domingo, 29 de abril de 2012

Areia/ Imagem do dia/ 24/ Casa Pedro Américo...

PEDRO AMÉRICO: SE ESTIVESSE VIVO COMPLETARIA 169 ANOS!


Hoje, dia 29 de abril, é comemorado o dia em que nasceu o famoso pintor Pedro Américo. Se ele estivesse vivo, completaria hoje 169 anos!


Pedro Américo de Figueiredo e Melo (Areia, 29 de abril de 1843 - Florença, 7 de outubro de 1905) foi um pintor, romancista e poeta brasileiro.


Biografia

Filho de Daniel Eduardo de Figueiredo e Feliciana Cirne, Pedro Américo era irmão do também pintor Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo. Nasceu em uma família ligada às artes na cidade de Areia no estado da Paraíba, ainda que de escassos recursos, e desde cedo encontrou em sua casa o estímulo necessário ao desenvolvimento de seu talento precoce, incluindo na música, ensinada pelo seu pai Daniel, que era violinista, e que o introduziu também no desenho apresentando-lhe livros sobre artistas célebres.

Logo a fama do pequeno prodígio se espalhou pela cidade, e quando ali chegou em 1852 uma expedição científica liderada pelo naturalista Louis Jacques Brunet, este foi visitá-lo e pôde apreciar uma série de cópias de obras clássicas realizadas pelo menino, o que foi causa de pasmo no viajante. Querendo testá-lo para comprovar a habilidade que se apregoava, arranjou uns objetos e fez Pedro Américo desenhá-los em sua presença, e ele os reproduziu com grande semelhança. Impressionado, Brunet decidiu levá-lo consigo como desenhista em sua expedição. Entusiasmado, o jovem artista acompanhou o sábio francês por uma viagem de vinte meses cruzando boa parte do Nordeste brasileiro.Em 1854, com 11 anos, foi mandado para o Rio de Janeiro, para estudar no Colégio Pedro II, destacando-se entre os colegas por sua aplicação e inteligência. Ingressando na Academia Imperial de Belas Artes, seu progresso foi igualmente brilhante, conquistando 15 medalhas e prêmios, e mesmo antes de terminar o curso obteve uma pensão do Imperador Dom Pedro II para ir aperfeiçoar-se na Europa.

Lá demorou-se de 1859 a 1864, cursando a École des Beaux-Arts de Paris, o Instituto de Física de Ganot e a Sorbonne, sendo discípulo de Ingres, um dos maiores nomes do neoclassicismo francês, e também de Coignet, Hippolyte Flandrin e Horace Vernet. Durante sua estadia européia visitou outras capitais a fim de ampliar seus horizontes culturais.


Primeiros sucessos

Regressando ao Brasil, venceu um concurso para professor da cátedra de Desenho da Academia com a obra Sócrates afastando Alcebíades dos braços do vício, que lhe rendeu elogios mesmo dos outros competidores. Desta fase são também Petrus ad Vincula, na Igreja de São Pedro no Rio, e A carioca. Logo em seguida retornou à Europa para mais uma temporada de estudo, produzindo um São Marcos, a Visão de São Paulo e a Cabeça de São Jerônimo, além de outros quadros, e defendendo tese na Faculdade de Ciências da Universidade Livre do Partido Liberal em Bruxelas para obter o grau de Doutor em Ciências Naturais, sendo aprovado com mérito e indicado professor adjunto. A prova foi noticiada em diversos jornais brasileiros e belgas em termos sumamente laudatórios, assumindo um caráter de acontecimento científico.
Voltando para seu país, passou antes por Portugal, onde em fins de 1869 casou com Carlota de Araújo Porto-alegre (1844 - 1918), filha de Manuel de Araújo Porto-alegre, então cônsul brasileiro em Lisboa, e com ela teve mais tarde três filhos. Chegou ao Rio no início do ano seguinte e passou a dedicar-se ao magistério na Academia e à pintura, iniciando um período fértil em grandes realizações, com as telas Batalha do Campo Grande, Ataque da Ilha do Carvalho, o Passo da Pátria e diversos retratos, incluindo dos imperadores Pedro I e Pedro II e do Duque de Caxias.


Consagração

Também neste período começou os esboços para uma que seria das suas maiores obras-primas, a enorme Batalha de Avaí, que só viria a ser concluída em 1877 e que é uma das peças capitais do nacionalismo romântico e do academismo no Brasil. Quando exposta pela primeira vez em Florença, ainda incompleta, a composição causou sensação entre os conhecedores de arte que estavam reunidos em grande número na cidade para as comemorações do centenário de Michelangelo. A obra, e um discurso que proferiu em duas línguas diante da estátua de David do mestre da Renascença, espalharam sua fama por toda a Europa, sendo celebrado em uma multidão de artigos e notícias como um dos maiores pintores de seu tempo. O governo italiano, ecoando os louvores generalizados, solicitou ao artista um retrato para que figurasse junto dos luminares da arte de todos os tempos na galeria de retratos dos Uffizi, sendo exposto entre os de Ingres e Flandrin, seus próprios mestres.

Ainda em Florença realizou muitas outras pinturas, das quais se destacam A Batalha de San Martino, A noite acompanhada dos gênios do amor e do estudo, Joana D'Arc e O voto de Heloísa. Entre 1885 e 1893 deslocou-se diversas vezes entre Europa e Brasil, terminando a Batalha de Avaí e outra obra de grande vulto, a Proclamação da Independência, e peças menores. Neste ínterim foi eleito em 1890 deputado junto ao Congresso Constituinte por Pernambuco.

Conseguiu manter seu prestígio junto ao governo quando proclamou-se a República, mudança que levou ao ostracismo o outro grande mestre acadêmico de sua geração, Victor Meirelles, e para o novo regime produziu obras emblemáticas como o Tiradentes esquartejado, além de Honra e Pátria e Paz e Concórdia, seu último trabalho.

Falecendo em Florença, vítima da beribéri que o afligia desde a infância, praticamente cego e empobrecido com a crise financeira nacional causada pelo Encilhamento, seu corpo foi transladado para o Rio de Janeiro, e depois de exposto durante vários dias no Arsenal de Guerra, foi provisoriamente sepultado em janeiro de 1906, no Cemitério São João Batista, depois enterrado definitivamente em sua cidade natal, Areia, onde foi erguido um monumento. A casa onde nasceu hoje é um museu dedicado à sua memória, a Casa Museu Pedro Américo.


Distinções

Pedro Américo em vida recebeu as honrarias de Cavaleiro da Coroa da Alemanha e de Grão Cavaleiro da Ordem Romana do Santo Sepulcro.


Plágio

Vários estudiosos da arte acusam-no de plágio em O grito do Ipiranga em que haveria copiado a estrutura pictórica — a composição da cena — de Friedland, 1807 (Napoleon at Friedland) de Jean-Louis Meissonier, obra de 1875. Há, à parte da óbvia posição idêntica de D. Pedro I e de Napoleão, no quadro, algumas importantes diferenças. No quadro de Meissonier, a carga de cavalaria que galopa para o combate está em primeiro plano e é tão importante quanto às figuras dos imperadores; também o quadro do francês é muitíssimo menor, sendo obviamente pensado para uma diferente forma de apreciação. Ademais há muitas diferenças conceituais: Meissonier era um pintor realista, com uma atenção imensa aos detalhes históricos, Pedro Américo era um romântico tardio, que não exitava em alterar seus modelos para permitir a representação simbólica que julgasse apropriada. É, no entanto, possível que Pedro Américo tenha tido acesso a um esboço do trabalho de Meissonier (que teve uma gestação muito longa, de cerca de doze anos) durante seus anos de estudo na França, e usado aquele como inspiração.

Academia Paraibana de Letras
É patrono da cadeira número 24 da Academia Paraibana de Letras, que tem como fundador Horácio de Almeida. Atualmente é ocupada por Evaldo Gonçalves de Queiroz.

Quadros mais conhecidos
A Batalha do Avaí
A Batalha do Campo Grande
A Fala do Trono
Independência ou Morte
Paz e Concórdia
Tiradentes esquartejado


Fonte: Wikipedia



Luciano Soares


PAGE, a sua página eletrônica!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

EXCLUSIVO: CONVERSAMOS COM O SECRETÁRIO DE TURISMO E EVENTOS NIÉLSON ALBUQUERQUE SOBRE OS 32 CURSOS QUE ESTÃO SENDO OFERECIDOS + CONFIRA DETALHES DESSA CONVERSA!

 

Após termos postado aqui no Página Eletrônica a matéria Prefeitura de Areia, PBTUR e Ministério do turismo oferecem cursos de olho na copa do mundo 2014..., muitas pessoas tem nos mandado emails perguntando detalhes sobre os cursos que serão oferecidos pela parceria da Prefeitura daqui de Areia com o Ministério do Turismo e a PBTUR, para a realização de cursos gratuitos de qualificação para a copa de 2014.

Como o número de emails foi grande demais, eu (Luciano Soares) e o radialista Germano Soares, resolvemos ir procurar o secretário de Turismo e Eventos daqui de Areia, o professor Niélson Albuquerque, para que ele pudesse nos responder algumas questões que vocês, leitores desse blog, nos enviaram.

Inicialmente, perguntamos se qualquer pessoa poderia fazer as inscrições para esses cursos. Niélson disse que qualquer pessoa pode se inscrever. O grau de escolaridade exigida é o ensino fundamental incompleto. Para se inscrever, basta levar o seu CPF e um email de uso do mesmo que está se inscrevendo. “Não é necessário os demais documentos, pois assim que colocamos o CPF, em questão de segundos, aparecem no sistema todos os dados daquele número cadastrado”, disse Niélson.

Perguntamos onde serão realizados os cursos, pois muitos pensam que será realizado aqui em Areia. Ele disse que será realizado na cidade de João Pessoa, não havendo qualquer possibilidade para que seja transferida para outra cidade como exemplo para a cidade de Campina Grande. “Tentamos mudar o local onde será realizada os cursos, mais não conseguimos, pois os cursos serão oferecidos no Senac de João Pessoa. Optamos por tentar mudar o local, porque poderiam existir pessoas que queiram se inscrever para fazer os cursos, mais acham João Pessoa longe demais”, completou.

Segundo o Secretário Niélson Albuquerque, serão oferecidos 32 cursos em diversas áreas do setor Turístico (Agente de Informações Turísticas; Agentes de Viagens; Atendente de Lanchonete; Auxiliar em Serviços de Hospedagem; Auxiliar de Confeitaria; Auxiliar de Cozinha; Auxiliar de Garçom; Auxiliar de Agenciamento de Viagens; Bartender; Camareira em Meios de Hospedagem; Chapista; Churrasqueiro; Condutor de Turismo de Aventura; Condutor de Visitantes; Copeiro; Cozinheiro Industrial; Garçom Básico; Masseiro; Mensageiro em Meio de Hospedagem; Mestre de Cerimônias, Monitor Ambiental; Monitor de Recreação; Organizador de Eventos; Padeiro; Padeiro e Confeiteiro; Pizzaiolo; Recepcionista; Recepcionistas em Meio de Hospedagem; Recepcionista de Eventos; Salgadeiro; Sommelier; Sushiman) e também cursos de Inglês, Espanhol e Libras.

“Os cursos terão uma duração de 4 meses, podendo escolher em qualquer turno. Ao escolher um dos cursos, o candidato a uma vaga terá que escolher dois cursos, sendo que um curso na área turística e outro de línguas (Inglês, Espanhol e Libras)”, disse o secretário.

Muitas pessoas tem se inscrito nesses cursos visando uma melhor colocação e oportunidade durante a copa de 2014. Como falamos aqui no blog na matéria AREIA E A COPA DO MUNDO DE 2014..., Areia e Bananeiras estarão no projeto CAMINHOS DOS ENGENHOS com o seguinte percurso:


Saída de Natal com destino à cidade de Bananeiras, passeio na cidade e pontos turísticos do seu entorno. Pernoite em Bananeiras. Ida à Areia com programação de visita aos engenhos, Museu do Brejo Paraibano e outros pontos turísticos da cidade. Volta a Natal passando pela cidade de Pilões.


Então, com esses cursos, haverá profissionais para recepcionar os turistas que visitarão a região Nordeste e possivelmente a cidade Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil, durante a realização da copa de 2014, o maior evento esportivo do mundo, como também ampliará as oportunidades de negócios para a comunidade.


Segundo Niélson, haverá uma ajuda de vales transportes e alimentação para que as pessoas possam fazer esses cursos em João Pessoa e destacou: “Ao se inscrever, o candidato receberá um email confirmando a inscrição. Esse fato não diz respeito à escolha do candidato para os cursos. No mesmo email, terá uma melhor explicação dizendo que futuramente, ele receberá outros emails com a confirmação se o mesmo foi selecionado ou não para os cursos, pois, após todos se inscreverem, irão selecionar apenas algumas pessoas para a realização dos cursos”.


A previsão é que os cursos irão começar no segundo semestre desse ano de 2012.


Se você ficou interessado e deseja fazer sua inscrição nesses cursos, você deve se dirigir até a sede da Secretaria Municipal de Turismo munidos do CPF e de um email válido. A secretária fica localizada na praça central de Areia no Ponto de Cultura Viva o Museu. Para obter mais informações, basta ligar para o número 86506782, falar com o Secretário Niélson Albuquerque. Lembrando que a escolaridade mínima exigida é o ensino Fundamental incompleto.

Aproveitamos o ensejo da conversa com o secretário, perguntamos se ele tem novidades sobre o aniversário da cidade de Areia no dia 18 de Maio. Niélson disse que já está quase tudo fechado para a parte cultural com danças, amostras, espetáculos, e destacou o lançamento do folder com fotos da cidade. 

Futuramente, postaremos aqui no blog mais informações de tudo o que será realizado para o aniversário da cidade, como também, informações sobre o Caminhos do Frio e o Festival de Artes!

Niélson, o meu muito obrigado por nos receber hoje pela manhã lá na secretaria. Muito obrigado mesmo. Quando quiser usar o espaço aqui do blog para qualquer assunto relacionado à nossa querida e amada Areia, basta entrar em contato conosco por telefone ou nos enviar um email!


Luciano Soares


PAGE, a sua página eletrônica!


E o portal da cidade?

 

Depois de vários meses, veja abaixo se mudou alguma coisa...

 

 

Fotos de uso exclusivo do blog Página Eletrônica (PAGE).


PAGE, a sua página eletrônica!

 

Areia - Pontos Turísticos: CURIOSIDADES... Parte 4...

O HIDRO-MOTOR SALVIANO – Um areiense, Antonio Salviano de Figueiredo criou um aparelho que revolucionou o mundo da mecânica no país. Após 10 anos de trabalho perseverante, sem os recursos da moderna tecnologia, apresentou seu Hidro-Motor, cujo objetivo era o aproveitamento das ondas do mar. Era de fato uma conquista admirável do gênio, da capacidade de investigação e estudo, de um homem que arrastou todas as dificuldades, inclusive a indiferença do meio em que viveu.

O princípio de seu invento era a transformação do movimento oscilatório das ondas em movimento rotatório, sempre no mesmo sentido.

O Hidro – Motor Salviano foi levado para o Rio de Janeiro onde as experiências realizadas alcançaram sucesso chegando mesmo a interessar ao Governo Federal sua utilização. Entretanto esse entusiasmo teve pouca duração e logo, por falta de apoio dos poderes públicos, o notável invento foi relegado ao esquecimento.




Luciano Soares


FALE CONOSCO! PARTICIPE!

 

Se você gostou do PAGE e quer enviar um email sugerindo alguma matéria, não pense duas vezes e nos envie um email!

Os nossos contatos:



Germano Soares:

germanosoaresradio@hotmail.com


Luciano Soares

lgs.007@hotmail.com

Areia/ Imagem do dia/ 23/ Linda Paisagem... Parte 2...

Cadastro Único e suas aplicações...

 

O Governo Federal utiliza a base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais para identificar potenciais beneficiários de programas sociais. Do mesmo modo, governos estaduais e municipais também utilizam o Cadastro Único para identificação do público-alvo de programas locais.

A utilização de um único banco de dados pelas três esferas de governo – União, estados e municípios – permite a focalização dos programas sociais, para integrar esforços de todos os entes federados no enfrentamento da pobreza. Dessa forma, evita-se o desperdício de recursos e otimiza-se a gestão dos programas.

O cadastramento não significa a inclusão automática em programas sociais. A seleção e o atendimento da família por esses programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada um deles.

Saiba Mais:

Fonte: MDS e Blog PBF Areia.


Luciano Soares