quarta-feira, 29 de agosto de 2012

13º Festival Nacional de Artes de Areia começa nesta terça na PB

Programação vai até o sábado (1) com diversas apresentações artísticas.
Elba Ramalho abre oficialmente festival com show na quinta-feira (30).

Começa nesta terça-feira (28) o 13º Festival Nacional de Artes de Areia, no Brejo paraibano, com oficinas de artes plásticas, dança, circo, teatro e audiovisual. A programação começa com oficinas de cultura popular, vivência artística e artes plásticas. Na quinta-feira (30) a cantora paraibana abre oficialmente o evento com show às 22h no palco principal, na Praça João Pessoa. Confira a programação completa aqui.

O festival acontece em vários pontos da cidade histórica chamados de polos. O polo “A Árvore da Serra”, localizado no Coreto da Praça Pedro Américo, é o local da primeira oficina de cultura popular, que será apresentação de bonecos das 8h às 10h e à tarde, a oficina será de Ventríloquo das 14h às 16h. São mais de 100 atrações das artes visuais, audiovisual, cultura popular, circo, dança, literatura, música e teatro.

A programação musical do Festival de Artes de Areia tem além de Elba Ramalho, o show de Tulipa Ruiz no dia 31, também no palco principal. Ela foi considerada a melhor cantora de 2011 no Prêmio Multishow. Encerrando os shows, Antônio Nóbrega se apresenta no sábado, 1 de setembro, a partir das 22h. Toda programação tem entrada gratuita.

Este ano o festival traz o tema “Eu, Você e os Outros”, em homenagem ao centenário da única obra do escritor paraibano Augusto dos Anjos, “Eu”. Para reforçar a temática, todos os locais de programação do Festival de Areia serão identificados pelos títulos das poesias da obra de Augusto. A organização do evento estima que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o festival este ano.

O município de Areia fica a 132 km de João Pessoa. Tem cerca de 25 mil habitantes e está localizada na região do Brejo, onde a temperatura pode chegar aos 12° nesta época do ano. Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, a cidade é coberta por uma leve neblina e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos. É também considerado um templo da história e da cultura por abrigar aspectos da arquitetura antiga e preservar a cultura do Brasil Colônia.

Além das apresentações artísticas e das oficinas, acontecem fóruns de debate. A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba disponibilizou hospedagem alternativa para participantes do evento cultural na Escola Estadual Álvaro Cabral. São seis dias em que Areia vai concentrar artistas de várias regiões da Paraíba e do Brasil. Confira mais detalhes do festival no site do evento.




Luciano Soares


terça-feira, 21 de agosto de 2012

Festival de Artes de Areia começa dia 28 e divulga seleção de artistas




A programação do Festival de Artes de Areia começa no dia 28 deste mês com oficinas de artes plásticas, dança, circo, teatro e audiovisual. Mas será na quinta-feira (30) o show de abertura oficial do evento com Elba Ramalho, no palco principal, às 22h. O Festival termina no domingo 2 de setembro.

No dia 31, também no palco principal, às 22h, a atração será o show de Tulipa Ruiz, melhor cantora de 2011 no Prêmio Multishow pelo júri especializado e indicada como artista revelação no VMB do mesmo ano. A artista apresentará músicas de seus álbuns “Efêmera” (considerado o melhor disco de 2010 pela revista Rolling Stones) e “Tudo Tanto” (mais recente trabalho, lançado em julho deste ano).

A programação musical do Festival de Artes de Areia será encerrada no sábado 1º de setembro, com show de Antônio Nóbrega, às 22h. Ele apresentará uma síntese dos últimos 15 anos de atividade artística, com músicas dos seis últimos espetáculos: “Na Pancada do Ganzá”, “Madeira que Cupim não Rói”, “Pernanbuco falando para o Mundo”, “Marco do Meio Dia”,  “Lunário Perpétuo” e “9 de Frevereiro”. Toda programação do Festival tem entrada gratuita.

O Festival de Arte de Areia é uma realização do Governo da Paraíba e neste ano, o Festival tem o tema “Eu, Você e os Outros”, em homenagem ao centenário do “Eu”, única obra de poesia do paraibano Augusto dos Anjos. Para reforçar a temática, todos os locais de programação do Festival de Areia serão identificados pelos títulos das poesias da obra de Augusto.
 
O Festival de artes de Areia tem o objetivo de democratizar o acesso às artes, através de apresentações gratuitas em espaços abertos e de fácil acesso a população em todas as linguagens: artes visuais, audiovisual, cultura popular, circo, dança, literatura, música e teatro. O evento também pretende provocar uma discussão sobre cultura e linguagens artísticas contemporâneas no e do Nordeste e atrair fluxos turísticos de natureza cultural e sustentável.

É um Festival de Artes nacional – traz artistas e público de diversas partes do Brasil. A estimativa é que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o evento este ano.


Girando a economia – Além de gerar empregos, o evento contribui para fortalecer a economia local. No ano passado, o Festival promoveu a contratação direta de aproximadamente 1200 pessoas entre artistas (atores, bailarinos, artistas plásticos e circenses, escritores, músicos, realizadores, cineastas e expressões da cultura popular), técnicos (iluminadores, sonoplastas, montadores, assistentes, cinegrafistas, editores de vídeo) e produtores culturais; e gerou uma arrecadação de aproximadamente R$ 900.000,00, através da contratação de serviços de hospedagem, alimentação e transporte.

O município de Areia fica a 132 km de João Pessoa. Tem cerca de 25 mil habitantes e está localizada na região do brejo, onde a temperatura pode chegar aos 12° nesta época do ano.

Seleção – A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult) encerrou na sexta-feira (17) a seleção dos inscritos para integrar a programação de artes visuais, audiovisual, circo, teatro e dança no Festival de Artes de Areia de 2012 (relação baixo).

  • Edital de Seleção nº. 006/2012 – Audiovisual:

Filmes
La traz da serra – curta-metragem
Proponente: Paulo Roberto de Souza JR

A coisa – curta-metragem
Proponente: Gian Felipe Rodrigues Orsini

As Scismas do destino – curta-metragem
Proponente: Paulo Leonardo F. de Paiva e Souza

O contador de filmes – curta-metragem
Proponente: Elinaldo José Rodrigues

O olhar de Zezita – curta-metragem
Mercicleide Ramos de Almeida

VJ
Felipe Spencer Nóbrega Cabral
Iramaya Rocha de Araujo Silva

Oficinas
Oficina de vivência artística básica de realização audiovisual
Proponente: Lucio Cesar Fernandes Murilo

Oficina de criação de roteiro para crianças
Proponente: Lorena Christina Barros Travassos

  • Edital de Seleção nº. 002/2012 – Artes Plásticas:

Fotografia
Arôdo Romão de Araújo Filho
Aurílio Santos de Souza Filho
Luciana Nacimento Urtiga

Artes Plasticas
Janaína Castoldi

Instalação
Helder Lima Santos da Rocha

Grafiteiros
Ítalo de Oliveira Santos
Jailson José Barbosa
Marcelo Simão Lopes da Silva Filho
Thaynara Negreiros Araújo

Oficina Infantil
Nicole do Nascimento Medeiros Costa

Oficina de Grafite
Aginaldo Pereira Wanderley

Vivência Artística
Coletivo Vórtice – Artur Barbosa Lima Maia

  • Edital de Seleção nº. 003/2012 – Convocatória Artistas de Areia:

Claudemir Carlos de Lima
José Fábio Vicente da Silva
Luciano Trajano dos Santos
Luiz Ricardo Sales
Ricardo Alves Soares

  • Edital de Seleção nº. 002/2012 – Circo e Teatro:

Teatro Adulto
Espetáculo: Bruta Flôr
Grupo: Teatro Lavoura

Espetáculo: A Saga de Daluz
Grupo: Teatro Lavoura

Espetáculo: Farsa da Boa Preguiça
Grupo: Ser Tão Teatro

Teatro Adulto Solo
Espetáculo: Meu Enterro
Grupo: Cia Curinga

Teatro Infanto-Juvenil
Espetáculo: Faz de Conta
Grupo: Graxa de Teatro

Circo Livre
Espetáculo: De volta ao Picadeiro
Duração: 1h30min.
Grupo: Los Iranzi

Espetáculo: Por que não servem Pizza no Natal?
Duração: 1h
Grupo: Trupe Arlequin Circo Teatro

Oficina de Teatro – Vivencia Artística
Oficina: Improviso e Ação
Ministrante: Francisco Soares de Oliveira (Chico Oliveira)

Oficina de Teatro
Oficina: Introdução ao Jogo Teatral
Ministrante: Katia Cellyane Farias da Silva (Cely Farias)

Oficina de Circo – Vivencia Artística
Oficina: Generosidade no Riso
Ministrante: Diocélio Barbosa

Oficina de Circo
Oficina: Brincando de ser brincante
Ministrante: Família Los Iranzi

  • Edital de Seleção nº. 002/2012 – Dança:

Oficina de Vivência Artística
Preparação Corporal para Intervenção Coreográfica em Espaços Públicos
Proponente: Roberta Savian da Rosa (Porto Alegre – RS)

Oficina Infantil
Hip Hop – a Dança Urbana
Proponente: Vanessa Alves Bernardo (Niterói – RJ/João Pessoa-PB)

Performance de Rua
Experimento Pina – Paralelo Cia de Dança (João Pessoa – PB)
Proponente: Lília Maranhão Leite Ferreira de Melo

Produs – Contexto Cia de Dança (João Pessoa – PB)
Proponente: Alex Oliveira dos Santos

Espetáculo Adulto Grupo
Casulo – Ensaio Cia de DançaTeatro (João Pessoa – PB)
Proponente: Marcos José Brandão

Libertango – Sem Censura Cia de Dança (João Pessoa – PB)
Proponente: Evana Ferraz de Arruda Bezerra

Espetáculo Solo/Duo
Experimento Raiz – Coletivo Tanz (Campina Grande – PB)
Proponente: Érik Breno Rodrigues de Lima

Espetáculo Infanto-Juvenil
Divertissement – Ballet Jovem da Paraíba (João Pessoa – PB)
Proponente: Denilce Regina F. de Freitas


Fonte/ Foto: Governo da Paraíba


Luciano Soares


 

Prefeitura de Esperança atrasa pagamento e tem energia cortada

A Prefeitura Municipal de Esperança, distante 156 Km de João Pessoa, administrada pelo prefeito Nobinho Almeida (PSB), não deu a devida atenção à conta de energia e teve o fornecimento elétrico sumariamente cortado pela Energisa, nesta segunda-feira (20). Só após o corte e horas no apagão, o pagamento foi providenciado.


O secretário de Comunicação do município, Nahim Galileu dos Santos Cavalcante (Pingo), afirmou que tudo não passou de um mal entendido, pois as contas estariam pagas. Ele culpou supostas falhas no sistema da Energisa pelo corte.


Diante da defsa do secretário, o MaisPB entrou em contato com a Energisa, que,  negando falha no sistema, afirmou que a Prefeitura só apresentou o comprovante de pagamento depois que a luz da sede foi cortada. A conta de energia estava em atraso desde o dia 23 de julho.


Pingo tentou desconversar sobre o corte da Energisa e, mesmo após ter admitido o apagão na sede da prefeitura, afirmou que não podia confirmar o fato, pois ainda não havia ido à Prefeitura hoje.


Sem querer se prolongar no assunto, o secretário de Comunicação disse que o tema “é ruim” para cidade.



Fonte: Maispb, PB Agora


Luciano Soares

 

domingo, 19 de agosto de 2012

Caminhos do Frio chega ao fim em Areia e vai para Alagoa Grande, PB


Programação de Alagoa Grande começa na segunda (20).
Projeto se encerra em Alagoa Nova, em 2 de setembro.

A programação da “Rota Cultural - Caminhos do Frio” termina neste domingo (19) na cidade de Areia e segue na segunda-feira (20) para Alagoa Grande. O projeto passa por seis cidades do Brejo paraibano e a edição 2012 se encerra em Alagoa Nova, de 27 de agosto a 2 de setembro.

Neste último dia em Areia, a programação intitulada "Frio, Cachaça e Arte" tem um passeio ciclístico, saindo do adro da igreja às 8h. À tarde, ainda haverá o VXI Encontro de Capoeira e Troca de Cordéis, no Espaço da Arte Horácio de Almeida, às 14h.

A abertura da programação “Festival de Artes Populares Jackson do Padeiro”, em Alagoa Grande, tem três espetáculos teatrais no Teatro Santa Ignêz. Às 15h, o Grupo de Teatro Zoar apresenta “O Macaco e a Velha”, em seguida, às 16h30, o grupo Os Outros encena “Vozes da África”. À noite, às 19h30, é a vez do espetáculo “Asas para Augusto”, do Grupo de Teatro Mangai. Para encerrar o dia, o grupo Os Outros se apresenta novamente, com “Um Olhar Jacksoniano”, às 21h.

Antes da abertura oficial no dia 20, a rota ainda tem algumas atrações no domingo. A 6ª Trilha dos Engenhos, de moto, acontece a partir das 8h no CAIC. Neste mesmo local, às 13h, acontece o 1º Forró dos Motoqueiros, com Cariris do Forró. A ponte da Rua do Tacho, às 15h30, recebe a 1ª Corrida de Jegue da Rua do Tacho.

A rota se encerra na semana seguinte, em Alagoa Nova. O projeto já passou por Bananeiras, Serraria e Pilões.




Luciano Soares


sábado, 18 de agosto de 2012

Bolsa Família: Revisão Cadastral de 2012


811 mil famílias devem fazer a atualização dos seus dados cadastrais para que seus benefícios não sejam bloqueados e, até mesmo, cancelados.

Em maio, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS) deu início ao processo de Revisão Cadastral 2012. Para orientar os municípios sobre como proceder, foi publicada a Instrução Operacional nº 53, de 02 de maio, que divulga informações e procedimentos relativos ao processo de atualização do cadastro das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).

Em janeiro deste ano, 1,5 milhão de famílias estavam com os cadastros desatualizados e, até o momento, somente 689 mil famílias atualizaram os dados cadastrais, restando ainda, 811 mil famílias que precisam ter os dados dos cadastros atualizados. O processo se encerra em dezembro de 2012 e as famílias que não efetuarem a Revisão Cadastral terão os benefícios bloqueados, e posteriormente, cancelados.   Veja os números de atualizações, mês a mês, e o calendário que vincula o mês de Revisão Cadastral ao final do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar:


Revisão 2012
Janeiro
1.527.760
Abril
1.206.918
Maio
945.882
Junho
891.061
Julho
811.190

É importante lembrar que a atualização cadastral pode ser feita antes ou depois do mês informado, até o prazo final de 31 de dezembro de 2012, para evitar o bloqueio do benefício.

Nesta etapa é fundamental que os municípios se organizem para que essas 811 mil famílias tenham os cadastros atualizados. A Revisão Cadastral busca garantir a qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo PBF, mantendo os dados sempre atualizados. Com as informações atualizadas, é possível avaliar as condições de elegibilidade para o recebimento dos benefícios financeiros do PBF.

A lista do município já está aqui no blog na aba recadastramento 2012, se você tem o beneficio veja se seu nome se encontra na lista e procure a sala do bolsa família para atualizar seus dados cadastrais para que não tenha seu beneficio cancelado ou bloqueado.
 


Fonte: MDS, Blog PBF Areia 


Luciano Soares


Bolsa Família: Valores dos Benefícios

Como é definido o valor do benefício do Bolsa Família?

O valor do benefício depende das informações do Cadastro Único. A composição familiar e a renda declarada determinam o valor do benefício da família. Desta forma, é possível haver duas famílias com a mesma composição, recebendo benefícios de valores diferentes. Isto porque a renda e a composição familiar determinam o valor do benefício.

Para efeitos de concessão do benefício, vale a renda DECLARADA no cadastro. Se a família, ao ser inserida no Cadastro tinha um valor de renda mensal e esse valor mudou, é necessário procurar o setor responsável pelo Programa e atualizar os dados cadastrais.

Quais são os casos em que ocorrem mudanças no valor do benefício?

Quando ocorrer alterações no cadastro da família (valor da renda, composição familiar) ou quando a família for beneficiária de Programas Remanescentes, consultar: Perguntas Frequentes > Bolsa Família > Bolsa Família > Beneficiário > Programas Remanescentes.


Quando há alterações no cadastro da renda por pessoa da família podem ocorrer mudanças no valor do benefício.

Em relação às alterações cadastrais, é importante que os dados informados sobre a renda e a composição familiar retratem a realidade da família. No caso de dúvidas, procure o setor responsável pelo Programa Bolsa Família no município.Caso a família seja beneficiária e a renda seja alterada para valor acima de R$ 140,00 por pessoa, o benefício será automaticamente cancelado, pois ela já não tem perfil para receber o benefício.
Em relação aos Programas Remanescentes (Auxílio-Gás, Bolsa Alimentação, Bolsa Escola e/ou PCA – Programa Cartão Alimentação), como as famílias não poderiam ter perda financeira no ato da migração para o Bolsa Família, receberam uma diferença como um benefício extraordinário, chamado de Benefício Variável de Caráter Extraordinário.

O valor do benefício do Bolsa Família foi alterado?

Os valores dos benefícios do Programa Bolsa Família foram reajustados a partir da folha de pagamento do mês de Abril de 2011. Com isso, o Benefício Básico, pago às famílias com renda familiar até R$ 70,00 por pessoa foi reajustado de R$ 68,00 para R$ 70,00. O Benefício Variável (pago de acordo com o número de crianças) passou de R$ 22,00 para R$ 32,00.

Com a alteração, o valor mínimo do Bolsa Família foi de R$ 22,00 para R$ 32,00 e o máximo de R$ 200,00 para R$ 306,00. O Benefício Variável Jovem – BVJ foi reajustado de R$ 33,00 para R$38,00 por jovem de 16 ou 17 anos no limite de 2 benefícios por família.

A quantidade de benefícios variáveis do PBF aumentará?

De acordo com o Decreto nº 7.494 de 02/06/2011, o número de benefícios variáveis por família passará de 3 para 5 conforme o perfil para recebimento. E o aumento de três para cinco benefícios variáveis por família começou a ser pago a partir do mês de setembro/2011.

Qual o perfil da família para recebimento dos benefícios variáveis?

Os benefícios variáveis são pagos a famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza que tenham em sua composição:
• Crianças e adolescentes entre zero e 15 anos;
• Gestantes;
• Nutrizes.

Com o aumento do número de variáveis, qual é o valor máximo que uma família pode receber pelo PBF?

Com a alteração, o valor máximo que pode ser recebido por uma família sobe de R$ 242 para R$ 306 (R$ 242 + R$ 32 + R$ 32 = R$ 306). Esse cálculo considera uma família extremamente pobre (renda por pessoa de R$ 70 reais) que recebe um benefício básico, cinco benefícios variáveis e dois variáveis jovens (relativo a jovens de 16 e 17 anos).

Como as famílias elegíveis ao benefício variável á gestante deverão proceder?

As famílias elegíveis ao benefício variável à gestante deverão procurar a área de saúde no município para informarem sobre a gravidez, a qualquer tempo, independentemente do estágio de gravidez. As informações deverão ser prestadas o quanto antes, pois só o registro torna a família elegível. A família na qual seja identificada uma gestante é apenas elegível à concessão desse benefício variável. Isso não quer dizer que a família automaticamente receberá o benefício, pois antes da concessão será averiguado se já recebe cinco benefícios variáveis, limite atualmente estabelecido pelo Programa.

Como se dará a concessão do benefício variável à gestante?

As parcelas começam a ser pagas quando a beneficiária é identificada como gestante pela área Saúde do município. As nove parcelas serão pagas independentemente do mês em que a mulher venha a ser identificada como gestante. Caso ela seja identificada no quarto mês de gestação, por exemplo, a família continuará recebendo o benefício mesmo após o fim da gestação, ou seja, receberá o benefício durante os cinco meses que restam da gravidez e por mais quatro meses após o parto, completando assim as nove parcelas.
Para a concessão do benefício variável à gestante não será obrigatório ter iniciado o pré-natal. No entanto, uma vez concedido o benefício, a gestante deverá obrigatoriamente realizar os exames e consultas, para que a família não sofra repercussão gradativa.

Serão pagas nove parcelas mensais de R$ 32,00, (uma por mês de gestação) às famílias com gestantes para as quais o benefício variável for concedido.

O benefício variável à gestante poderá ser concedido para mais uma pessoa na mesma família?

O benefício variável à gestante é vinculado ao Número de Identificação Social (NIS) da gestante beneficiária do PBF, podendo ser concedido mais de um benefício na mesma família – desde que não se ultrapasse o máximo de cinco benefícios variáveis. O benefício será pago para a família no NIS do Responsável Familiar (RF) ao qual a gestante está vinculada, juntamente com os outros benefícios da família.

A adolescente que recebe o BVJ pode receber o benefício variável à gestante?

Uma adolescente que receba o Benefício Variável Vinculado ao Adolescente (BVJ) poderá receber o benefício variável à gestante. A interrupção do pagamento do benefício variável à gestante ocorrerá automaticamente ao final das nove parcelas pagas à família.

Em caso de aborto, o benefício variável à gestante será cancelado?

Nos casos de aborto, o benefício não será cancelado, como forma de apoiar a recuperação da mulher. Nove novas parcelas do benefício serão pagas.


A quem é destinado o benefício variável nutriz?

Esse benefício é destinado às famílias que tenham crianças com até seis meses de vida.

IMPORTANTE! O beneficio variável nutriz será pago ao RF, independentemente do gênero (masculino ou feminino) ou grau de parentesco com o recém-nascido. O objetivo do benefício é garantir melhores condições de nutrição à mãe, se ela for a responsável pela(s) criança(s), e ao bebê, como auxílio na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional, dada a grande relevância da amamentação nos primeiros seis meses de vida.

A criança precisa estar em aleitamento materno para que a família receba o benefício?

A família terá direito ao benefício mesmo que a criança não esteja em aleitamento materno, como forma de garantir outro tipo de alimentação ao bebê.

Como se dará a concessão do benefício variável nutriz?

Para ter direito ao benefício variável à nutriz, as crianças com menos de seis meses de idade devem ser cadastradas no Cadastro Único até o sexto mês de vida, e posteriormente realizar o acompanhamento nutricional e cumprir a agenda de vacinação. As parcelas do benefício começam a ser pagas após a identificação das informações cadastrais do recém-nascido no Cadastro Único e o benefício será concedido em seis parcelas consecutivas de R$ 32,00.

Para que a família comece a receber o benefício variável nutriz, não será verificado se a criança está com o calendário vacinal em dia, nem se foi realizado o acompanhamento nutricional (verificação do peso e da altura).

Porém, uma vez iniciada a concessão do benefício, para que a família continue a recebê-lo é necessário que as crianças menores de seis meses estejam com o calendário vacinal atualizado e com o acompanhamento nutricional (peso e medida) realizado. O não cumprimento dessas condicionalidades poderá levar à suspensão do pagamento do benefício variável nutriz.

ATENÇÃO! A família na qual seja identificada uma criança de zero a seis meses é apenas elegível à concessão desse benefício variável. Isso não quer dizer que a família automaticamente receberá o benefício, pois antes da concessão será averiguado se já recebe cinco benefícios variáveis, limite atualmente estabelecido pelo Programa.

A família poderá receber além do benefício variável nutriz o benefício variável pela criança menor de seis meses?

Sim, se a família ainda não estiver recebendo os cinco benefícios variáveis, também recebe outro benefício variável por passar a contar com um novo membro, o bebê de até seis meses.

O (a) beneficiário (a) do BVJ pode receber o benefício variável nutriz?

Um mesmo NIS que receba o BVJ poderá receber o benefício variável nutriz. A interrupção do pagamento do benefício variável nutriz ocorrerá automaticamente pelo Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC) ao final das seis parcelas pagas à família.

ATENÇÃO!! O benefício variável à gestante e o benefício variável nutriz serão considerados no limite de cinco benefícios variáveis por família.

Informações Importantes


  • Não existe um modelo-padrão de carta, fax ou e-mail para ser seguido. O cidadão tem total liberdade para se expressar da forma que julgar conveniente. É importante ressaltar que este deve fornecer o máximo possível de informações, para que se possa dar um melhor e mais ágil encaminhamento à manifestação.
  • O tempo de resposta às demandas varia de acordo com a complexidade e o número de agentes envolvidos; porém, a Ouvidoria trabalha para que todas sejam respondidas dentro do menor tempo possível.
  • Em caso de denúncia, é possível fazê-la de duas formas: identificando-se (tendo o(a) denunciante direito ao sigilo, caso deseje, garantido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, artigo 116, inciso V, alínea “a” e inciso VIII); ou anonimamente, no entanto, existem algumas limitações concernentes ao tratamento de denúncias anônimas:
  • Denúncias anônimas podem ter o tratamento comprometido quando não existir nenhum canal que possibilite a comunicação entre a Ouvidoria e o denunciante, uma vez que, em alguns casos, é necessária a obtenção de maiores informações sobre a denúncia, as quais só podem ser obtidas com o emissor. Esse canal de comunicação torna-se importante também para que o cidadão obtenha uma resposta da Ouvidoria.

ATENÇÃO: Para que sua denúncia seja apurada, se faz necessário o fornecimento de dados essenciais. É imprescindível que a denúncia contenha nome e endereço do denunciado (incluindo município e Estado) e descrição da irregularidade.

Em casos que envolvam beneficiários do Programa Bolsa Família, é desejável que seja informado o Número de Identificação Social – NIS (número do cartão).


Fonte: MDS, Blog PBF Areia e Gestora do PBF


Luciano Soares