quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Afinal, pra que serve Horário de Verão?

Todo ano a partir de outubro, chega esse bendito horário brasileiro de verão.Mas será que essa tal economia que é anunciada pelo ministério das minas e energia de fato existe?


A divisão desse horário, ou seja uma hora adiantado, em relação ao horário normal não é estendido para todas as regiões brasileiras, isso já é um sinal de que algo está errado.Acho até que nem mesmo o próprio ministério das minas e energia acredita que realmente há economia.


Na verdade, a justificativa atual do horário de verão é a preservação do sistema elétrico, pois como a parte final do expediente industrial não mais coincide com o acender das luzes, reduziríamos o horário de pico de consumo, evitando sobrecarga no sistema e prevenindo problemas de abastecimento.


É curioso viver num estado de direito que deve respeito à intimidade do cidadão, mas que num decreto causa uma mudança no âmbito mais íntimo da privacidade. Todos podem escolher onde e com que trabalham, tendo algum grau de determinação sobre seus horários. Mas de repente, vem o estado e simplesmente determina uma alteração que tem impacto fisiológico direto no indivíduo. Que afeta o corpo e a mente do modo mais invasivo possível.


Também é muito curioso que o discurso das benéficas do hrário de verão, é sempre para o futuro, e nunca a curto prazo.


Ou seja, jamais é dito o quanto o horário de verão efetivamente economizou de energia, mesmo porque é impossível avaliar tal economia. Por isso, só o que sempre temos são estimativas, o quanto se pensa que o horário de verão deverá economizar.


É  esquesito pensar que não há nem um meio que disponibiliza dados reais dessa tal economia, mas por que existe horário de verão? será uma jogada de comum acordo entre  grandes empresários, nas áreas de lazer e comércio varejista?


Bom, essa conclusão não cabe a nós, fica aqui somente a nossa reflexão.


GERMANO SOARES


PAGE, a sua página eletrônica!

Nenhum comentário: