terça-feira, 7 de maio de 2013

Artigos em couro ganham destaque no Salão do Artesanato da Paraíba

A atividade coureira no Estado da Paraíba, seu resgate histórico e a importância da exposição e comercialização das novas tendências vão ganhar destaque no 18º Salão do Artesanato da Paraíba, que acontece de 7 a 30 de junho, em Campina Grande. O evento que já entrou para o calendário turístico da cidade, no mês do Maior São João do Mundo, é promovido anualmente pelo Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.

Para a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, a tipologia do couro nunca havia sido homenageada e precisava ganhar este impulso de resgate histórico e valor cultural. “O couro tem raízes fortes na Paraíba, através de longos anos de histórias nos curtumes. Além disso, Campina Grande é até hoje um dos maiores celeiros de couro do Estado, desde 1930. É uma oportunidade de homenagear os artesãos que trabalham com o produto e os grandes mestres dos antigos celeiros”, informou.

Com uma média de 400 expositores de diversas associações, cooperativas e grupos de produção do Estado, os visitantes também poderão percorrer o evento para admirar e adquirir produtos feitos de fios, madeira, algodão colorido, fibra, cerâmica, tecelagem, brinquedo popular, pedra, metal, osso, artesanato indígena, cordel e xilogravura.

O projeto ornamental vai ser realizado por cinco decoradores renomados, entre eles, a consultora Maria do Rosário Meira, especialista em Desenho Industrial e pós-graduada em Estilismo e Modelismo de artefatos em couro. A fachada principal será composta por uma grande mala em couro e do outro lado um cenário do antigo Curtume Antônio Villarim, localizado em Bodocongó, que teve seus serviços iniciados em 1952 e, após atingir seu auge e contribuir para o empreendimento financeiro de Campina Grande, foi fechado no final do século XX.

A ambientação da primeira sala do evento vai remeter a uma selaria e, também vai homenagear os artefatos em couro produzidos no Distrito de Ribeira, em Cabaceiras, Cariri paraibano. Os arquitetos Gustavo Vaz e Carolina Gomes são os responsáveis pelo projeto arquitetônico desta edição do evento.

A expectativa da organização do Salão é que o número de visitantes aumente em relação ao ano passado. “Em 2012, foram dezessete dias de evento, onde foi comercializada uma média de R$ 800 mil. Este ano, com 24 dias de salão, que é parada obrigatória para os turistas, estes números poderão ser bem maiores”, informou Ladjane Barbosa, acrescentando o destaque para a feira gastronômica e as apresentações culturais.

Capacitação – O PAP promoveu, no mês de abril, um curso para cerca de 20 artesãos que trabalham com a tipologia do couro. Ministrado na Vila do Artesão, em Campina Grande, pela designer Rosário Meira, o objetivo foi qualificar os artesãos sobre novas técnicas para confecção dos produtos que serão vendidos em junho.

Inscrições – Os artesãos que tenham interesse em participar do Salão devem procurar a coordenação do PAP munido da Carteira de Artesão ou de Habilidade Manual na Curadoria do Artesanato, localizada na Praça da Independência, nº 56, Centro, João Pessoa. Para quem não possui a carteira e deseja fazê-la o endereço é o mesmo. Mais informações pelo telefone 3218-8424.

O Salão do Artesanato da Paraíba vai funcionar diariamente das 15h às 22h, na Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé, na antiga Candesa. A entrada é gratuita. O evento tem como parceiros o Sebrae-PB, Prefeitura Municipal de Campina Grande e a água Mineral Platina.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: