quinta-feira, 16 de maio de 2013

Alunos da UEPB voltam às aulas nesta quinta-feira

Os mais de 20 mil alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão voltando às aulas nesta quinta-feira (16). A greve dos professores da instituição durou cerca de 80 dias. Na terça-feira (14), a categoria decidiu retomar as atividades acadêmicas. O semestre deve ser concluído em agosto deste ano e ano letivo em fevereiro de 2014, segundo reitor.

Os professores conseguiram um reajuste salarial de 5,83%, assim como os funcionários da universidade, sendo 3% a partir de maio e mais 2,83% a partir de outubro. O reajuste representa um impacto de R$ 6 milhões na folha de pagamento da universidade, segundo a própria UEPB.

De acordo com o reitor da UEPB, Rangel Júnior, a expectativa é de que o semestre interrompido pela greve seja concluído em agosto. O ano letivo deve se encerrar em fevereiro de 2014. “A reposição das atividades acadêmicas está assegurada e todos os dias letivos serão cumpridos”, garantiu o reitor.


Greve ilegal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou um recurso da Associação dos Docentes da  Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb), mantendo assim a ilegalidade da greve dos professores da instituição, que ocorre desde fevereiro. A decisão do ministro presidente Felix Fischer foi tomada no dia 7 de maio e publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta terça-feira (14).

O ministro considerou que a Aduepb usou o recurso errado. Segundo Felix Fischer, os professores poderiam sim recorrer contra a ilegalidade, mas isso deveria ser feito no próprio Tribunal de Justiça e apenas em caso de negativa, o caso poderia subir para o Superior Tribunal de Justiça.

O decreto de ilegalidade foi publicado em 24 de abril atendendo a uma ação movida pelo Ministério Público da Paraíba. No dia 30 de abril, os professores decidiram manter o movimento mesmo com a imposição de uma multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: