quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Hoteleiros destacam apoio do Governo para sucesso do turismo na Paraíba

O grupo de nove hoteleiros de João Pessoa e da Costa do Conde que participa do Workshop da CVC, no Expo Center Norte, em São Paulo, está comemorando a repercussão do estande da Paraíba. Durante os dois dias do evento (quarta e quinta-feira), o espaço foi visitado por centenas de agentes de viagens buscando informações sobre os atrativos turísticos. Na avaliação dos executivos e empresários, a procura pelo ‘Destino Paraíba’ é resultado da ação do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em divulgar maciçamente os atrativos turísticos nos principais centros emissores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O gerente de vendas do Hardman Praia Hotel, Marcus Vinicius, disse que foi importante para a Paraíba estar presente no workshop da CVC. “O evento da CVC é  ‘o evento’. São mais de dez mil agentes de viagens, profissionais que formatam os pacotes turísticos, que vendem o destino”, enfatizou o gerente de vendas.

Na opinião da gerente de Marketing do Resort Mussulo by Mantra, na Costa do Conde, Gisela Valdês, a organização do estande da Paraíba no Workshop da CVC está “perfeita” e tem dado visibilidade importante para o destino e, principalmente, para a rede hoteleira. A executiva disse que tem mantido contatos importantes com agentes de viagens de todo o país, em especial, de São Paulo, que é o maior público presente no empreendimento.

Ainda de acordo com Gisela Valdês, a política de divulgação do ‘Destino Paraíba’ vive um momento bastante especial, tendo em vista a maior profissionalização e a atuação em mercados que realmente têm correspondido, como os de São Paulo. A executiva destacou também as ações de capacitações nas principais operadoras de turismo do país. Para ela, esta ação tem melhorado o nível de conhecimento do destino por parte dos agentes de viagens. Os resultados estão vindo. Segundo ela, o Mussulo já está com 100% de ocupação no período de Semana Santa, repetindo o resultado do carnaval.

Ocupação no feriado – Outro empreendimento hoteleiro que também está praticamente lotado para o feriadão da Semana Santa é o Tropical Hotel Tambaú. O gerente geral, Fernando Sousa, destacou a parceria dos hoteleiros com o Governo, que tem sido um fator decisivo para a chegada de turistas em João Pessoa, com extensão para a Costa do Conde. “Estamos com quase 100% de ocupação para a Semana Santa e fechamos com lotação máxima no período de Carnaval”, enfatizou o executivo.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, os números repassados pela hotelaria paraibana são reflexo do processo de profissionalização da relação entre iniciativa privada e Estado. Ela avalia que houve uma compreensão de que as ações devem ser permanentemente compartilhadas e voltadas para os públicos específicos. “Temos investido forte no mercado paulista, porque tem sido o nosso principal cliente, confirmando os dados que temos registrados”, afirmou. Em janeiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o turista paulista superou, em número, os turistas oriundos do Nordeste.

Hotéis – Os representantes da rede hoteleira que estão em São Paulo são a Nord, Littoral Hotel e Ouro Branco. Os hotéis Ambassador Flat, Hardman Praia Hotel, Tropical Tambaú e Atlântico Praia Hotel, de João Pessoa; Jacumã Lodge Hotel e resort Mussulo By Mantra, na Costa do Conde também estão presentes no evento. A empresa Luck Receptivo João Pessoa também vai estar no estande da Paraíba. A Federação do Comércio da Paraíba (Fecomércio) está apoiando a participação do Estado.

Apesar do entusiasmo com os resultados neste início de ano, Ruth Avelino admite que será preciso uma atuação mais forte em outras frentes, como uma ação junto às companhias aéreas. A executiva se refere ao caso da TAM, que tem retirado voos de toda a região Nordeste. “A retirada de voos não tem sido uma exclusividade da Paraíba. A TAM tem mexido em sua malha aérea em todos os Estados. A questão é parte de uma discussão que envolve todos os Estados e que deve envolver todos os segmentos da cadeia do turismo”, opinou a executiva da PBTur.




Luciano Soares


 

Nenhum comentário: