quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

AREIA EM FOCO: CSU Alice de Almeida receberá novos projetos após reforma + Confira detalhes de mais uma entrevista com a diretora do CSU, Ana Paula...

 

Durante muito tempo, tive uma dúvida que acho que passou por todas as mentes de pessoas que moram na zona urbana! Sabemos da existência dos CSUs em vários municípios. Sabemos também que CSU significa Centro Social Urbano... Só isso! Mais, qual será o seu papel em nossa sociedade, o seu objetivo e a sua atuação?
 
Pensando nisso, fomos conversar com a diretora do CSU Alice de Almeida aqui de Areia, Ana Paula, para perguntar sobre essas questões! Vejam abaixo detalhes dessa entrevista! Confira!


 

PAGE – QUAL O PAPEL DO CSU, O SEU OBJETIVO E A SUA ATUAÇÃO EM UMA SOCIEDADE?

ANA PAULA – O Centro Social Urbano (CSU) é um equipamento público gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Tem por objetivo integrar atividades de lazer, esporte, informação, formação e qualificação profissional visando maior organização e integração das comunidades. Atua como um espaço de diálogo e no desenvolvimento de ações coletivas, em parceria com órgãos governamentais, setores privados e organizações da sociedade civil.

 

PAGE – COMO É FEITO O TRABALHO DE SOCIALIZAÇÃO DA COMUNIDADE?

ANA PAULA – Nesses espaços, as comunidades participam de ações sócio-educativas e projetos de fortalecimento da cidadania e desenvolvimento social. As unidades contam com ampla estrutura física, com pavilhões, áreas livres e outras destinadas aos esportes. O CSU também contempla  atividades referentes a programas, tais como o Brasil sem Miséria (Leite e Fubá), Programa Cidadania (por enquanto suspenso) dentre outros. A Secretaria estará realizando ainda convênios com várias instituições e com parceiros governamentais, com o objetivo de oferecer cursos, capacitações e serviços para a população carente, em situação de vulnerabilidade social.

 

PAGE – SOBRE AS OBRAS NO CSU?
 
ANA PAULA – As obras iniciaram na primeira semana de Janeiro e está prevista para terminar em Março. A secretária de Estado e Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Menezes, conseguiu captar recursos junto ao Governo Federal e com isso, alguns CSUs do estado estão passando por reformas.


(Ana Paula nos enviou por email a matéria falando sobre esses recursos que foram disponibilizados para os CSUs)


Quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 - 19h45

Seis Centros Sociais Urbanos (CSUs) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) estão passando por reforma desde o início deste mês. A obra está orçada em R$ 1,6 milhão, e os recursos são do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do Estado da Paraíba (Funcep).

Os CSUs são espaços físicos onde são realizados cursos profissionalizantes, reuniões da terceira idade, distribuição de pão e leite, entre outras atividades. Embora passando por reparos, os centros não estão totalmente fechados, já que permanece o atendimento do Programa Pão e Leite. Cinco dos centros passam por reforma pela primeira vez. Outros três também devem ser recuperados ainda este ano, para atender melhor a população.

“As reformas dos centros simbolizam que devolvemos à população um espaço com ações sociais, culturais e esportivas. A recuperação da estrutura física é um passo fundamental para a oferta de um serviço de qualidade”, destacou a secretária Aparecida Ramos.

Centros em reforma – Estão em reforma os Centros Sociais Urbanos Monsenhor José Coutinho (Mandacaru), Isabel de Brito Pereira (Rangel), Monte Santo (Campina Grande), Alice de Almeida (Areia), Capitulina Ayres Sátiro (Patos) e Poeta Augusto dos Anjos (Sapé).

Os outros três prédios que devem ser recuperados são os dos Centros Sociais Urbanos Maria Rosa da Silva (Campina Grande), Terezinha de Oliveira Gadelha (Sousa) e Padre Geraldo da Silva Pinto (Guarabira).

Reabertura de serviços – Segundo a coordenadora dos CSU, Poliana Gomes, depois da reforma será implantado um posto avançado de Cidadania e os serviços de emissão de documentos, como RG, CTPS e CPF, serão retomados. Ela lembra que os centros também estão sendo adaptados conforme as normas da ABNT, de acessibilidade para melhor atender a comunidade.

 
O orçamento do CSU de Areia está avaliado em R$ 121.451,38. Órgão Executor: SEDH.

 

PAGE – EXISTE PROJETOS SOCIAS EM ANDAMENTO OU QUE IRÃO SER INICIADO APÓS A REFORMA?
 
ANA PAULA – Com o final da reforma, será implantado a Casa da Cidadania por meio da solicitação foi feito pelo Deputado Estadual Tião Gomes. Recebemos a visita no CSU do coordenador do Programa, Nório Guerra, que gerencia as Casas da Cidadania no estado da Paraíba que aprovou a proposta. Por enquanto, dependemos da finalização das obras para a implantação da Casa da Cidadania no CSU aqui em Areia. Aguardamos agora a reforma da Quadra de Esportes que já foi publicada no Diário Oficial. Esse pedido foi feito por mim e pelo deputado Estadual Tião Gomes. A quadra será reformada e terá área coberta e banheiros.

 
Luciano Soares & GERMANO SOARES

 
PAGE, a sua página eletrônica!

 

Foto da postagem cedida por Ana Paula com uso exclusivo do blog PAGE, a sua página eletrônica! 

 

Nenhum comentário: