sábado, 11 de maio de 2013

Festival de Artes de Areia mantém seleção de propostas artísticas

Estão abertas, até o dia 5 de junho, as inscrições para a seleção de propostas artísticas para composição da programação do 14º Festival de Artes de Areia. Os artistas interessados podem encontrar o edital e seus respectivos anexos no site do Governo do Estado da Paraíba, no endereço eletrônico: www.paraiba.pb.gov.br/cultura/festivaldeareia.

A convocatória tem abrangência nacional, podendo participar pessoas físicas ou jurídicas, que possuam propostas artísticas nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro, de acordo com as necessidades ofertadas no edital por cada linguagem. O resultado da seleção deve ser divulgado no dia 15 de junho no Diário Oficial e na página eletrônica da Secult-PB.

A 14ª edição do festival terá como tema “Paraíba Feminina de Cultura”, dando ênfase ao protagonismo feminino na sociedade e nas artes. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Chico César, “nós fomos provocados pela ministra Eleonora Menecucci a discutir, no contexto cultural, o papel da presença feminina na sociedade. E isso possibilitou uma importante parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República”.

Para o secretário, “vivemos em um Estado onde as mulheres têm uma produção imensa e muito forte em várias áreas, são muitas as que se destacam. Por isso há trabalhos que precisam ser homenageados, como o trabalho de Lourdes Ramalho, veterena, uma mestra, e convidamos algumas mestras para que seus trabalhos tenham destaque e até sirva de referência para esses novos que inscrevem seus trabalhos no edital”.

Chico César também reforça a importância de que os grupos e artistas se inscrevam e participem do processo de seleção em aberto. “Como este ano nós estamos trabalhando o protagonismo feminino, queremos que os grupos ou os produtores se inscrevam sob esta linha. Ou que haja uma ênfase no contexto do trabalho, seja por quem dirige, quem ilumina, ou quem atua”, explica.

O Festival – O 14º Festival de Artes de Areia é uma promoção do Governo do Estado da Paraíba e acontece entre os dias 29 de julho e 4 de agosto na cidade de Areia, localizada no Brejo paraibano. O Festival de importância histórica começou em 1976. Desde o início, a ideia era de promover um espaço de discussões sobre arte e política. A proposta recebeu apoio de diversos políticos e intelectuais brasileiros.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: