sábado, 18 de maio de 2013

Cinep promove reunião sobre uso de energia solar industrial na Paraíba

Consolidar a Paraíba no cenário do uso industrial da energia solar. Este foi o objetivo da reunião realizada na tarde dessa sexta-feira (17), na sede da Companhia Paraibana de Desenvolvimento (Cinep). O Estado possui algumas das melhores regiões para captação de energia solar e o governo, que já desenvolve ações efetivas de estímulo ao segmento de energias renováveis, deseja ampliar a discussão e a utilização desses recursos na Paraíba.

O encontro contou com a apresentação da empresa alemã Industrial Solair, voltada para a climatização com base em energia solar, além de uma rodada de conversas, entre a Cinep, Universidade Federal da Paraíba, Senai, Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (SindAlcool), estudantes e empresários, sobre o desenvolvimento do setor no Estado.

Para a presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, a reunião fortalece o ambiente propício que a Paraíba está formando para a cadeia sustentável. “A Paraíba inicia sua participação no mercado da energia solar e quer aproveitar da melhor forma sua potencialidade, com períodos de incidência de sol que são uns dos melhores do mundo”, comentou a presidente. 

Tatiana destacou ainda que as indústrias do Estado poderão ter na energia solar a alternativa para aproximar-se da autossuficiência em eletricidade, reduzindo significativamente os custos de sua produção.

O presidente do SindAlcool paraibano, Edmundo Barbosa, utilizou as indústrias do segmento sucroalcooleiro para dimensionar o impacto da energia elétrica na produção. “As usinas utilizam o bagaço da cana para a produção de energia. E ainda, nos períodos em que não há cana, recorremos ao óleo combustível para isto”, pontuou.

Com a energia solar, áreas das usinas podem ser usadas para geração de energia, e da mesma forma, outras indústrias e empresas que necessitem gerar energia elétrica ou mesmo resfriar seus ambientes. 

E é sobre a climatização de galpões, câmaras de refrigeração e espaços de comercialização que a Industrial Solair – Thermal Solutions trabalha desde 2005. O grupo possui projetos no Ceará e Rio Grande do Norte e apresentou aos representantes paraibanos as possibilidades de utilização da sua tecnologia do sistema solar térmico sustentável e econômico.

A promoção do “Ano Brasil Alemanha”, aberto pela presidente Dilma Rousseff na última segunda-feira (13), ampliará a troca de conhecimentos e projetos entre os dois países. E a Industrial Solair já desenvolveu dois projetos aplicáveis na Paraíba, um para Produção Industrial e outro para Produção de Alimentos na Zona Rural.

Ações efetivas - A Paraíba já tem ações efetivas na promoção da indústria da energia solar. Em abril deste ano, o governador Ricardo Coutinho assinou decreto concedendo benefício à empresa Brasil Solair, pioneira no país na produção de painéis para captação solar (fotovoltaicos) e inversores energéticos. A companhia já está se instalando em João Pessoa e deverá começar suas operações nos próximos meses, gerando aproximadamente 200 empregos e promovendo troca de conhecimento com a Alemanha.

Durante esta primeira reunião, UFPB e Senai sugeriram a realização de um estudo de viabilidade econômica para analisar as demandas de cada segmento industrial da Paraíba. 

A partir deste estudo e das próximas reuniões do grupo, o Estado terá cada vez mais instrumentos para investir no uso da energia solar em sua produção, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de toda a Paraíba.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: