quarta-feira, 31 de julho de 2013

Ricardo abre oficialmente o Festival de Artes de Areia nesta quinta-feira

O governador Ricardo Coutinho fará, na noite desta quinta-feira (1), a abertura oficial do 14º Festival de Artes de Areia, a partir das 22h, em solenidade que ocorrerá no Polo ‘Marinesas’, no centro da cidade, onde logo após, haverá a apresentação da cantora e compositora carioca Zélia Duncan.
 
No friozinho de 18 graus, a cantora pretende esquentar os visitantes com um show que fala de amor. No espetáculo, Zélia Duncan canta Itamar Assumpção no show “Tudo Esclarecido”, lançado em novembro de 2012. Todas as músicas do show e do CD são de autoria de Itamar Assumpção, um dos ícones da vanguarda paulista dos anos 1980, sendo cinco delas em parceria com a poetisa paranaense Alice Ruiz. 

Em seu novo show, Zélia canta todas as músicas do CD, entre elas: “Tua Boca” e “Vê Se Me Esquece”, além de algumas inéditas de Itamar como “A Gruta da Solidão” e “Zélia Mãe Joana”, especialmente criada para a cantora. Ela cantará ainda outras músicas de Itamar, como “Milágrimas”, gravada por Zélia Duncan no álbum Pré Pós Tudo Bossa Band, e algumas que nunca fizeram parte do seu repertório, como “Fico Louco”, do antológico álbum Beleléu Leléu Eu. 

O festival, que conta com a participação de artistas locais e de renome nacional, ocorre até o próximo domingo (4) com atividades simultâneas nos 15 polos, que abrigarão toda a programação, interagindo com os prédios e espaços históricos da cidade de Areia. Cada polo ganhou um nome que interage com o espaço, programação ou o tema do evento.

Também passarão ainda pelo palco principal até domingo os grupos Sex on the Beach, Pegada Nordestina, Jackson Envenenado, Orghanza, Forró Karapeba, Troça Harmônica, Eleonora Falcone, Zizi Possi, Os 3 do Xamego, DuSouto, discotagem com DJ Chico Correa e DJ Kylt e diversas apresentações de música instrumental. 

Caminhos do Frio – Desde a última segunda-feira (29), em paralelo à programação do festival, a cidade também recebe a Rota Cultural Caminhos do Frio, que passará por seis cidades do brejo paraibano onde, no inverno, as temperaturas chegam a marcar 12 graus. São elas: Bananeiras, Areia, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Em Areia, o Caminhos do Frio tem como tema “Frio, Cachaça e Arte”. 

Atividades – Nesta quinta-feira, também ocorrem oficinas, debates, mesa redonda, lançamentos de livros, exibição de filmes, apresentações de cultura popular, circo, dança, teatro e muita música. 

Edições anteriores - Após 2 anos sem ser realizado, em 2011 o Festival de Artes de Areia foi retomado e teve como tema a própria Paraíba, ocorrendo de 14 a 18 de setembro. Em sua programação, apenas artistas paraibanos, de projeção local e nacional, das mais diversas vertentes, colocando em destaque a rica produção cultural do estado. Em 2012, o festival trouxe o tema “Eu, Você e os Outros”, em homenagem ao centenário da obra do escritor paraibano Augusto dos Anjos, “Eu”. Para reforçar a homenagem, todos os locais de programação do Festival foram identificados pelos títulos das poesias da obra de Augusto. 

Visite o site – Mais informações e toda cobertura ao vivo da 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.




Luciano Soares

Espetáculos de teatro e circo garantem diversão no Festival de Artes de Areia

O município de Areia entrou em clima de festa desde a última segunda-feira (29) com a realização do 14º Festival de Artes de Areia, que acontece até 4 de agosto no Brejo paraibano. Entre as atrações distribuídas pelos 15 polos da cidade nesta quarta-feira (31) estão os espetáculos de teatro e circo para o público infantil e adulto.
 
Teatro – Para os amantes do teatro, no Polo “Açucena”, nas dependências do Colégio Santa Rita, a partir das 16h, será apresentado o espetáculo “A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só”, pelo Grupo Graxa de Teatro de João Pessoa. A peça mostra a vida da garotinha órfã Luzia, que tem como companhia apenas seu avô e o seu urso Irineu. No seu universo de menina sonhadora, com seus medos e anseios, cria suas próprias histórias como a da Princesa do Reino da Luz, onde bruxos, fantasmas e outros seres ganham vida.

Já no Polo Senhora Cena, no Teatro Minerva, a partir das 21h, será encenado o espetáculo “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”, pelo Grupo de Teatro da Poli, de São Paulo. A atividade tem um texto que denota a sua contemporaneidade, estilo e temática. Expõe a fragmentação das relações amorosas, o fim das utopias e a impossibilidade do amor, a solidão desenfreada e os vícios cotidianos, a eterna espera pelo outro, a loucura do dia-a-dia, a homossexualidade, o misticismo, a religiosidade, além de sua relação com as flores, com o vírus HIV e a urbanidade de seus contos e personagens que estão presentes neste espetáculo.

Circo – Uma ida ao paraíso que não existe misturando realidade e sonho. Este é um pouquinho do espetáculo “Vamos a La Praia”, que começa às 19h, no Polo Armaria Mainha, no circo. Liderado pelo Grupo Bastet de Teatro, de Goiás, o espetáculo começa com uma brincadeira que recria o universo brincante e imagético da praia. Brincadeiras, música, poesia e números circenses irão garantir a diversão dos visitantes destes polo. 

Cultura Popular – No Polo Fuxicarte, localizado na Emater, das 9h às 19h, vai abrigar o Salão de Artesanato da Paraíba, reunindo artesanatos de diversas técnicas e origens de municípios paraibanos. Já no marco histórico da cidade, na Praça 3 de Maio, no Polo “Chão de Mestras”, a partir das 17h, haverá muita cultura popular com a apresentação musical das violeiras do município de Alagoa Grande, Soledade e Minervina.

Dança – O espetáculo “Terreiro Envergado”, do grupo Coletivo Tanz, de Campina Grande, vai garantir a interação dos visitantes no Polo Brincantes Enluaradas, localizado no histórico Coreto, na Praça Pedro Américo, a partir das 16h. Com classificação livre, o espetáculo é realizado em cima do conceito de brincantes urbanos, onde com suas características próprias de intérpretes-personagens, sendo ela de origem da cultura popular ou urbana, ritualizam uma dramaturgia de conflito do universo feminino com o masculino através de alguns esquemas coreográficos pré-estabelecidos.

Música – O polo ‘Sonoras Erês’, no Centro Social Urbano (CSU), vai receber atividades de musicalização infantil com uma programação voltada especialmente ao público jovem. No horário das 9h às 15h, será apresentado o espetáculo “Pirralhim – Música para Crianças Pequenas”, do Laboratório de Educação Musical Infantil (Lemi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Artes plásticas – Durante toda esta quarta-feira (31), no Polo Artérias das Artes, no Casarão José Rufino, acontecerão dez exposições de artes visuais, fotográfica e multimídia, entre elas o “Laboratório de Experimentação”, a partir das 9h com uma produção coletiva, “Ocupação do Espaço”, com o fotógrafo Ricardo Peixoto, e “Histórias de Areia”, por Maria dos Mares, do município de Balsas (MA). Na área de fotografia tem a exposição “Eu e Minha Árvore”, “Paraíba Mulher Macho”, “Guardiãs do Sertão” e “Nação: Genes Femininos”. Na multimídia tem a exposição “Influjo”, “A Memória também é feita de luz e sombra” e o “Som que você vê”, de Felipe Espencer, de João Pessoa. 

Oficinas – Ainda nesta quarta-feira, serão ministradas onze oficinas em diversos polos espalhados pela cidade de Areia. Na área de artesanato, serão ofertadas as oficinas “Loiças do Chã da Pia”, no polo de mesmo nome na Comunidade Chã da Pia, além da oficina “Arte na Palha”, no polo Chã de Jardim nesta comunidade. Na literatura, haverá a oficina “Versos e Prosas”, no Polo Gravidéias, localizado na Escola Prof. João Coutinho, e a oficina “Poesia Viva”, no Polo Senhora Cena. 

Ainda no Polo Gravidéias, haverá oficinas na área de audiovisual “Atuação para cinema”; no teatro a atividade “Teatro Experimental” e o “Ator Criador”. Na área de artes visuais serão oferecidas a “Produção Fotográfica avançada” e “Produção fotográfica para iniciantes”.

Já na Câmara Municipal de Areia, no polo ‘Escrivaninha Secreta’, ainda haverá mesas redondas e debates com o professor José Octávio e mesa redonda sobre literatura Ritmo e poesia com Pertnaz e Tiago da Silva.
No polo “Sala de Criação”, localizado no Mercado Central, haverá a oficina de gastronomia “Delícias do Brejo” pelas quituteiras de Areia. No polo Vagaluminosas, no Colégio José Américo, serão realizadas as oficinas de dança “Trançados musculares: saúde corporal e danças populares” e a oficina de cultura popular “Rotas do Cordel na Borborema”. E por fim, no Polo Armaria Mainha haverá ainda a oficina de Circo “Escola de Palhaças”.

Visite o site – A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.




Luciano Soares

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cultura popular é destaque no 14º Festival de Artes de Areia

A noite de abertura do 14º Festival de Artes de Areia, nesta segunda-feira (29), foi marcada por apresentações de grupos de cultura popular, que animaram o público ao som de ritmos de origem africana, tais como: coco de roda, samba, ciranda e frevo, na cidade de Areia, no brejo paraibano.
 
A edição 2013 do Festival tem como tema “Paraíba Feminina de Cultura – Mulher é Arte”. A programação segue até o próximo domingo (4) e inclui apresentações de grupos de cultura popular; oficinas; exposições; dança; artes plásticas; mostras audiovisuais e shows musicais, com atrações da Paraíba e do cenário artístico nacional.

Na primeira noite do evento, o “Grupo Tambores do Forte”, da cidade de Cabedelo (PB), percorreu as ruas da cidade em cortejo até chegar ao pólo “Chão de Mestras”, na Praça 3 de Maio. O local foi reservado às apresentações dos grupos de cultura popular, durante os dias de realização do festival. A programação está distribuída em outros 14 pólos.

O “Grupo Tambores do Forte”, da cidade de Cabedelo (PB), deu início às atividades da primeira noite do evento, às 19 horas, percorrendo as ruas da cidade em um Cortejo, até chegar ao pólo “Chão de Mestras”, na Praça 3 de Maio, onde se juntou aos outros grupos de cultura popular que se apresentaram na abertura do Festival.

O local foi reservado às apresentações dos grupos de cultura popular, durante os dias de realização do festival. A programação está distribuída em 15 pólos. A primeira noite seguiu com a apresentação do monólogo “Francisco mim ama”, encenado pela atriz paraibana Maria Betânia, em alusão à temática da violência contra a mulher.

Na sequência, subiram ao palco os grupos Liberdade Negra (Bayeux-PB); Morro Quilombo (Gurugi-PB); Caiana dos Crioulos (Alagoa Grande-PB) e Samba de Lata (Tijuaçu-BA). O encerramento ficou por conta do Grupo Tambores do Forte (Cabedelo-PB).

Programação – A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível na página do evento no portal do Governo do Estado (www.festivaldeareia.pb.gov.br). O site disponibiliza ainda todas as informações sobre o Festival para os interessados em acompanhar as atividades culturais. 




Luciano Soares


Reitor Rangel Junior participa de evento literário do Festival de Artes de Areia

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, participou, na tarde desta terça-feira (30), de evento literário dentro das atividades do Festival de Artes de Areia, no Brejo paraibano. A iniciativa conta com a participação da Editora da Universidade Estadual da Paraíba que lançou no evento mais de 20 novos títulos do Selo Acadêmico EDUEPB e do Selo Cultural Latus.

A inclusão da Editora Universitária na programação oficial do festival representa um reconhecimento à universalização e diversificação da política de publicações da editora e mais uma oportunidade de exposição pública dos produtos acadêmicos e culturais que a EDUEPB levará para Bienal do Rio de Janeiro e para a feira de Frankfurt, na Alemanha.

1002481_187464081437011_1681001691_nEstão entre os títulos oferecidos ao público os quatro últimos lançamentos da editora: O Sertão em Memórias, do autor João Morais de Sousa; Confidencial Entrevista, de Chico Maria; Zé Clementino: O matuto que devolveu o trono ao Rei, de Jurani Clementino; e Sabedoria de Cabôco, de José Alves Sobrinho.

A possibilidade em oferecer ao público diversidade em literatura é um dos principais objetivos da editora, que estimula a leitura dos acadêmicos da Instituição e da comunidade em geral, comercializando os livros a preços promocionais.




Luciano Soares

UFPB assina convênio com prefeitura de Guarabira, Areia e Itapororoca

A Reitora Margareth Diniz recebeu, nesta terça-feira (30), em seu gabinete o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, de Areia Paulo Gomes Pereira e de Itapororoca Celso Moraes para assinatura de Convênio de Cooperação Técnico-Científico e Pedagógico.
 
O convênio denominado UFPB no seu Município é uma das ações da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac) que tem o objetivo de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento sócio-ambiental, econômico, artístico e cultural de municípios da Paraíba. O UFPB no seu Município já firmou compromisso com 9 municípios paraibanos.
 
Para Celso Moraes, de Itapororoca, “a assinatura de um convênio com uma instituição como a UFPB significa um grande passo para a educação de Itapororoca. Esta é uma semente que produzirá vários frutos para o nosso povo. Educação é a base de tudo”, disse.
 
O prefeito de Areia, Paulo Gomes, parabenizou a UFPB pelo programa. “Fazer parcerias com a UFPB é muito importante para qualquer município. A população será muito beneficiada com ações como esta que trazem o progresso para o município”, afirmou.
 
Zenóbio Toscano falou que “o UFPB no seu Município vem contribuir em muito com o trabalho de cada prefeitura. É uma idéia muito feliz desenvolvida pela Prac, e Guarabira só tem a agradecer por esta parceria”, completou.

 
UFPB no seu Município

O UFPB no seu Município é um programa de extensão da UBPB que agrega várias ações da instituição utilizando projetos já aprovados pelos diversos programas de extensão da PRAC como o Probex, Proext e Fluex, de acordo com as demandas das prefeituras e de cursos em áreas específicas a serem desenvolvidos no decorrer desta gestão. As ações do Programa “UFPB no seu Município” envolverão todas as áreas de atuação da extensão universitária em acordo com as diretrizes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária.
 
O professor Orlando Vilar destacou o encontro, nesta terça, como “mais uma etapa de um programa que vem sendo desenvolvido pela equipe da Prac com muita dedicação. Queremos alcançar outros municípios que estão inseridos nas regiões em que a nossa instituição atua”, afirmou.
 
Estiveram presentes no ato da assinatura dos Convênios, o professor Lincoln Eloi de Araújo, Marçonilia Arnoud e José Augusto de Moraes da Prac.

 
 
 
Luciano Soares
 
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Festival de Areia tem programação multicultural com 138 atrações

Divulgada, nesta sexta-feira (19), a programação do 14º Festival de Artes de Areia. O evento acontece de 29 de julho a 4 de agosto, na cidade de Areia, no Brejo paraibano. Com o tema ‘Paraíba Feminina de Cultura’, o Festival vai abordar o universo feminino a partir de diversos olhares, colocando em destaque o protagonismo das mulheres nas artes e na sociedade em geral.
 
A programação prevê 138 atrações, distribuídas em oito linguagens artísticas, contemplando artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Irão compor as atividades, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas. Além da programação artística, o eventoainda vai contar com debates de outras áreas da cultura, como Arte Contemporânea, Economia Criativa e Cidadania Feminina.

Música – Este ano, o Festival vai contar com duas grandes artistas da MPB, Zélia Duncan e Zizi Possi. Além delas, outros grupos e artistas regionais se apresentarão, como Sandra Belê (Zabelê), Lucy Alves (João Pessoa), Eleonora Falcone (João Pessoa), Sex On The Beach (Campina Grande), A Troça Harmônica (João Pessoa), Camerata Philipéia (João Pessoa) e Dusouto (RN).

Dança - A programação de dança vai realizar a mesa-redonda “Políticas culturais para dança: o papel dos fóruns, redes associativas e associações de classe”, com personalidades do cenário regional e nacional, como Liana Gesteira (PE). Ainda serão ministradas duas oficinas: uma com Valéria Vicente, pesquisadora de dança popular e contemporânea, e outra com Isabel Marques, sobre as interfaces da dança e a educação. A mostra de espetáculos traz ainda a performance Playlist, do coletivo Movasse (MG), entre outros grupos nacionais e regionais.

AudiovisualVão ser exibidos os longas-metragens Elena (2012), dirigido por Petra Costa (SP), e Eles Voltam (2013), de Marcelo Lordello (PE). Também vai ser realizada a Mostra de Cinema Paraibano, com 8 curtas selecionados através de edital público, e uma Mostra de Cinema Infantil, com a exibição de 11 curtas nacionais. A área terá uma Oficina de Capacitação Audiovisual para Jovens, com módulos sobre Produção de Audiovisual, Fotografia para Cinema, Atuação, Roteiro e Direção e Realização de Curtas.

Cultura Popular - A Mostra de Cultura Popular vai reunir grupos de cocos de roda, pífanos e reisados. A programação conta com um cortejo, na abertura do Festival, e os grupos Samba de Lata de Tijuaçu (BA), Coco de Roda – Grupo de Tradições Folclóricas Moenda (Areia-PB), Capoeira Angola Palmares (Areia-PB), Sanfona Fest (Areia-PB), Grupo do CRAS (Borborema-PB), Grupo de Xaxado da Funad (João Pessoa-PB), além de oficinas de artesanato, culinária e cordel.

Teatro - A programação de Teatro vai contar com nomes de impacto nacional e internacional, como a atriz Denise Stoklos, que apresenta o monólogo “Preferiria Não?”. A Cia XIX de Teatro apresenta o espetáculo “Hysteria”, e o Grupo de Teatro da Poli (SP), o espetáculo “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”. Ainda vão ser realizadas três oficinas: Teatro Experimental, Teatro Escambo e a oficina Hysteria, com o Grupo XIX de Teatro, voltadas a artistas iniciantes e profissionais.

CircoA programação circense vai contar com a presença da atriz e palhaça Andrea Macera (SP), integrante do Grupo Barracão Teatro (SP) com a apresentação “A Julieta e o Romeu”; a Cia Animè (PE) mostra “As Levianas”. A programação ainda inclui o Grupo Bufões de Olavo (João Pessoa – PB), Caravana Tapioca (PE), Cia. Circo Rebote (DF) e o Grupo de Teatro Bastet (GO). A proposta conta ainda com as oficinas: Escola de Palhaças, com Andréa Macera, e a oficina de Palhaços para Iniciantes da Cia Animè.

Artes VisuaisA arte da ceramista Maria dos Mares, maranhense radicada na Paraíba, é o destaque da mostra. Além do debate com os professores José Rufino e Madalena Zaccara sobre a obra de Pedro Américo. A proposta conta ainda com três oficinas: uma ministrada pelo coletivo paulista Aluga-se, cujo resultado irá compor a exposição do festival; uma oficina de grafite, com a grafiteira carioca Panmela Castro; e o projeto Pavilhão Lambe-lambe, do fotógrafo Ricardo Peixoto, que vai levar uma oficina de fabricação de câmeras fotográficas para crianças e palestras sobre a história da fotografia. Ainda vão ser realizadas três exposições fotográficas, três instalações multimídia/arte digital e um mural coletivo com o tema: Paraíba Feminina. 

Literatura – Vão ser realizados saraus, recitais, mesas-redondas e lançamentos de livros. Ainda estão programadas oficinas literárias de contação de histórias, fanzine e poesia, com destaque para a oficina Poesia Encenada, com a atriz Elisa Lucinda (ES). Os lançamentos de publicações terão o apoio da EduEPB (Editora Universitária da UEPB) e do Jornal A União, que vai lançar o livro Uma Viagem no Tempo, comemorativo dos 120 anos do periódico. 

Polos – O Festival vai contar com 15 polos, que vão abrigar toda a programação. Cada um ganhou um nome que interage com o espaço, programação ou o tema do evento.


Toda programação vai estar disponível, a partir da próxima segunda-feira (22), no site do Festival. Os interessados poderão acessar o endereço www.festivaldeareia.pb.gov.br e conhecer mais sobre o evento e a cidade.




Luciano Soares

 

Pe. Paulo José pede afastamento da Diocese de Guarabira

Na manhã desta Quarta-Feira(17.07) através de um documento assinado pelo Bispo Diocesano Dom Lucena e divulgado pelo Blog oficial da Diocese de Guarabira-Pb,documento este intitulado Atos da Cúria Diocesana-Julho 2013.Foi divulgado essa notícia que surpreendeu os Diocesanos da Diocese de Guarabira-PB.

O mesmo relatava a transferência do Pe.Paulo José de Lima, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição localizada na cidade de Areia-PB, a mesma da Diocese de Guarabira , para a Arquidiocese da Paraíba por tempo determinado.
 
Ficando assim como administrador paroquial o Pe.Jandeilson Rodrigues de Alencar,que juntamente com o Pe.José Antônio Justino, assumirá as atividades pastorais e eclesiais, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Areia-PB.
 
Pe.Paulo José de Lima, serviu a Diocese de Guarabira-Pb, por mais de 20 anos, sendo 14 desses na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Pirpirituba-Pb, 4 anos, na catedral de Nossa Senhora da Luz, sede da Diocese, em Guarabira-PB e agora em 2013, completaria 3 anos, de serviço prestado a paróquia Nossa da Conceição na cidade de Areia-PB.
 
Confira o Documento Oficial!
 
 
 
 
Luciano Soares
 
 

Taxa de homicídios cresce 100% e coloca 10 cidades do Agreste, Brejo e Curimataú no Mapa da Violência

A taxa de homicídios registrada em dez municípios do Agreste, Brejo e Curimataú paraibano cresceu 100% em três anos e colocou essas cidades no Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude do Brasil. 

Enquanto em 2009 essas cidades somaram 20 assassinatos, em 2011 esse número passou para 40. Algumas delas conseguiram reduzir esse índice. Outras, porém, mais que dobraram a quantidade de crimes ocorridos.

Foi o caso de Guarabira que passou de 9 homicídios em 2009, para 19 em 2011. Um aumento de 111%, de acordo com o estudo. Em 2010 a Rainha do Brejo registrou 18 assassinatos.

Bananeiras é um exemplo de cidade que oscilou o número de mortes violentas. Em 2009 foram 3 assassinatos. O número cresceu para 8, em 2010, e foi reduzido em 2011, quando foram registrados 5 homicídios.

Areia não registrou nenhum assassinato em 2009. Entretanto, em 2010 foram 5 mortes, sendo que em 2011 esse índice caiu para 2.

Solânea teve apenas uma morte violenta em 2009, nenhuma em 2010 e pulou para 2, em 2011.

Em Arara foram registrados 2 homicídios em 2009, 4 em 2010 e 3, em 2011.

Já em Cacimba de Dentro houve apenas uma morte violenta em 2009. Em 2010 o número se repetiu e, em 2011, foram 3 assassinatos.

Casserengue pulou de zero, em 2009, para 3 assassinatos em 2011. Em 2010 foi registrada apenas uma morte.

Remígio reduziu o índice nos três anos estudados. A cidade partiu de 3 assassinatos, em 2009, para 2 em 2011, tendo registrado esse mesmo número em 2010.

Serraria teve apenas uma morte violenta em 2009 e uma em 2011. Em 2010 não foram registrados homicídios no município.

Damião foi a única, das dez cidades das três regiões, que não registrou nenhum assassinato nesses três anos estudados no Mapa da Violência 2013.





Luciano Soares

 

Rômulo Gouveia debate desigualdades intrarregionais na Fiep

O vice-governador Rômulo Gouveia participou, nesta quinta-feira (18) da Mesa Redonda com a Comissão Executiva do Movimento Integra Brasil, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. O tema do debate foi “As desigualdades intrarregionais na economia nordestina: soluções e encaminhamentos”.
 
Rômulo defendeu a redução das desigualdades regionais com novas intervenções econômicas e negociações políticas, por meio da mobilização do setor produtivo, instituições públicas e privadas. Ele enfatizou que Governo do Estado já adota uma política de desenvolvimento regional interno com o Pacto pelo Desenvolvimento Social, que em dois anos está destinando cerca de R$ 150 milhões para os municípios, principalmente nas áreas de educação e saúde, além dos outros investimentos em rodovias, adutoras, esgotamento e saneamento básico e incentivo à economia local.

O Governo da Paraíba apoia esta iniciativa até porque defendemos um novo pacto federativo. Estamos também reafirmando a defesa da inclusão da Paraíba na Ferrovia Transnordestina, como forma de contribuir para a redução da desigualdade intrarregional”, explicou o vice-governador.

Por sua vez, o secretário do Planejamento, Gustavo Nogueira, que preside o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), foi o relator geral do evento. Ele destacou que o Movimento Integra Brasil tem como meta, para os próximos 20 anos, tornar a região Nordeste responsável por 70% do Produto Interno Bruto – PIB per capita do Brasil. O secretário executivo da Interiorização da Ação do Governo, Moacir Barbosa Rodrigues, também participou da mesa redonda.

O Integra Brasil surgiu no Estado do Ceará, através da iniciativa do CIC – Centro Industrial do Ceará, que é presidido por Nicolle Barbosa. “A nossa intenção é diminuir as desigualdades econômicas e sociais entre as regiões brasileiras. Visamos uma ação política bem fundamentada em dados, informações e analises técnicas, de maneira que exista a participação de toda a sociedade, nesse processo. Vamos construir um Plano de Ação Político, com capacidade para dizer para o Brasil que o Nordeste quer o lugar que ele deve ter dentro do processo de desenvolvimento do país”, disse Nicolle, que mediou os debates juntamente com presidente da Fiep, Buega Gadelha.

Sede da PF – Ainda em Campina Grande, o vice-governador Rômulo Gouveia prestigiou a inauguração da Delegacia da Polícia Federal, na Avenida Assis Chateaubriand, no bairro do Mirante. Na oportunidade, ele disse que a Secretaria de Segurança Pública vai trabalhar de forma articulada com a Polícia Federal no combate ao crime organizado.




Luciano Soares

 

Saúde inicia ações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (18), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e Gerência Operacional de DST/Aids e Hepatites Virais, o Seminário Estadual de Hepatites Virais. O evento aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), em João Pessoa, durante todo o dia e contou com a presença de profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica de diversos municípios, a fim de implementar informações sobre a notificação, investigação e diagnóstico do agravo, por meio da solicitação e interpretação dos marcadores sorológicos.

De acordo com a gerente operacional de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Ivoneide Lucena, a avaliação do evento foi positiva. “Nós avaliamos o seminário como um evento bastante produtivo. Todas as Gerências Regionais de Saúde (GRS) e os Centros Especializados de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex) aceitaram o convite para fazer parte do evento, participando com muita vontade, para assim podermos fortalecer as ações de prevenção e assistência às hepatites virais na Paraíba”, disse.

Durante todo o dia foi feito um panorama das hepatites virais no Estado, além de estudo e apresentação de casos da doença. Segundo dados da SES, em 2012, foram notificados 2.950 casos suspeitos da doença em todo o Estado. Até junho de 2013, foram notificados 630 casos na Paraíba. Quanto ao número de casos confirmados como hepatites virais, no ano passado, foram 161 como hepatite A, 223 como hepatite B, e 151 casos como hepatite C. Em 2013, foram confirmados 102 casos de hepatite A, 58 casos de hepatite B e 36 casos de hepatite C.

Segundo Ivoneide Lucena, o seminário foi um momento importante para troca de experiências entre os profissionais de saúde e representou apenas o início de várias ações relacionadas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que é comemorado em 28 de julho. “Esse evento de hoje foi apenas o início de uma gama de outros eventos que serão realizados, voltados ao cuidado com as hepatites virais no nosso estado. Vamos realizar ações em vários municípios do interior da Paraíba, qualificações para médicos e enfermeiros das Gerências Regionais de Saúde, entre outras ações. O calendário ainda está sendo definido, mas posso adiantar que já no mês de agosto duas qualificações serão realizadas para esses profissionais de saúde”, disse.

Hepatites – Hepatite é uma inflamação no fígado, que pode ser causada por vários fatores, entre eles: medicamentos, doenças infecciosas, alcoolismo, hepatite autoimune e vírus. As hepatites virais podem ser transmitidas de duas formas: transmissão fecal-oral (vírus A e E), que tem seu mecanismo de transmissão ligado às condições de saneamento básico e higiene pessoal da água e dos alimentos, e transmissão parenteral, sexual e vertical (vírus B, C e D), que é realizada por diversos mecanismos, como compartilhamento de material contaminado, seja para uso de drogas (seringas, agulhas e canudos), seja para higiene pessoal (alicates de unha, barbeadores, escova de dente), ou para colocação de tatuagens e piercings, entre outros. Na Paraíba circula apenas os vírus A, B e C da doença.

Para mais informações sobre a saúde do estado, acesse:





Luciano Soares


Delegados discutem metas da Região Integrada de Segurança Pública

Delegados da 2ª Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), com sede em Campina Grande, se reuniram nessa terça-feira (16) para traçar as estratégias adotadas com a criação nova estrutura de segurança pública do Estado. A reunião aconteceu na sede da 2ª DRPC.
 
O delegado Marcos Paulo Vilela, responsável pela gerência da 2ª Reisp, que abrange Campina Grande e outros 109 municípios, disse que a pauta da reunião se baseou nas metas estabelecidas para esta nova etapa de trabalho. “Toda mudança requer planejamento, e nós estamos focados nessas metas, debruçando-nos sobre as estatísticas de cada setor e analisando os melhores métodos para combater a violência”, disse Vilela. 

A Paraíba foi dividia em três regiões. A primeira fica na região de João Pessoa, a segunda abrange Campina Grande e região, e a terceira é sediada em Patos, englobando cidades do Sertão paraibano. Cada Reisp é subdividida em AISPs (Áreas Integradas de Segurança Pública e Defesa Social). 

Os municípios de Campina Grande e Fagundes formam a 10ª AISP da 2ª REISP e estão sob a responsabilidade do delegado Iasley Almeida.




Luciano Soares

 

Fórum promove I Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas

O Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo) promove na próxima segunda-feira (22) o I Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas. O evento será realizado a partir das 14h, no auditório do Ministério Público da Paraíba, e tem como objetivo difundir as ações das ouvidorias em todo o Estado.

A programação será iniciada com uma apresentação da ouvidora geral do Estado e coordenadora do Fopo, Tânia Brito, e pela coordenadora adjunta do Fórum e ouvidora das Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (Facene/Famene), Marlene Ramalho. No decorrer do evento, estão previstas palestras do professor Rubens Pinto Lyra, mestre em ciência política e doutor em direito pela Universidade de Nancy, na França, e do diretor do Sistema Correio de Comunicação, Walter Galvão. Eles vão falar, respectivamente, sobre “Propostas para instituição do Sistema Nacional de Ouvidorias Públicas” e “Os impactos das ouvidorias privadas para a cidadania”. Após as explanações, haverá um período de intervenções e interação com o público.

Na oportunidade, haverá uma menção honrosa ao professor Rubens Pinto Lyra, pela relevância dos serviços prestados na luta pela democracia e contribuição para a construção de novos instrumentos de controle social, no âmbito das ouvidorias públicas, consolidando vários fóruns e conselhos de direitos na Capital e no País.

Para a ouvidora geral do Estado, o momento é de consolidação de metas definidas pelo Fórum no sentido de difundir o instrumento de ouvidorias na Paraíba. “Neste momento em que presenciamos uma sociedade atuante, que reivindica direitos básicos como saúde, educação e segurança, temos nas ouvidorias a capacidade de interagir com os governos por meio de um rico banco de dados proveniente das demandas acessadas pelos cidadãos”, afirmou. 

Tânia Brito também ressaltou a importância de homenagear o professor Rubens Pinto Lyra. “Um homem que dedica a vida para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, enfatizou.

Fopo – O Fórum Paraibano de Ouvidorias foi criado em 2010, com o objetivo de trabalhar a comunicação, educação e integração entre as ouvidorias públicas e privadas do Estado, impulsionando a criação de demais unidades e compartilhando experiências no sentido de avançar como instrumento que assegure os interesses da população. 

O Fórum se reúne todas as quartas-feiras de cada mês, em local e hora definidos previamente e de forma itinerante entre as ouvidorias participantes.




Luciano Soares


Semana da Agricultura tem participação da Empasa em Areia

Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), o Governo do Estado vai realizar a Semana da Agricultura entre os dias 22 e 28 deste mês, na Capital e cidades do interior, com a participação de vários órgãos estaduais, entre eles, a Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa).

A central de abastecimento ficou responsável pelo dia 25, quinta-feira, no município de Areia, Brejo paraibano, quando vai mostrar alguns serviços prestados à população, como distribuição de alevinos que são produzidos na Estação de Piscicultura em Itaporanga aos produtores rurais devidamente cadastrados; demonstração da compostagem orgânica que é feita na sede; mostra do aquário gigante com peixes das espécies tilápia, tambaqui e carpa; apresentação do coral que tem como componentes servidores do órgão comandados pela maestrina Socorro Estrela; e degustação do baião de dois processado no programa social denominado Segurança Alimentar e Nutricional da Empasa (Sane).

O presidente da Empasa, engenheiro José Tavares Sobrinho, enfatiza a participação do órgão estatal que trabalha em ações sociais e não se restringe apenas ao abastecimento alimentício da população. “O Governo é um só, com a participação das secretarias e órgãos afins. Lembrando, assim, a passagem do Dia do Agricultor, em 28 de julho, que é muito importante na vida do cidadão na produção de alimentos”, destaca o presidente.

A Empasa também estará, durante os três últimos dias do evento, no Busto de Tamandaré – divisa das Praias de Cabo Branco e Tambaú, na Capital, apresentando seus serviços.




Luciano Soares

 

Fundac firma parceria com Polícia Militar para garantir segurança dos internos

A Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” firmou parceria com a Polícia Militar da Paraíba para garantir a segurança dos jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades de ressocialização do Estado, em especial no que ser refere à escolta policial. 

A parceria foi acertada na manhã desta quinta-feira (18), durante reunião no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.
 
Segundo a presidente da Fundac, Sandra Marrocos, a reunião com o comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, teve como objetivo construir uma parceria, a longo prazo, no que se refere à garantia da segurança dos jovens e adolescentes em conflito com a lei, internos nas unidades de ressocialização da Fundação, que necessitam de escolta policial durante as suas saídas, sejam para audiências ou atendimento de saúde.

O coronel Euller Chaves ressaltou a importância do diálogo constante entre as unidades da Fundac e o Comando Geral da PM e propôs a instalação do Programa de Prevenção e Resistência às Drogas (Proerd), o aprimoramento da segurança externa nas unidades e a escolta policial dos jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, durante as saídas das unidades.

A atitude desta parceria é pioneira, tanto da parte da Polícia Militar quanto da Fundação. A proposta do comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, foi muito importante para a Fundação. De forma imediata ele atendeu os pleitos referentes à segurança dos internos nas unidades de ressocialização do Estado”, elogiou Sandra Marrocos.

Além da presidente da Fundac e do comandante geral da PM, participaram da reunião a diretora técnica da Fundação, Denise Miranda, o chefe da segurança da Fundac, Marcos Antônio, e os diretores das unidades de ressocialização de João Pessoa, que, a partir de agora, terão um diálogo constante com o Comando Geral da PM e, de forma imediata, se comprometeram em fazer um levantamento da necessidade de cada abrigo.




Luciano Soares