sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Artesanato paraibano movimenta Festival de Artes de Areia até domingo

Foto: Alberi Pontes/Secom-PB
Uma vitrine que revela a exuberância e diversidade cultural da Paraíba. Assim é o 14º Festival de Artes de Areia, que até o próximo domingo (4) traz no Polo Fuxicarte, localizado na Emater, uma mostra do talento dos artistas paraibanos que transformam as matérias-primas em obras de arte.

A mostra de artesanato reúne diversas peças das mais variadas tipologias, entre elas tecelagem, metal, cerâmica, madeira, fios, fibra de coco, brinquedos populares e habilidades manuais que envolvem o trabalho, indiretamente, de cerca de 100 artesãos de oito municípios paraibanos.

Para a gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), Ladjane Barbosa, os eventos simultâneos do Festival de Areia e Rota Cultural Caminhos do Frio é uma oportunidade para divulgar o artesanato paraibano e fomentar a geração de renda dos envolvidos. 

“Pelo terceiro ano consecutivo participamos do evento, que é uma oportunidade de divulgação e comercialização das nossas riquezas culturais. Além da presença do Programa de Artesanato da Paraíba nos eventos regionais como este, já nos preparamos para no dia 14 de agosto participarmos da Craft Design, em São Paulo, e de 27 a 31 de agosto da Ruraltur, em Campina Grande”, informou.

Entre os destaques da mostra estão as peças do ceramista José Fábio, conhecido como “Zé Pituca”, natural de Areia. Com peças abstratas e de múltiplos significados, o artesão tem tido seus trabalhos conhecidos e elogiados pelos turistas. “Estou muito feliz em poder expor na minha própria cidade que tem reconhecido meu trabalho, assim como foi na Fenearte, em Recife, onde tive a peça ‘Armagedon’ premiada depois de passar por uma comissão julgadora”, disse o artesão.

Foto: Alberi Pontes/Secom-PB
O Programa de Artesanato da Paraíba é coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, e tem como objetivo promover o desenvolvimento do artesanato paraibano, para que seja reconhecido nacional e internacionalmente, de forma integrada com o turismo, melhorando as condições de vida dos artesãos e artistas, através da geração de trabalho. Além disso, o intuito é preservar as formas de identidade cultural de cada região que podem ser transmitidas por processos educacionais às novas gerações.

Caminhos do Frio – Desde a última segunda-feira (29), em paralelo à programação do festival, a cidade também recebe a Rota Cultural Caminhos do Frio, que passará por seis cidades do brejo paraibano, onde, no inverno, as temperaturas chegam a marcar 12 graus. São elas: Bananeiras, Areia, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Em Areia, o Caminhos do Frio tem como tema “Frio, Cachaça e Arte”.

Site - A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, há informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.




Luciano Soares

Nenhum comentário: