sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ricardo lança programa que vai beneficiar produtores de cana

O governador Ricardo Coutinho lançou, nesta sexta-feira (2), na cidade de Areia, o Programa Estadual de Aquisição e Distribuição de Cana Semente, que vai contemplar pequenos produtores de 30 municípios do Litoral, Agreste e Brejo paraibano com a distribuição de quase 10 mil toneladas de sementes. Os investimentos do Programa são na ordem de R$ 3 milhões, provenientes do Fundo de Combate à Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep).
 
De acordo com o governador, a ação tem o objetivo de capacitar mão de obra e incentivar o setor sucroalcooleiro nas regiões. “Estamos abrindo uma porta e construindo com muito esforço. Nós queremos ocupar as pequenas propriedades, fazer uma inclusão social cada vez mais com pequenos agricultores, queremos formar mão de obra qualificada para que nosso Estado avance cada vez mais”, disse Ricardo.

O deputado estadual Tião Gomes agradeceu as obras e investimentos do Governo do Estado na região do Brejo paraibano. “O Governo está investindo em infraestrutura, trazendo água para a região do Brejo. Essas sementes vão melhorar e muito a vida do pequeno produtor, vai gerar emprego nos engenhos. Agradecemos ao Governo do Estado por todos os investimentos e por mudar não só a realidade da nossa Região, mas de toda Paraíba”, afirmou o deputado.

Segundo o secretário executivo do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Rômulo Montenegro, a produção de cana de açúcar na Paraíba ocupa uma área de 176 mil hectares e produz, por ano, cerca de 7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. “Com essas novas variedades de sementes e modernização no setor, a nossa expectativa é consolidar o estado como um dos grandes produtores do país. Isso se faz com promoção e integração de politicas públicas e o Governo do Estado trabalha com esse intuito” observou Rômulo.

Ainda de acordo com o secretário executivo, a seleção dos produtores beneficiados é vinculada ao incentivo de novas tecnologias para os arranjos produtivos, o que vai contribuir de forma decisiva para o fortalecimento do setor, principalmente para os que fabricam os produtos de forma artesanal, a exemplo da rapadura. Além disso, o resíduo proveniente do processo agroindustrial (bagaço e melaço) vai servir como alimento para o rebanho no período de estiagem.

O presidente da Asplan, Murilo Paraíso, também agradeceu ao Governo pelo incentivo aos pequenos produtores. “Em nome dos produtores, só temos que agradecer ao Governo do Estado. Acreditamos que a distribuição das sementes vai trazer melhoras significativas, gerar empregos e melhorar toda a região produtiva da cana de açúcar”, afirmou.

Ainda cumprindo agenda administrativa, o governador Ricardo Coutinho visitou, na tarde desta sexta-feira (2), as obras de melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade de Areia. 




Luciano Soares

Nenhum comentário: