As obras da Rodovia da Reintegração seguem em ritmo acelerado. Entre
as cidades de Assunção e Salgadinho, vários quilômetros já receberam
asfalto, além da terraplanagem e construções de pontes. Recentemente, a
obra foi inspecionada pelo diretor superintendente e o diretor de obras
do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Carlos Pereira de Carvalho
e Hélio Cunha Lima. A vistoria foi acompanhada por engenheiros do DER e
da construtora Furlani.
Os dirigentes do DER também inspecionaram
o outro trecho da rodovia ligando Areia de Baraúnas, Passagem, Quixaba,
BR-230, em construção pela construtora Artec. Nos dois trechos, as
obras são executadas dentro do cronograma traçado, de acordo com os
diretores.
A ordem de serviço foi assinada no dia 7 de dezembro,
pelo governador Ricardo Coutinho para execução de melhoramento e
pavimentação da PB-228, a já denominada Rodovia da Reintegração, com
84,2 km, interligando os municípios de Assunção, Salgadinho, Areia de
Baraúnas, Passagem, Quixaba, entroncamento da BR-230 e acesso a Cacimba
de Areia, incluindo a restauração e adequação de capacidade do
Entroncamento da BR-230 a Assunção, com 8 km. O investimento total é de
R$ 62.409.907.92.
A obra, uma das maiores de pavimentação
rodoviária dos últimos anos na Paraíba, está dividida em dois lotes. O
lote I, com 39,3 km, contempla o trecho da rodovia entre
Assunção/Salgadinho/Areia de Baraúnas/Entroncamento do acesso a
Passagem. O valor estimado é de R$ 35.209.982,29. O lote II, com 37 km,
vai do acesso a Passagem/Quixaba/Entroncamento da BR-230, inclusive os
acessos a Passagem e Cacimba de Areia. O valor estimado é de R$
27.199.925,63.
Com a obra, incluída no Programa Caminhos da
Paraíba, o Governo do Estado contempla uma população de 117.141
habitantes dos municípios beneficiados, além de Patos. A rodovia terá um
tráfego médio diário no primeiro ano de 1.091 veículos. É previsto um
aumento acentuado com o desvio do tráfego que demanda para o Sertão e
vice-versa, através da BR-230, evitando acidentes na serra de Santa
Luzia.
Estão programados serviços de terraplanagem, pavimentação
asfáltica, seis novas pontes em concreto armado, drenagem profunda e
superficial, cercas com estacas de concreto, recuperação de áreas
degradadas, paisagismo e sinalização horizontal e vertical.
A
iniciativa do Governo do Estado visa promover o desenvolvimento
sócio-econômico da Paraíba, modernização e ampliação da infra-estrutura
rodoviária estadual, integração das sedes dos municípios à malha
rodoviária pavimentada, proporcionar rapidez no escoamento da produção
econômica regional, geração de prosperidade e elevação da qualidade de
vida da população e oferecer conforto e segurança aos usuários da
rodovia.
Luciano Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário