quarta-feira, 31 de julho de 2013

Espetáculos de teatro e circo garantem diversão no Festival de Artes de Areia

O município de Areia entrou em clima de festa desde a última segunda-feira (29) com a realização do 14º Festival de Artes de Areia, que acontece até 4 de agosto no Brejo paraibano. Entre as atrações distribuídas pelos 15 polos da cidade nesta quarta-feira (31) estão os espetáculos de teatro e circo para o público infantil e adulto.
 
Teatro – Para os amantes do teatro, no Polo “Açucena”, nas dependências do Colégio Santa Rita, a partir das 16h, será apresentado o espetáculo “A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só”, pelo Grupo Graxa de Teatro de João Pessoa. A peça mostra a vida da garotinha órfã Luzia, que tem como companhia apenas seu avô e o seu urso Irineu. No seu universo de menina sonhadora, com seus medos e anseios, cria suas próprias histórias como a da Princesa do Reino da Luz, onde bruxos, fantasmas e outros seres ganham vida.

Já no Polo Senhora Cena, no Teatro Minerva, a partir das 21h, será encenado o espetáculo “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”, pelo Grupo de Teatro da Poli, de São Paulo. A atividade tem um texto que denota a sua contemporaneidade, estilo e temática. Expõe a fragmentação das relações amorosas, o fim das utopias e a impossibilidade do amor, a solidão desenfreada e os vícios cotidianos, a eterna espera pelo outro, a loucura do dia-a-dia, a homossexualidade, o misticismo, a religiosidade, além de sua relação com as flores, com o vírus HIV e a urbanidade de seus contos e personagens que estão presentes neste espetáculo.

Circo – Uma ida ao paraíso que não existe misturando realidade e sonho. Este é um pouquinho do espetáculo “Vamos a La Praia”, que começa às 19h, no Polo Armaria Mainha, no circo. Liderado pelo Grupo Bastet de Teatro, de Goiás, o espetáculo começa com uma brincadeira que recria o universo brincante e imagético da praia. Brincadeiras, música, poesia e números circenses irão garantir a diversão dos visitantes destes polo. 

Cultura Popular – No Polo Fuxicarte, localizado na Emater, das 9h às 19h, vai abrigar o Salão de Artesanato da Paraíba, reunindo artesanatos de diversas técnicas e origens de municípios paraibanos. Já no marco histórico da cidade, na Praça 3 de Maio, no Polo “Chão de Mestras”, a partir das 17h, haverá muita cultura popular com a apresentação musical das violeiras do município de Alagoa Grande, Soledade e Minervina.

Dança – O espetáculo “Terreiro Envergado”, do grupo Coletivo Tanz, de Campina Grande, vai garantir a interação dos visitantes no Polo Brincantes Enluaradas, localizado no histórico Coreto, na Praça Pedro Américo, a partir das 16h. Com classificação livre, o espetáculo é realizado em cima do conceito de brincantes urbanos, onde com suas características próprias de intérpretes-personagens, sendo ela de origem da cultura popular ou urbana, ritualizam uma dramaturgia de conflito do universo feminino com o masculino através de alguns esquemas coreográficos pré-estabelecidos.

Música – O polo ‘Sonoras Erês’, no Centro Social Urbano (CSU), vai receber atividades de musicalização infantil com uma programação voltada especialmente ao público jovem. No horário das 9h às 15h, será apresentado o espetáculo “Pirralhim – Música para Crianças Pequenas”, do Laboratório de Educação Musical Infantil (Lemi) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Artes plásticas – Durante toda esta quarta-feira (31), no Polo Artérias das Artes, no Casarão José Rufino, acontecerão dez exposições de artes visuais, fotográfica e multimídia, entre elas o “Laboratório de Experimentação”, a partir das 9h com uma produção coletiva, “Ocupação do Espaço”, com o fotógrafo Ricardo Peixoto, e “Histórias de Areia”, por Maria dos Mares, do município de Balsas (MA). Na área de fotografia tem a exposição “Eu e Minha Árvore”, “Paraíba Mulher Macho”, “Guardiãs do Sertão” e “Nação: Genes Femininos”. Na multimídia tem a exposição “Influjo”, “A Memória também é feita de luz e sombra” e o “Som que você vê”, de Felipe Espencer, de João Pessoa. 

Oficinas – Ainda nesta quarta-feira, serão ministradas onze oficinas em diversos polos espalhados pela cidade de Areia. Na área de artesanato, serão ofertadas as oficinas “Loiças do Chã da Pia”, no polo de mesmo nome na Comunidade Chã da Pia, além da oficina “Arte na Palha”, no polo Chã de Jardim nesta comunidade. Na literatura, haverá a oficina “Versos e Prosas”, no Polo Gravidéias, localizado na Escola Prof. João Coutinho, e a oficina “Poesia Viva”, no Polo Senhora Cena. 

Ainda no Polo Gravidéias, haverá oficinas na área de audiovisual “Atuação para cinema”; no teatro a atividade “Teatro Experimental” e o “Ator Criador”. Na área de artes visuais serão oferecidas a “Produção Fotográfica avançada” e “Produção fotográfica para iniciantes”.

Já na Câmara Municipal de Areia, no polo ‘Escrivaninha Secreta’, ainda haverá mesas redondas e debates com o professor José Octávio e mesa redonda sobre literatura Ritmo e poesia com Pertnaz e Tiago da Silva.
No polo “Sala de Criação”, localizado no Mercado Central, haverá a oficina de gastronomia “Delícias do Brejo” pelas quituteiras de Areia. No polo Vagaluminosas, no Colégio José Américo, serão realizadas as oficinas de dança “Trançados musculares: saúde corporal e danças populares” e a oficina de cultura popular “Rotas do Cordel na Borborema”. E por fim, no Polo Armaria Mainha haverá ainda a oficina de Circo “Escola de Palhaças”.

Visite o site – A programação completa do 14ª edição do Festival de Artes de Areia está disponível no site do evento (www.festivaldeareia.pb.gov.br). Além das notícias, informações sobre o deslocamento, localização, telefones úteis, hospedagem e atividades artísticas.




Luciano Soares

Nenhum comentário: