domingo, 4 de março de 2012

Museu Regional de Areia (MURA)...

 

 
O Museu Regional de Areia (Mura) tem como missão institucional resgatar, preservar e difundir a memória da região da cidade de Areia, promovendo atividades científicas e culturais com vistas ao desenvolvimento social. O Mura foi criado em 1972 pelo cônego Ruy Barreira Vieira, juntamente com alguns representantes da sociedade areiense, preocupados em registrar a história da cidade e dos seus ancestrais. O museu foi reconhecido como de utilidade pública pela Lei nº 147 de 04/10/1973, da Câmara Municipal de Areia, e pela Lei nº3.870 de 28/12/1976, da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba.

Dentre os principais objetivos destacam-se: zelar pelo acervo histórico e cultural da região; despertar, principalmente na juventude, o respeito ao passado através do conhecimento dos hábitos, costumes, cultura e arte das gerações anteriores; apoiar o turismo cultural e a difusão do patrimônio cultural da cidade de Areia e entorno; e colaborar com o desenvolvimento de planos, projetos e programas que fomentem o progresso científico, artístico e cultural da região do brejo paraibano.



O acervo

O acervo do Museu Regional de Areia (Mura) é composto por peças de diversas categorias, como Arte Sacra, Artes Decorativas, Artes Visuais, Etnologia, Documentos Textuais e Iconográficos, além de uma pequena coleção de Mineralogia, Zoologia e Paleontologia. O acervo do Mura está organizado de acordo com as seguintes temáticas: “Areia e a história”, registro da evolução da cidade, da rota de tropeiros, dos movimentos políticos, dos cuidados com a educação, os ciclos econômicos até o tombamento pelo Iphan como patrimônio nacional; e “Areia e a Arte”, registro das manifestações culturais com destaque para a vida e obra dos pintores Pedro Américo e Aurélio de Figueiredo e do escritor José Américo, dentre outros.

Considerando a necessidade de ações de salvaguarda e restauração em grande parte do acervo do Museu Regional de Areia, foi aberta ao público a exposição “Areia e a Arte Sacra”, composta por Imaginária, Crucifixos, Oratórios, Objetos Litúrgicos, Paramentos Religiosos, Mobiliário e Iconografia.



Lembrando que o Museu Regional de Areia foi reinaugurado no dia 03 de Fevereiro de 2012. Em comparação ao seu antigo local (PIO XII), este museu, que está localizado na Rua Pedro Américo ao lado da Igreja Matriz (Nossa senhora da Conceição), está muito mais organizado. Por enquanto, foi inaugurada a Arte Sacra faltando à decorativa, visual, dentre outros!


Vale à pena conferir! 


Visite a nova sede do Museu Regional de Areia, aberto de terça a sábado das 9:00 às 17:00, aos domingos e feriados das 9 às 13:00.
 


Luciano Soares


PAGE, a sua página eletrônica!

 
Fotos do Museu Regional de Areia (MURA) contida nessa postagem é de exclusividade do blog Página Eletrônica (PAGE, a sua página eletrônica!)

Nenhum comentário: