sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Caminhos do Frio em Areia tem trilhas, música instrumental e teatro

A 14º edição do Festival de Artes de Areia, pela primeira vez, foi incluída na Rota Cultural Caminhos do Frio. Com oficinas de gastronomia, trilhas ecológicas, apresentações musicais, teatrais e até festival de sanfona, os eventos seguem paralelos até este domingo (4).
 
Trilhas ecológicas – Os visitantes de Areia, cidade conhecida por suas riquezas culturais, poderão participar das trilhas ecológicas, conhecer engenhos e fazer passeios de jipe. A Reserva Ecológica da Mata do Pau Ferro é uma delas, que engloba 600 hectares e está situada no sítio Vaca Brava, distante cerca de 5km de Areia. No local, as pessoas recebem educação ambiental sobre a a preservação da fauna e flora típicos da região. 

O roteiro classificado de lazer cultural leva os turistas a percorrerem os roteiros dos engenhos em uma oportunidade única de voltar ao passado e conhecer o processo produtivo da cana-de-açúcar, mel, rapadura e cachaça, bem como a beleza dos canaviais, capelas e sítios históricos. Os interessados em participar dessas aventuras devem comparecer ao Casarão José Rufino, onde funciona o Polo Artéria das Artes.

Capoeira – Nesta sexta-feira (2), a partir das 18h, na Praça 3 de Maio, onde está situado o Polo Chão de Mestras, haverá apresentação do Grupo de Capoeira Angola Palmares, de Areia. O grupo, que fui fundado em 1995, tem o objetivo de resgatar crianças e adolescentes das drogas e da prostituição, trabalhando com campanhas educativas e fazendo um resgate da nossa cultura. Antes, às 17h, nesse mesmo polo, haverá apresentação de cultura popular realizada pelo Grupo do Cras do município de Borborema.

Música instrumental - No polo Fé Menina, na Igreja do Rosário, tem apresentação do grupo de música instrumental Suave Metal, de Areia, às 19h. Em 2005, os jovens músicos da cidade uniram-se e formaram o grupo que tinha como principal proposta, além de tocar músicas instrumentais nacionais e internacionais, incentivar outros jovens a buscarem o ensino da música. Até o dias atuais, o grupo tem a mesma formação de instrumentos e um variado repertório, com estilos como chorinho, xote, MPB, jazz e muitos outros. 

O Festival de Artes de Areia tem ainda, na noite desta sexta-feira, os shows de Jackson Envenenado, Orghanza, Duo Perazzo & Ribbas, Lucy Alves, Sandra Belê, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Troça Harmônica.

De acordo com o secretário de Turismo de Areia e vice-presidente do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo, Adriano Nunes, essa integração entre Caminhos do Frio e Festival de Artes de Areia foi uma alternativa para ampliar os eventos. “Realizamos várias reuniões e nosso objetivo é alavancar os potenciais turísticos e culturais do Brejo. Por isso, trouxemos mais música, oficinas de gastronomia, festival de sanfona e o resgate das trilhas ecológicas”, destacou.

Gastronomia e festival de sanfona – No mercado da cultura, a Rota Cultural Caminhos do Frio levou as oficinas Delícias do Brejo, com as quituteiras de Areia, as Loiças da Chã da Pia e a Arte de Palha, com as artesãs de Chã de Jardim.

Outra grande novidade foi o Sanfona Fest 2013, Festival Estadual de Sanfoneiros Pé de Serra, onde Areia sediou uma das etapas das eliminatórias. O evento é realizado pela Rádio Tabajara e conta com apoio do Governo do Estado. Este ano, conta também com a parceria da Secretaria de Cultura do município de Areia. 

Os artistas que se apresentaram concorreram a uma premiação específica e os vencedores das categorias amador e profissional se juntarão aos concorrentes classificados nas demais etapas do concurso e disputarão a grande final, que acontecerá em João Pessoa.

Visite o site - A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, há informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.




Luciano Soares

Nenhum comentário: