segunda-feira, 3 de junho de 2013

Prefeito Beto do Brasil acata Projeto do Conselho de Juventude que regulamenta o transporte universitário

O Conselho Municipal de Juventude realizou neste sábado (01), na Câmara Municipal de Solânea, uma reunião com o Poder Executivo, Poder Legislativo, sociedade civil e a classe estudantil, para discutir o Projeto de Lei que garante a regulamentação do transporte público universitário.

O Projeto foi explanado pelo Conselho de Juventude e amplamente discutido pelo Prefeito Beto do Brasil, vice-prefeito Kaiser Rocha, pelos vereadores Késsio Furtado e Tiago José, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais, Elmar dos Santos, além dos estudantes.

De acordo com o presidente do Conselho de Juventude,Jefferson Guerras, a intenção desta reunião era de provocar o debate com os poderes Executivo e Legislativo com o objetivo de sensibilizá-los para que tenham a consciência da importância desse projeto.

“Esta foi uma reunião histórica para nossa cidade, estamos aqui defendendo o interesse dos alunos para ter acesso à educação superior, sabemos dos problemas que os estudantes universitários têm e um desses é a questão do transporte. O Conselho Municipal de Juventude viu que, a melhor possibilidade para garantir o transporte para os alunos do ensino superior do nosso município, era através de um projeto de Lei Municipal que regulamentasse esse serviço”.

“Acredito que no final do mês de agosto este projeto já estará aprovado. Será um feito inédito até para nosso estado e também para nosso país, porque são poucas cidades no Brasil que regulamentaram este serviço. Se realmente for aprovado, Solânea terá um grande destaque até a nível nacional”.


Para o prefeito de Solânea, Beto Brasil, esta ação do Conselho de Juventude é aplausível, tendo em vista a necessidade de regulamentar o transporte universitário para uma categoria que só tem a beneficiar o município de Solânea.

“Primeiro quero louvar a iniciativa do Conselho de Juventude que proporcionou momentos como este, onde a gente discutiu, dialogou e chegou a alguns acordos. É importante demais o transporte universitário, que sempre foi uma preocupação da minha gestão em 2001 e 2008, sempre tivemos esta preocupação, este transporte só existia para levar alunos para Guarabira, em 2001 nós idealizamos o transporte para Campina Grande, a demanda foi crescendo e hoje temos transportes de manhã, a tarde e a noite em Guarabira, de manhã e noite em Campina Grande, isso mostra que a população de Solânea está preocupada em se qualificar mais, em se profissionalizar e a universidade, sem sombra de dúvida, é importante e a gente fica feliz em poder proporcionar”.

“Nós temos esta intenção e em breve nos comprometemos encaminhar este projeto de Lei para a Câmara, para que seja aprovada e colocada em prática o que já de fato é, o transporte já está acontecendo, que se torne um direito do povo de Solânea ter um transporte para ir as universidades em Campina, Guarabira, Bananeiras, e tenho certeza que é bom para os alunos e principalmente para nossa cidade”.

vereador Tiago José, líder da oposição, disse que “este Projeto de Lei, acima de tudo, dá cidadania e integridade a responsabilidade que os alunos terão e o sonho promissor de serem grandes profissionais no futuro, inclusive nesse momento, quero enfatizar o meu apoio a este projeto diante de algumas denúncias que teriam sido lançadas por algumas pessoas, onde teríamos feito denúncias para coibir o funcionamento dos ônibus, pelo contrário, aqui estivemos em um só projeto, em uma só ideia, que é o benefício, a melhoria, a qualidade do ensino e a dignidade para todos esses estudantes realizarem seus sonhos que é ter o curso superior e ter um futuro brilhante para suas vidas”.

Késsio Furtado, vereador da situação, frisou que este projeto de Lei será um norte muito importante não só para a cidade de Solânea, como também para outros municípios. “Que outras cidades possam acompanhar o exemplo de Solânea e esperamos que no próximo mês já esteja concluído esse projeto de Lei, para que no segundo semestre da Câmara Municipal possamos analisar e posteriormente dá o parecer favorável, para que isso se torne legalizado no menor tempo possível, pois essa é a nossa pretensão, estar objetivando e consequentemente, através dessa legalização, trazendo grandes benefícios para todos os estudantes”.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: