de Areia  é que até agora ele nada fez. A gestão passada Elsinho deixou a prefeitura em dia e ficava fácil para o atual prefeito seguir adiante, agora o rumo que ele tá dando é outro”, alfinetou.

PB Agora


Luciano Soares


Cartórios de Areia, Bananeiras, Caaporã e Cuité também farão parte do concurso do TJPB

Com base na Resolução nº 80 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba aprovou uma resolução que dispõe sobre as desacumulações e acumulações das serventias extrajudiciais vagas do Estado. O estudo tem o objetivo de inserir mais oito cartórios no concurso.

A matéria foi avaliada na sessão desta quarta-feira (24) e os unidades cartorárias que foram objeto do estudo são os das comarcas de Areia, Bananeiras, Caaporã e Cuité, que agora estão aptos a participarem do certame que será promovido pela TJPB.

O desembargador João Alves da Silva, quando ocupava o cargo de corregedor geral de Justiça, foi o responsável pelo levantamento das desacumulação e acumulação nos serviços notariais e registrais vagos, conforme relação geral de vacância publicada pelo CNJ. “A serventia extrajudicial vaga que possui atribuição de registro civil não será acumulada qualquer outro serviço registral ou notarial”, disse João Alves.

O texto apresentado aos magistrados na manhã desta quarta considera a Lei Federal nº 8.935/94, como ainda a Lei Estadual nº 6.402/96 e a Lei Complementar Estadual nº 96/2010. em cada comarca avaliada, dois cartórios vão passar por mudança na divisão e acumulação de tarefas, ou seja, oito unidades.

Agora, das 530 serventias extrajudiciais existentes na Paraíba, a Corregedoria Geral de Justiça do TJPB identificou 262 vagas. Antes, este número era de 254, em 159 municípios do Estado. Com suporte na atualização dos cartórios extrajudiciais, Tribunal vai constituir uma comissão específica para promover o concurso, licitar uma empresa que fará o certame e, depois, de publicar o edital.

A abertura de concurso público nas serventias extrajudiciais prevê o processo para contratar pessoas para tais cargos. É a primeira vez que será realizado um concurso para os cartórios paraibanos. Um relatório com uma listagem das despesas, encargos e dívidas de cada um dos cartórios já foi entregue à Presidência do TJPB.



Luciano Soares


terça-feira, 23 de abril de 2013

Professores de 16 municípios param por três dias na PB + Areia está na lista

A paralisação nacional dos servidores da educação programada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) atinge pelo menos 15 municípios no interior da Paraíba, desta terça-feira (23) até quinta-feira (25). Os professores e técnicos-administrativos de Campina Grande e Patos aderiram à interrupção, além de paralisação programada também nas escolas dos municípios de Montadas, Areia, Araras, Areial, Esperança, Fagundes, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Massaranduba, Pocinhos, Puxinanã, Queimadas e Remígio. João Pessoa também paralisou as aulas.

A mobilização nacional reivindica, dentre as principais propostas, a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), a valorização da carreira profissional e a destinação de royalties do petróleo e de porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.

Após dois meses de greve, os servidores da Educação da Prefeitura de Campina Grande resolveram voltar às atividades no próximo dia 29. Em assembleia geral realizada nesta segunda-feira (22), os professores e técnicos-administrativos resolveram aderir à paralisação nacional e retomar suas funções depois do cumprimento da interrupção programada em todo o país pelo CNTE.

De acordo com o presidente do Sintab, Napoleão Maracajá, as aulas não lecionadas somente serão repostas quando os servidores e a administração municipal chegarem a um acordo. Até lá, o calendário escolar seguirá o mesmo. “Os servidores decidiram dar o voto de confiança ao governo, mas não cederão em lutar pelos seus direitos”, disse o presidente. Foi marcada uma mobilização da categoria já no dia 30 de abril, na Câmara de Vereadores de Campina Grande, às 9h.

Segundo a secretária de Educação de Campina Grande, Verônica Bezerra, está mantido um diálogo com os sindicalistas. "Em nenhum momento o diálogo foi quebrado. Concedemos logo em fevereiro um reajuste de 10% retroativo a janeiro, antes mesmo de qualquer sinalização do sindicato. A paralisação nacional reivindica um ganho para a educação e todos nós estamos em busca de melhorias. Significa um impacto direto na sala de aula, melhorias de gestão e formação de professores", afirmou a secretária.

Os professores de Patos decidiram iniciar a greve a partir de segunda-feira (22) e também seguem com mobilizações durante a paralisação nacional. A Prefeitura de Patos afirma que continua dialogando com o movimento. "Sempre fui professora e não fico feliz de ver uma greve na minha gestão. Nossa vontade é fazer com que os trabalhadores estejam satisfeitos, mas iremos dialogar sobre o que pode ser feito no momento", disse a secretária de educação do município, Adalmira Marques.


G1 Paraíba


Luciano Soares

 

Dia Internacional do Livro é comemorado com exposições e sorteios

O Governo do Estado realiza, até o dia 30 de abril, a Semana do Livro. A ação, que teve início no dia 18 deste mês, é realizada por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Quem visitar a Biblioteca Juarez da Gama Batista nesse período pode conferir a exposição da artista plástica Analice Uchôa e assistir a um documentário que é exibido diariamente no hall da unidade. O filme mostra dados sobre preservação e acesso à leitura. Nesta terça-feira (23), em que se comemora o Dia Internacional do Livro, os visitantes também poderão se inscrever para sorteios de livros.

Durante o evento, a Funesc realiza uma campanha de doação de livros. Os postos de arrecadação estão instalados no hall da Biblioteca Juarez da Gama Batista e nas entradas principais do Espaço Cultural.  O material será doado às bibliotecas que serão implantadas nas Unidades de Polícia Solidária (UPS).

O Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais foi instituído em 1995, pela Unesco – organização voltada para a Educação, Ciência e Cultura, que integra as Organização das Nações Unidas. A escolha da data não foi aleatória: 23 de abril é a data em que morreram Cervantes e Shakespeare, dois destaques da literatura universal.  O dia foi instituído para estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual (direito sobre a criação de obras científicas, artísticas e literárias).

O Dia do Livro é, portanto, uma oportunidade de render uma homenagem mundial ao livro e aos seus autores, motivar a descoberta do prazer da leitura e reconhecer a contribuição dos escritores para o progresso social e cultural.




Luciano Soares

 

400 mil sem aula: na PB, professores aderem a movimento nacional e param por dois dias

Professores do Estado da PB aderem a movimento nacional, param por dois dias e deixam mais de 400 mil sem aula

Mais de 400 mil estudantes ficam sem aula a partir desta quarta-feira (24) na Paraíba durante a paralisação dos professores e servidores da rede estadual de ensino. As aulas nas 804 escolas ficam suspensas até quinta-feira (25)A categoria é contra a medida provisória 196, que anula as progressões do Plano de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR). O protesto é para mobilizar a categoria por melhorias na educação e no piso salarial.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), a paralisação integra as atividades da VI Marcha Nacional pela Educação, que ocorre amanhã em Brasília. Segundo Paulo Tavares, Secretário Geral da CUT-PB, representante da Sintep-PB, os trabalhadores estão reivindicando o cumprimento da Lei do Piso Nacional do Magistério, que determina o piso de R$ 1.451, que ainda não é respeitado em vários Estado, inclusive na Paraíba.

“Além disso, também estamos cobrando a aprovação da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação até 2020”, destacou o sindicalista. Entre as bandeiras de luta estão ainda a Aprovação do Plano Nacional de Educação, da valorização do Plano de Carreira e da normatização da Jornada de Trabalho. Em Campina Grande as escolas da rede estadual amanheceram hoje com as portas fechadas. 

Aparalisação nacional fez com que os professores da rede municipal de ensino de João Pessoa também paralisassem suas atividades reivindicando a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), a valorização da carreira profissional, e a destinação dos royalties do petróleo e do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. A paralisação acontece ainda na quarta-feira (24) e quinta-feira (25).

Em Campina Grande os servidores de educação estão em greve há 60 dias. Na última assembleia, realizada na segunda-feira (22) na AABB, eles decidiram suspender a paralisação e retomar suas funções a partir da próxima segunda,(29).


PB Agora


Luciano Soares


Agricultores paraibanos afetados pela seca podem prorrogar pagamento da dívida

Solicitação feita pelo senador Vital do Rêgo foi regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional


O senador paraibano Vital do Rêgo (PMDB) confirmou que o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou, por meio de três resoluções divulgadas na última quarta-feira (18), a prorrogação do pagamento das operações de crédito rural - com vencimento em 2012, 2013 e 2014 - por mais dez anos. O apelo já tinha sido feito pelo parlamentar, que também preside a Comissão Externa para acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco (CTERIOSFR).

Segundo Vital, o benefício  vale para os que tiveram prejuízos causados pela estiagem na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste e será concedido para aqueles que estavam com os pagamentos em dia em 31 de dezembro de 2011.

No caso dos agricultores familiares, que também tiveram prejuízos com a seca do Nordeste, a autorização para a renegociação também foi dada às parcelas de operações de crédito vencidas entre 2012 e 2014 de dívidas contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. A prorrogação também vale por dez anos, mas com o início dos pagamentos para 2016. Os agricultores que pagarem regularmente as parcelas receberão ainda um desconto de 80% nos valores. “A situação do sertanejo está dramática e, por isso, precisamos do maior número de apoios a esta causa na busca constante de providências urgentes”, disse Vital.


MP

Vital destaca que no ano passado conseguiu aprovar uma Emenda na Medida Provisória 565, a MP da Seca. A proposta sancionada pela presidente Dilma Rousseff, através da Lei 12.716, suspendeu de forma provisória o pagamento do INSS para todas as prefeituras que sofrem com a seca. “Estão de parabéns todos os deputados por essa iniciativa” parabenizou.

O CMN publicou também uma terceira resolução autorizando agricultores nordestinos a renegociar dívidas contratadas até 2006, utilizando recursos do Fundo Constitucional do Nordeste e do Fundo Constitucional do Norte. A taxa de juros é de 3,5%. A resolução ainda concedeu um bônus de adimplência de 15% sobre a parcela.




Luciano Soares