quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROJETO JUVENTUDE E INCLUSÃO DIGITAL NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE AREIA/PB...

 

Hoje, dia 18 de Janeiro de 2012, irá começar aqui em Areia um projeto intitulado PROJETO JUVENTUDE E INCLUSÃO DIGITAL NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE AREIA/PB. Esse projeto é de iniciativa da Universidade Federal da Paraíba – Campus II – Areia, Ponto de Cultura Viva o Museu, AMAR (Associação do Amigos de Areia) e a Secretaria de Agricultura do município de Areia sendo representada pelo senhor Irisvaldo Nascimento. Tem como coordenadora a Dra. Márcia Verônica.
 
Esse projeto tem como objetivo inicial a formação de jovens para a elaboração de um diagnostico da atual situação dos assentados do distrito de Santa Maria. Depois da elaboração do diagnostico, o projeto também vai oferecer cursos e/ou oficinas para auxiliar o desenvolvimento sustentável da região. As oficinas ou cursos consistem em levar a inclusão digital, após o diagnóstico, para auxiliar as comunidades rurais no desenvolvimento sustentável do distrito Santa Maria. As atividades são as seguintes: introdução a informática (internet, editor de textos), construção de páginas na internet, redes sociais, planilhas eletrônicas, dentre outros.

UFPB - Campus II - Areia

Uma das atividades mais importantes que destaco aqui é a aplicação de cursos de curta duração na área da produção do campo, como suinocultura, bovinocultura, horticultura, fruticultura, piscicultura, apicultura, caprinocultura e produção de sabão.
 
Dessa forma, as pessoas daquela região do distrito Santa Maria, mais conhecido aqui em Areia por Usina Santa Maria, vão poder aumentar sua produção a partir do processo de inclusão digital. Como hoje em dia, os meios da informática estão presentes em todos os lugares, pode-se levar a essa região esses cursos para que os produtores, agricultores e assentados do distrito possam ter como auxilio o mundo digital.
 
No caso, do dia 18 a 28 de Janeiro de 2012, é a fase da fundamentação teórica e levantamento histórico dos assentamentos.
 
Do dia 24 a 28 de Janeiro, irá começar a segunda atividade que é aplicação de questionários para o levantamento de dados.
 

E só mais uma curiosidade: segundo uma das participantes desse projeto, ela disse que esse projeto foi o terceiro melhor projeto de universidades federais do Brasil!
 
No caso, esse projeto de inclusão digital que se iniciou aqui em Areia é o terceiro melhor projeto que foi aprovado em nível de Brasil! Muito orgulho mesmo!

 

Luciano Soares

 
PAGE, a sua página eletrônica!

Nenhum comentário: