quarta-feira, 29 de maio de 2013

Enem fecha prazo de inscrição com recorde de 7,8 milhões de candidatos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerrou as inscrições com 7.834.024 inscritos, segundo informações do Ministério da Educação. As inscrições foram encerradas às 23h59 desta segunda-feira (27). O número é recorde na história de 15 anos do exame do MEC. Em 2012, com 5.971.290 inscritos, recorde até então. O ministro Aloizio Mercadante vai dar uma entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (28), em Brasília, para comentar o balanço final das inscrições do Enem.

O número supera as expectativas do próprio MEC, que estimava 6,1 milhões de inscrições para este ano. O número final, no entanto, pode cair um pouco. O pagamento da taxa, no valor de R$ 35, pode ser feito até esta quarta-feira (29). Quem não pagar vai perder a inscrição. Em 2012, cerca de 200 mil inscritos não confirmaram o pagamento no prazo final.

As provas serão nos dias 26 e 27 de outubro.

Em evento em Brasília, Mercadante afirmou que o site do Enem foi alvo de dois ataques de hackers ao longo do período de inscrições, mas que não chegaram a prejudicar o funcionamento do sistema de inscrições. O MEC afirma que estes ataques não têm relação com o erro apresentado na madrugada desta segunda-feira, quando a frase “inscrições encerradas” apareceu na página do Enem.
Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, Ufes e UFRN, entre outras.

CRONOGRAMA DO ENEM 2013
Pagamento
das incrições
Até 29/05
Taxa de
inscrição
R$ 35
Data das
provas
26/10 (13h – 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza
27/10 (13h – 18h30):
- linguagens
- matemática
- redação
Divulgação do gabarito Até dia 30/10
Resultado individual Data a ser divulgada
Fonte: Inep

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio. Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras.
 
 
ÁREAS DO CONHECIMENTO
 
Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia
Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia
Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação
Matemática e suas tecnologias: matemática  


As provas

O Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta esferográfica com tinta preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h e os portões serão abertos às 12h (sempre no horário de Brasília). No dia 26 de outubro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 27 de outubro serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.


Conferência dos dados

Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.

Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação só deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.


O que não pode

O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

O edital afirma que é obrigação do candidato “guardar, ao ingressar em sala de provas, em embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, telefone celular desligado, quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados e outros pertences listados anteriormente, sob pena de eliminação do exame”. No último Enem, dezenas de candidatos foram eliminados depois que tiraram fotos com celular do cartão de respostas, antes do início da prova, e as postaram em redes sociais.

Todos os pertences que não sejam a caneta preta de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.


VEJA AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO
 
Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: Inep


A redação

O sistema de correção do Enem ficou ainda mais rígido em 2013. A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.

Além de alterar as regras para anulação da redação parar incluir as tentativas de deboche, classificadas como tendo “parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto”, o MEC agora vai exigir uma justificativa dos corretores para aceitar que uma redação contendo erro de português receba a nota máxima. O ministério ainda diminuiu a discrepância máxima aceita entre os dois corretores.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 100 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de “recurso de ofício”.

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Além das provas com deboche, será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada “em branco”; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará “texto insuficiente”; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada “anulada”.


Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem até o terceiro dia útil após as provas, ou seja, até 30 de outubro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2013 em data que ainda será divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no “Diário Oficial”, a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.




Governo celebra parceria com prefeituras para recuperar barragens

O Governo do Estado está firmando parcerias com prefeituras a fim de recuperar reservatórios no interior do Estado. Com a ajuda dos municípios, a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) restaurou este mês barragens nas cidades de Uiraúna e Tavares.

De acordo com o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, a Agência Estadual está enviando a mão de obra especializada para os reservatórios e as prefeituras parceiras estão cedendo o maquinário. “Estamos combatendo as erosões e o desmatamento, recuperando as instalações, pintando equipamentos e revitalizando as comportas. Não são obras estruturantes, mas é um trabalho de manutenção importante, que vai evitar que tenhamos problemas maiores no futuro”, explicou.

Na cidade de Uiraúna, localizada a 460 quilômetros da Capital, foi recuperado o reservatório Capivara, que comporta mais de 37 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 31% de sua capacidade. No município de Tavares, distante 390 quilômetros de João Pessoa, o açude restaurado foi Tavares II, que abriga nove milhões de metros cúbicos e está com 89% do seu limite. 

Açudes – Os 122 mananciais monitorados pela Aesa têm capacidade de acumular quase quatro bilhões de metros cúbicos d’água. Nesta quarta-feira (29), 72 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 34 estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 14 mananciais, com menos de 5% do volume. Além disso, dois reservatórios estão sangrando. A relação detalhada pode ser acessada no portal www.aesa.pb.gov.br. Na página também são disponibilizadas a previsão do tempo e temperatura com informações atualizadas a cada 12 horas.




Luciano Soares

 

União reconhece situação de emergência em 25 cidades da Paraíba + Areia está na lista

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em 25 cidades da Paraíba que estão tendo prejuízos em função dos efeitos da estiagem. A portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União e leva em conta um decreto do governador Ricardo Coutinho (PSB) publicado no dia 24 que prorroga a situação por mais seis meses.

A situação de emergência reconhecida pela União vale para as cidades de  Alagoa Grande, Araçagi, Areia, Belém, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Lagoa de Dentro, Mamanguape, Matinhas, Mulungu, Pilar, Pilões, Pirpirituba, Pedro Régis, Rio Tinto, São José dos Ramos, São Miguel de Taipú, Serra da Raiz, Serra Redonda, Sertãozinho e Sobrado.

A Paraíba tem 195 das suas 223 cidades sendo afetadas pela seca. Deste total, 170 tiveram a situação de emergência mantida através de decreto do governo estadual no dia 3 de maio e reconhecida pela União uma semana depois.

Com a situação de emergência, o poder executivo fica autorizado a abrir crédito extraordinário para fazer face à situação existente. Ela também permite que sejam dispensados de licitações os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos e também de prestação de serviços e obras relacionadas com os problemas causados pela estiagem.


G1 Paraíba


Luciano Soares

sábado, 18 de maio de 2013

Cinep promove reunião sobre uso de energia solar industrial na Paraíba

Consolidar a Paraíba no cenário do uso industrial da energia solar. Este foi o objetivo da reunião realizada na tarde dessa sexta-feira (17), na sede da Companhia Paraibana de Desenvolvimento (Cinep). O Estado possui algumas das melhores regiões para captação de energia solar e o governo, que já desenvolve ações efetivas de estímulo ao segmento de energias renováveis, deseja ampliar a discussão e a utilização desses recursos na Paraíba.

O encontro contou com a apresentação da empresa alemã Industrial Solair, voltada para a climatização com base em energia solar, além de uma rodada de conversas, entre a Cinep, Universidade Federal da Paraíba, Senai, Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (SindAlcool), estudantes e empresários, sobre o desenvolvimento do setor no Estado.

Para a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, a reunião fortalece o ambiente propício que a Paraíba está formando para a cadeia sustentável. “A Paraíba inicia sua participação no mercado da energia solar e quer aproveitar da melhor forma sua potencialidade, com períodos de incidência de sol que são uns dos melhores do mundo”, comentou a presidente. 

Tatiana destacou ainda que as indústrias do Estado poderão ter na energia solar a alternativa para aproximar-se da autossuficiência em eletricidade, reduzindo significativamente os custos de sua produção.

O presidente do SindAlcool paraibano, Edmundo Barbosa, utilizou as indústrias do segmento sucroalcooleiro para dimensionar o impacto da energia elétrica na produção. “As usinas utilizam o bagaço da cana para a produção de energia. E ainda, nos períodos em que não há cana, recorremos ao óleo combustível para isto”, pontuou.

Com a energia solar, áreas das usinas podem ser usadas para geração de energia, e da mesma forma, outras indústrias e empresas que necessitem gerar energia elétrica ou mesmo resfriar seus ambientes. 

E é sobre a climatização de galpões, câmaras de refrigeração e espaços de comercialização que a Industrial Solair – Thermal Solutions trabalha desde 2005. O grupo possui projetos no Ceará e Rio Grande do Norte e apresentou aos representantes paraibanos as possibilidades de utilização da sua tecnologia do sistema solar térmico sustentável e econômico.

A promoção do “Ano Brasil Alemanha”, aberto pela presidente Dilma Rousseff na última segunda-feira (13), ampliará a troca de conhecimentos e projetos entre os dois países. E a Industrial Solair já desenvolveu dois projetos aplicáveis na Paraíba, um para Produção Industrial e outro para Produção de Alimentos na Zona Rural.

Ações efetivas - A Paraíba já tem ações efetivas na promoção da indústria da energia solar. Em abril deste ano, o governador Ricardo Coutinho assinou decreto concedendo benefício à empresa Brasil Solair, pioneira no país na produção de painéis para captação solar (fotovoltaicos) e inversores energéticos. A companhia já está se instalando em João Pessoa e deverá começar suas operações nos próximos meses, gerando aproximadamente 200 empregos e promovendo troca de conhecimento com a Alemanha.

Durante esta primeira reunião, UFPB e Senai sugeriram a realização de um estudo de viabilidade econômica para analisar as demandas de cada segmento industrial da Paraíba. 

A partir deste estudo e das próximas reuniões do grupo, o Estado terá cada vez mais instrumentos para investir no uso da energia solar em sua produção, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de toda a Paraíba.




Luciano Soares

 

Elementos são pegos em flagrante e confessam assaltos em Areia e região

Por volta das 03h00min do dia 17 de maio, a Polícia Militar de Areia foi solicitada pelo senhor Cosmo de Almeida dos Santos, o qual informou que, do interior de sua residência percebeu que três homens estavam arrombando seu veículo, um WV Gol branco de placas KME 3372, que estava estacionado na calçada. A guarnição comandada pelo Cabo J. Pereira deslocou-se até o local, quando deparou-se com os três acusados, Ailton Francisco, vulgo “Nego Velho”, Wellington da Conceição, vulgo “Pindunga” e Severino do Ramo Batista, vulgo “Fan Fan”.

Os três acusados já haviam arrombado o veículo, desconectado todos os cabos do aparelho de som auto-falantes, além da bateria, e já estavam prontos para empreender fuga num veículo WV Gol verde de placas KFH 0055, quando foram surpreendidos pela Polícia, porém ainda tentaram fugir a pé. No momento da tentativa de fuga, antes mesmo de sacar, “Nego Velho” deixou cair ao chão um revólver calibre .38, que foi apreendido. Ainda no momento da abordagem, “Pindunga” levou à mão à altura da cintura, simulando o saque de uma arma de fogo, momento em que a Polícia efetuou um disparo de advertência, que o atingiu de raspão no pé esquerdo. Constatou-se posteriormente que o acusado tinha na cintura, na realidade, um par de sandálias, que, segundo o mesmo, tentou tirá-las para as calçar.”Pindunga” foi levado ao Hospital Municipal de Areia, onde foi atendido e logo após recebeu alta.

Na delegacia, os três acusados confessaram vários outros crimes com as mesmas características na cidade de Areia e Região. Os três envolvidos são residentes do bairro do Rosário, na cidade de Guarabira-PB. Os acusados podem responder pelos crimes de furto qualificado, resistência à prisão, porte ilegal de arma de fogo, além de dano ao patrimônio.


Fonte: Jaceline Marques / Portal Mídia


Luciano Soares

 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Aesa prevê chuvas para o fim de semana no litoral paraibano

A chuva que atingiu o litoral paraibano na manhã desta sexta-feira (17) deve se estender até a manhã do sábado (18), de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Segundo a meteorologista Carmem Becker, há uma grande formação de chuvas desde a Paraíba até Alagoas, principalmente no litoral. “A circulação de vento favorece a formação de nuvens na região”, comentou.

A previsão de tempo instável abrange também as regiões do Agreste e Brejo. De acordo com Carmem, no fim de semana de modo geral a previsão é de chuvas, mas com menos intensidade. No Sertão, Cariri e Curimataú devem ocorrer apenas chucas isoladas.

“Para as próximas horas, o tempo deve permanecer favorável à ocorrência de chuva de intensidade moderada a forte no setor leste do estado. Nas demais regiões, a previsão é de nebulosidade variável”, explicou a meteorologista Marle Bandeira.


Temperatura

Em toda a Paraíba, a expectativa é de que os termômetros variem entre a mínima de 20°C e a máxima de 36°C. Para quem pretende programar atividades ao ar livre neste final de semana, a dica é ficar de olho no site da Aesa. Diariamente são divulgados dois boletins com a previsão meteorológica: sempre no começo da manhã e no final da tarde.




Luciano Soares

 

Procon-PB inaugura núcleo de atendimento no interior do Estado

O Procon-PB inaugura, neste sábado (18), mais um núcleo de atendimento aos consumidores no interior do Estado. O novo posto vai funcionar no município de Pombal, no Sertão paraibano.

Para o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, a abertura da unidade vai beneficiar os moradores do município de Pombal e cidades vizinhas. “Nossa intenção é interiorizar o Procon-PB, não apenas com a abertura de núcleos de atendimento, mas também incentivando os prefeitos a criarem Procons Municipais, para que todos os consumidores possam ter acesso mais rápido e fácil aos órgãos de defesa do consumidor”, afirmou.

O posto vai funcionar na Casa da Cidadania, que será entregue à população de Pombal no dia 18. Atualmente, o Procon Estadual possui postos de atendimento na Casa da Cidadania de Jaguaribe e na sede da PBTur, ambos em João Pessoa, na Casa da Cidadania de Campina Grande, em Guarabira, Cajazeiras, no Aeroporto Castro Pinto, localizado no município de Bayeux, além da sede do órgão, localizada no Centro da Capital paraibana.

Ação educativa – Nesta sexta-feira (17), o Procon-PB realiza uma reunião com comerciantes do município de São Bento. “Durante fiscalizações realizadas no município, percebemos que muitos comerciantes descumpriam a legislação por falta de conhecimento. Por esse motivo, realizaremos esta reunião e alertaremos sobre as práticas que devem ser evitadas e como eles devem proceder para não descumprir o que determinam as leis de proteção e defesa do consumidor”, comentou Marcos Santos.

Já no sábado, o Procon-PB desenvolve atividades educativas durante a programação do Dia Nacional de Ação Voluntária, promovido pelas escolas da Fundação Bradesco. Durante o dia, técnicos do Procon vão distribuir material educativo e esclarecer dúvidas sobre direito do consumidor. A ação vai ocorrer no bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa.




Luciano Soares

 

Atividades culturais marcam Semana do Museu da Casa de José Américo

Mesmo chuvosa, a manhã desta sexta-feira (17) marcou a abertura das comemorações da 11ª Semana Nacional do Museu com uma programação especial para pessoas com deficiências, realizada pela Fundação Casa de José Américo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Em tendas montadas na orla, em frente à FCJA, o evento iniciou com uma oficina de modelagem com argila para cegos e deficientes visuais, ministrada pelo Mestre João Olegário da Silva, e contação de histórias pela professora Maria Magdalena Rocha Araújo.

Os participantes elogiaram a iniciativa da programação. Foi a primeira vez que eles trabalharam com argila e gostaram tanto da experiência que, na modelagem pelas mãos, ganhou formas e resultou em obras de arte concretas: sofá, fogueira, jarro com flores, a palavra “Mãe” e outros objetos que a criatividade de cada um produziu. 

Ao definir a sensação, Ana Célia Andrade disse que gostou de manusear a argila. “Foi bom até para aliviar os dedos que estavam duros”, comentou. Severino do Ramo disse que sua participação foi muito proveitosa porque, além de conviver com uma forma de arte, foi importante o contato com os demais participantes. Maria do Socorro Faustino destacou que estava se divertindo bastante com aquele momento, além de exercitar uma modalidade artística. Simone Bezerra descreveu: “É maravilhosa a arte de criar e modelar e ter um resultado construído por nossas próprias mãos”.

O mestre João Olegário ministra arte-educação para crianças e gostou da experiência de trabalhar, pela primeira vez, com pessoas com deficiências. “Os participantes nunca trabalharam com argila, mas de imediato se identificaram. É que o cheiro da argila contribui como uma compensação e a percepção de quem não tem visão é diferente, o que conduziu a um processo cinestésico de manusear e conhecer, domar e interagir”, explica o mestre.

Intercalando com a assistência aos participantes, João Olegário reconstituiu, em argila, o braço de Sérgio Aguiar. Ele perdeu um braço e uma perna, ao ser atropelado por um motorista alcoolizado, em 2001, e passou nove dias em coma. Sérgio, que passou a se engajar em campanhas contra o álcool e é ativista da Associação de Surfista, se divertiu em ver seu braço reconstituído em argila. 

Programação – A mesma programação, idealizada pelo Museu Casa de José Américo, que se repetiu à tarde, prossegue e termina na manhã deste sábado, a partir das 9h. Haverá ainda o lançamento do livro literário infantil “As Aventuras de Azur e Asmar”, pela Editora Grafset, que relata uma lenda africana para enfrentar obstáculos com determinação e tolerância para com discriminações étnicas. Paralelamente às oficinas, ocorrerão atividades de esporte e lazer na praia, para pessoas com deficiências, como acontece todos os sábados no projeto Acesso Cidadão, em parceria com a ONG AC Social. 

Semana Nacional do Museu – Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em todo o país, diversas unidades participam das atividades que acontecem anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. Este ano, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), para a 11ª edição da Semana de Museus, favoreceu a associação da temática à responsabilidade social.  Inspirado nessa tendência, o Museu Casa de José Américo idealizou as atividades integrando a programação ao projeto Acesso Cidadão – ao lazer, esporte, arte e cultura, que visa a promoção da acessibilidade em uma perspectiva da mudança social. 




Luciano Soares


Governo entrega R$ 720 mil no ODE em Cajazeiras e Pombal

O Governo do Estado, por meio do Empreender-PB, vai entregar R$ 720 mil em créditos nesta sexta-feira (17), em Cajazeiras, e no sábado (18), em Pombal, no Sertão paraibano. Serão beneficiados 240 empreendedores da 9ª e da 13ª Regiões Geoadministrativas durante as plenárias do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Mais de R$ 9,5 milhões já foram injetados na economia do Estado, este ano, por meio do programa Empreender-PB.

A 9ª Região, em Cajazeiras, compreende 15 municípios. Durante a plenária do ODE, nesta sexta-feira, o governador Ricardo Coutinho vai entregar R$ 450 mil em créditos para investimentos em negócios produtivos de comerciantes sertanejos aprovados no Empreender-PB. Serão 150 beneficiados pela linha Individual.

Em Pombal, 13ª Região, com nove cidades, o Empreender-PB vai entregar, neste sábado, R$ 270 mil para 90 empreendedores. No ano passado, mais de R$ 260 mil em créditos foram investidos na 9ª e na 13ª Regiões Geoadministrativas, beneficiando 110 negócios pela linha Individual.

Nessa quinta-feira (16), o governador entregou R$ 181.200 em créditos, por meio do Empreender-PB, a 54 empreendedores do município de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano.

Neste ano, o Governo já entregou mais de R$ 9,5 milhões, gerando benefício a mais de 3 mil empreendedores de 122 cidades paraibanas. O montante foi liberado pelas linhas de crédito Individual, Empreender Mulher, Artesanato e Coletivo.

Segundo o secretário executivo do Empreender-PB, Tárcio Pessoa, dentro do Orçamento Democrático Estadual, o governo investe em 2.440 negócios produtivos de todas as regiões da Paraíba, liberando cerca de R$ 8 milhões em crédito por meio do Empreender-PB.




Luciano Soares

 

Proposta de novo calendário acadêmico será votada pelo Consepe na próxima segunda-feira

Com a retomada das aulas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta quinta-feira (16), a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) elaborou uma nova proposta de calendário acadêmico extraordinário para garantir que os mais de 22 mil alunos da Instituição não sofram maiores prejuízos. O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), órgão deliberativo superior da UEPB, foi convocado a se reunir na próxima segunda-feira (20), a partir das 14h, na Biblioteca Central do Campus I, em Bodocongó, para apreciar e votar a proposta do novo calendário.

O professor Eli Brandão, pró-reitor de Ensino e Graduação, garantiu que a Administração Central está empenhada no sentido de garantir que os alunos não sejam prejudicados, mesmo com o calendário alterado. A proposta a ser encaminhada para apreciação do Consepe prevê a conclusão do semestre 2013.1 no mês de setembro. A colação de grau, inicialmente programada para junho, deve acontecer na segunda quinzena de setembro.

Por sua vez, o semestre 2013.2 deve começar em outubro e se estender até fevereiro de 2014. A colação de grau do segundo semestre, antes programada para dezembro, também foi remarcada para março do próximo ano. Os 100 dias letivos de aulas por semestre, exigidos por uma Resolução do Ministério da Educação e Cultura (MEC) serão cumpridos e toda a carga horária será reposta. A ideia é que o calendário seja normalizado em dezembro de 2014.

O professor Eli Brandão acrescentou que irá percorrer todos os câmpus universitários da UEPB, apresentando as propostas de trabalho da gestão do reitor Rangel Junior, que não puderam ser socializadas em virtude da paralisação.  Segundo ele, todos os programas na área de política estudantil serão retomados, como os restaurantes e residências universitárias.


Assessoria da UEPB


Luciano Soares

 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Governo lança campanha de proteção integral aos direitos da criança e adolescente

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), lança nesta segunda-feira (20), às 9h, no Palácio da Redenção, a campanha “Proteção Integral aos Direitos de Criança e Adolescentes no Estado da Paraíba”.

Com o tema “Não finja que não viu”, a campanha contará com peça publicitária que alerta a população sobre o que é abuso e exploração sexual contra a criança e adolescente. Na ocasião, será lançado um número disque denúncia para casos de violência contra criança e adolescentes.

Soma de esforços – A secretária da Sedh, Aparecida Ramos, adiantou que a campanha será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Humano, mas vai envolver todos os segmentos. E já sentou com o trade turístico para acordar adesão do grupo na defesa da proteção à criança e ao adolescente. Segundo ela, os restaurantes, hotéis e pousadas precisam estar engajados.

Vamos fazer uma convocação a toda população paraibana no envolvimento ao enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente no Estado. Essa é uma missão e dever de toda sociedade. O poder público tem responsabilidade e funções, mas só atingirá os objetivos se contar com o apoio decisivo da população”, ressaltou.

Mobilização permanente – A campanha terá mobilização durante todo o ano com palestras em escolas e distribuição de material educativo; panfletagem em feiras, na orla e em grandes eventos como o São João.

A ação também atingirá restaurantes, bares, pousadas e hotéis com a distribuição de cartazes que alertam contra o crime. Também está programado ato público em vários municípios paraibanos. Haverá, ainda, concurso de Boas Práticas com premiação.

Avanços – Para coibir este tipo de violência, o Governo do Estado, por meio da Sedh, está implantando o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). Também foram capacitados mais de mil conselheiros tutelares e de direito na Paraíba, além dos profissionais que atuam nos Creas, como forma de dar um melhor atendimento às vítimas.

Ainda nos 20 Creas Pólos Regionais que atendem juntos a mais de 155 municípios paraibanos, o Governo do Estado equipou os Centros com carros para que os profissionais possam chegar à zona rural e também adquiriu material lúdico e equipamentos.

O projeto Criança.PB, da Sedh, tem um site onde são incentivadas reportagens com a temática criança e adolescente. Por meio deste projeto, também são oferecidas capacitações voltadas para jornalistas, radialistas, taxistas e o trade turístico sobre os direitos da criança e adolescentes.

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PB) acompanha e fiscaliza todas as ações desenvolvidas pela Sedh.

Números – No ano passado, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas), que registram todo tipo de direito violado, contabilizaram 3.632 casos de violência contra pessoas até 18 anos. Entre eles, a violência sexual somou 544 casos, entre exploração sexual (101) e abuso sexual (443).




Luciano Soares

 

Governo participa de sessão especial sobre combate à homofobia na Assembleia

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, participou, na tarde desta quinta-feira (16), de uma sessão especial em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, celebrado anualmente no dia 17 de maio. A propositura foi da deputada estadual Iraê Lucena.

A secretária Gilberta Soares explanou, durante o discurso em plenário, sobre as ações antihomofóbicas desenvolvidas pelo Governo do Estado. “Esta sessão marca uma série de lutas e muitos avanços como a possibilidade da oficialização da relação de pessoas do mesmo sexo, direito a plano de saúde e pensão. Mas ainda temos muito a combater, pois a discriminação é uma constante na sociedade, que vai desde a negação dos direitos, do reconhecimento da relação homoafetiva, violência e preconceitos velados, que não podem continuar”, destacou.

Ela informou ainda que tem sido feito um trabalho constante de sensibilização junto aos gestores públicos municipais por meio das plenárias do Ciclo de Orçamento Democrático Estadual (ODE) e de palestras e visitas a escolas e centros de referência no interior do Estado para que sejam desenvolvidas políticas públicas de enfrentamento à homofobia, lesbofobia e transfobia e a promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais e travestis (LGBT).

O Centro de Referência dos Direitos dos LGBT e Enfrentamento à Homofobia da Paraíba – Espaço LGBT  já realizou em dois anos mais de dois mil atendimentos a casos de violação de direitos, que envolve violência física e psicológica dentro, muitas vezes, da própria família. O espaço oferece serviços jurídicos, psicológico, serviço social e direitos humanos.

Para a coordenadora do Espaço LGBT, Ângela Chaves, uma das grandes conquistas do Governo do Estado foi a recente criação do Comitê Estadual da Saúde LGBT que, provisoriamente, está funcionando no Centro de Testagem de HIV/Aids, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. “Ele vai permitir que os transsexuais que queiram fazer a mudança de sexo tenham todo o acompanhamento médico feito por um psicólogo, ginecologista, endocrinologista, fonoaudiólogo e outros profissionais para que sejam bem preparados para as cirurgias. O comitê passará a funcionar posteriormente no Hospital Clementino Fraga e as cirurgias serão feitas no Hospital Universitário”, esclareceu.

A deputada estadual Iraê Lucena disse que não poderia deixar de fazer a homenagem às entidades que no ano de 1990 foram reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde. “Tivemos muitos avanços na justiça brasileira como a união homoafetiva, por exemplo, que recentemente a Paraíba passou a autorizar também. No entanto, precisamos avançar ainda mais, principalmente no combate à homofobia”, informou.

Para a secretária geral de Articulação de Travestis e Transsexuais, Fernanda Benvenutti, apesar dos avanços no Judiciário, a violência ainda persiste. “Nossa luta diária é educar a comunidade para que não seja preconceituosa e fazer com que o legislativo avance em nosso país para que possamos aprovar a lei que garante a criminalização da homofobia e a lei de identidade de gênero que tramita no Senado Federal. Se aprovados, não significa que acabarão os crimes, mas certamente quem pretende praticá-lo pensará antes de tomar qualquer atitude”, enfatizou.

Como forma de reconhecer o trabalho realizado pelos movimentos de combate à homofobia na Paraíba, foram entregues placas a representantes e usuários do Espaço LGBT, bem como a professores da UFPB que desenvolveram projetos na área.

A solenidade foi presidida pelo deputado Anísio Maia (PT) e contou com a participação de usuários do Centro de Referência dos Direitos de LGBT e combate à homofobia da Paraíba, dos movimentos em prol da defesa dos direitos humanos e cidadania dos homossexuais como o Movimento Espírito Lilás (Mel) e a Fundação Margarida Alves.

Estiveram também presentes representantes do Movimento Espírito Lilás, da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB, da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa de João Pessoa, do Núcelo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Ação sobre a Mulher e Relação de Sexo e Gênero.

Atividades - Durante o mês de maio e junho serão realizadas várias ações em 13 municípios da Paraíba. Em junho, a programação lembrará o dia 28 deste mês, quando se comemora o Dia do Orgulho LGBT e o Dia Estadual da Diversidade Sexual na Paraíba.

Estão previstas feiras de serviços pela cidadania LGBT, que acontecerão nas praças públicas de João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Sapé e Rio Tinto, com participação do Espaço LGBT- Centro de Referencia de Enfrentamento à Homofobia do Governo do Estado.

Além disso, está programada a I Corrida contra Homofobia na Paraíba, além das exibições de filme seguido de debate, rodas de diálogos, fóruns de debates e o lançamento da campanha Tire o Respeito do Armário. A exposição fotográfica – Variações do Feminino – poéticas do universo Trans (com fotos de travestis e transexuais femininas paraibanas) percorrerá vários municípios.




Luciano Soares

 

Projeto Caminhos da Gestão Participativa visita Gerências Regionais de Educação

O projeto Caminhos da Gestão Participativa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), continua, nesta quinta-feira (16), na 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em Pombal. 

Nesta sexta-feira (17), o projeto vai para a 9ª GRE, com sede em Cajazeiras. As equipes da Secretaria se dividiram para visitar todos os municípios da GRE. A pauta consiste em reuniões com os gestores escolares, técnicos da gerência e visita às escolas. O projeto teve início no dia 18 de março e pretende percorrer todas as 14 GREs do Estado.

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, destacou a importância do projeto para a Educação do Estado. “Este é um momento de construção para aprofundarmos as discussões sobre o Avaliando o IDEPB, para que as escolas possam planejar e produzir projetos que explorem e promovam a melhoria do ensino ofertado, para que possamos avançar cada vez mais”, ressaltou.

O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento do território, a escuta e o diálogo com a população que tem relação com a escola, desde os gestores escolares, os servidores, professores, técnicos e alunos, fazendo a troca de conhecimento e resolvendo eventuais entraves, ou seja, identificando as dificuldades e desafios, dinamizando os processos e levando soluções.

Fazem parte da 13ª GRE, as cidades de Pombal, Aparecida, Cajazeirinhas, Condado, Lagoa, Paulista, São Bentinho, São Domingos de Pombal e Vista Serrana. Integram a 9ª GRE, as cidades de Cajazeiras, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Carrapateira, Joca Claudino, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Santa Helena, Triunfo e Uiraúna. As próximas GREs a serem visitadas são Sousa (10ª), Itaporanga (7ª) e Catolé do Rocha (8ª).

O projeto Caminhos da Gestão Participativa vem sendo desenvolvido desde 2011 e visa fortalecer as relações institucionais entre a SEE, as GREs e as escolas, por meio da integração dos serviços e divulgação de programas, projetos e ações, com foco na eficiência das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras.




Luciano Soares

 

Ricardo autoriza construção de adutora e licitação da PB-196

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta quinta-feira (16), em solenidades nos municípios de Riacho de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Alcantil, a ordem de serviço para início das obras do sistema adutor de Boqueirão, que garantirá água tratada e de qualidade para mais de 12 mil habitantes no Cariri oriental. Em Barra de São Miguel, o governador também assinou a abertura de licitação para pavimentação da PB-196, num trecho de 21 km ligando Riacho de Santo Antônio a Barra de São Miguel. Nas duas obras, serão investidos cerca de R$ 39 milhões.

Serão investidos mais de R$ 22 milhões no sistema adutor de Boqueirão dentro do PAC Estiagem, para a instalação de uma adutora de 67.742 metros de extensão composta por três estações de bombeamento, uma estação de tratamento de água, nove reservatórios elevados e oito chafarizes. Já a estrada terá um investimento de R$ 16,4 milhões que vai tirar do isolamento os municípios de Riacho de Santo Antônio e Barra de São Miguel, propocionando o desenvolvimento de uma região com forte potencial para indústria têxtil.

Respeito – Segundo o governador Ricardo Coutinho, as obras são uma demonstração de respeito a uma região que sempre sofreu com o problema da falta d’água. Ele adiantou que, somente em obras hídricas, o Governo do Estado e o Governo Federal estão investindo R$ 350 milhões para a construção de 735 km de adutoras em todas as regiões do Estado. “A adutora de Boqueirão atende a uma expectativa de mais de 50 anos porque a distribuição de água nessa região é muito precária. Neste contexto estamos investindo, junto com o governo Federal, R$ 22 milhões para acabarmos de vez com a falta d’água”, ressaltou Ricardo Coutinho.

O governador acrescentou que o Estado irá fazer a PB-196, ligando Riacho de Santo Antônio a Barra de São Miguel e que vai complementar o trecho de acesso a Barra de São Miguel. “O acesso até Barra de São Miguel já está num ritmo muito bom e vamos integrar essa região que necessita de asfalto para trilhar no rumo do desenvolvimento”, completou, acrescentando que essas obras estão gerando centenas de empregos e movimentando a economia dos municípios.

O secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, João Azevedo, destacou que o sistema de adutoras vai beneficiar diretamente mais de 12 mil habitantes nos municípios de Riacho de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Alcantil e as localizades de Taboaldo I, II e III; Sangradouro; Lages; Marinho e Canudos. “Hoje a população desses municípios sofrem com sistemas de abastecimentos muito precários. Com essa obra poderemos ver mudar o perfil econômico dessa região com a chegada de novos investimentos”, explicou Azevedo.

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, disse que a adutora representa a garantia de água de qualidade e na quantidade suficiente para o consumo da população. “Vamos trazer a água de Boqueirão, que irá percorrer 67 km levando água tratata para uma população castigada pelos efeitos da seca”, frisou.

Concretização de sonhos – O prefeito de Riacho de Santo Antônio, Josevaldo da Silva Costa, disse que o Governo do Estado está realizando dois sonhos da população. “Estamos vendo o asfalto chegar ao município e esperamos a água. São obras que sinalizam um futuro promissor e de progresso para o nosso município”, afirmou.

A prefeita de Barra de São Miguel, Luci Teixeira, afirmou que 80% do desenvolvimento do município depende da adutora e do acesso asfáltico e só tem a agradecer ao empenho e trabalho do governador na região. Ela afirmou que o povo de Barra de são Miguel sonhava há 35 anos com uma adutora que começa a ser concretizado. “Temos 70% da água de Boqueirão no território do município e, contudo, não temos uma adutora para levar a água até as nossas residências. Como o nosso açude secou, estamos há vários meses sem água, mas esse sofrimento vai acabar”, destacou a prefeita.

O prefeito de Alcantil, Zé Ademar afirmou que o municipio depende de sisternas e de carros pipas para levar água a sua população e essa adutora significará a redenção. “Só quem vive num município sem água tratada sabe o que é conviver com a falta d’água, mas acreditamos que esse tempo vai acabar no nosso município no governo de Ricardo Coutinho”, completou.

A funcionária pública Kátia Fabricia, do município de Barra de São Miguel, disse que a água do município vem de um pequeno açude e não é boa para o consumo humano. “Com a falta de chuvas, o nível do açude baixou e a falta de água é constante. Se não fosse um dessalinizador que o município possui, não teríamos condições de beber uma água tratada. Mas esperamos que o Governo do Estado construa a adutora para por fim a anos e anos de sofrimento”, enfatizou.

A dona de casa Ilsa Costa, residente em Barra de São Miguel, disse que ver o governador autorizando a adutora de Boqueirão é um sonho que se realiza por facilitar a vida dos moradores, dos comerciantes e agricultores da zona rural e urbana que hoje dependem da água de poços e cisternas. “Só temos a agradecer e esperar que a obra seja realizada com rapidez porque água é vida e saúde”.

Estiveram presentes às solenidades os deputados Doda de Tião e Trócolli Júniro; o secretário de Governo, Adriano Galdino; os prefeitos Severino Dudu (Caraúbas), Eduardo Torreão (Serra Branca), Givaldo Farias (Coxixola), João Paulo (Boqueirão) e José Evilásio (Taquaretinga do Norte – PE) e Edson Vieira (Santa Cruz do Capibaribe – PE).




Luciano Soares