sexta-feira, 15 de março de 2013

Importância do aparelho para correção dos dentes

Uns acham lindos por terem cores diferentes, darem um contraste no visual e gostariam de usar mesmo que não necessitem. Outros os acham feios e ficam aliviados por não precisarem usá-lo. E tem ainda os que não gostam, mas necessitam usar para concertar certos “defeitinhos” em seus sorrisos.

Em épocas passadas o aparelho ortodôntico é visto como “utilidade de nerd”, assim com os óculos eram vistos. Mas apesar de suas “mutações mais agradáveis”, não deve ser encarado como enfeite e sim como um procedimento para o devido alinhamento da arcada dentária de uma pessoa.

Existem dois tipos de aparelhos: os fixos e os removíveis. Para saber qual será o ideal para a correção de seus dentes é necessária uma avaliação de seu dentista.

Em geral, os aparelhos removíveis são indicados para concertos de pequenas falhas nos movimentos dentários e para pacientes que estejam em fase de crescimento para se alterar o crescimento do osso da face.

Os fixos, também chamados de ‘tijolinhos’, são bráquetes fixados aos dentes por um resíduo apropriado. São utilizados por pacientes que necessitem de uma maior movimentação em sua arcada para o devido alinhamento de seus dentes. Este aparelho necessita de maior cuidado com a higienização e com a alimentação. Pois dependendo do que se come, se for algo duro como uma maçã, os bráquetes podem se soltar da superfície dos dentes. E se for algo fibroso, pode enroscas nas peças dando o maior trabalho para a remoção da sujeira.

Para quem tem que usar esse tipo de aparelho, mas não gostaria de tê-lo a mostra, existem os bráquetes transparentes. Eles são feitos de uma cerâmica resistente à força e a manchas. Antes desse, foi fabricado um aparelho com bráquetes de plástico, mas que logo caiu em desuso por escurecerem muito rapidamente e por esses ‘tijolinhos’ não serem tão resistes quanto os de metal.

Os benefícios de se usar um aparelho são inúmeros; tanto pela melhora da dicção e da fala em geral, quanto pela ótima aparência da pessoa. Pode ser incômodo no começo, mas os resultados com certeza valem o esforço.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: