quarta-feira, 29 de agosto de 2012

13º Festival Nacional de Artes de Areia começa nesta terça na PB

Programação vai até o sábado (1) com diversas apresentações artísticas.
Elba Ramalho abre oficialmente festival com show na quinta-feira (30).

Começa nesta terça-feira (28) o 13º Festival Nacional de Artes de Areia, no Brejo paraibano, com oficinas de artes plásticas, dança, circo, teatro e audiovisual. A programação começa com oficinas de cultura popular, vivência artística e artes plásticas. Na quinta-feira (30) a cantora paraibana abre oficialmente o evento com show às 22h no palco principal, na Praça João Pessoa. Confira a programação completa aqui.

O festival acontece em vários pontos da cidade histórica chamados de polos. O polo “A Árvore da Serra”, localizado no Coreto da Praça Pedro Américo, é o local da primeira oficina de cultura popular, que será apresentação de bonecos das 8h às 10h e à tarde, a oficina será de Ventríloquo das 14h às 16h. São mais de 100 atrações das artes visuais, audiovisual, cultura popular, circo, dança, literatura, música e teatro.

A programação musical do Festival de Artes de Areia tem além de Elba Ramalho, o show de Tulipa Ruiz no dia 31, também no palco principal. Ela foi considerada a melhor cantora de 2011 no Prêmio Multishow. Encerrando os shows, Antônio Nóbrega se apresenta no sábado, 1 de setembro, a partir das 22h. Toda programação tem entrada gratuita.

Este ano o festival traz o tema “Eu, Você e os Outros”, em homenagem ao centenário da única obra do escritor paraibano Augusto dos Anjos, “Eu”. Para reforçar a temática, todos os locais de programação do Festival de Areia serão identificados pelos títulos das poesias da obra de Augusto. A organização do evento estima que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o festival este ano.

O município de Areia fica a 132 km de João Pessoa. Tem cerca de 25 mil habitantes e está localizada na região do Brejo, onde a temperatura pode chegar aos 12° nesta época do ano. Com muitas riquezas naturais, situada em local elevado, a cidade é coberta por uma leve neblina e suas terras possuem diversas fontes e balneários aquáticos. É também considerado um templo da história e da cultura por abrigar aspectos da arquitetura antiga e preservar a cultura do Brasil Colônia.

Além das apresentações artísticas e das oficinas, acontecem fóruns de debate. A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba disponibilizou hospedagem alternativa para participantes do evento cultural na Escola Estadual Álvaro Cabral. São seis dias em que Areia vai concentrar artistas de várias regiões da Paraíba e do Brasil. Confira mais detalhes do festival no site do evento.




Luciano Soares


Nenhum comentário: