sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

EXCLUSIVO: conversamos com a gestora do PBF (Programa Bolsa Família) daqui de Areia, Neta...

 

A base de muitas famílias, hoje, é, sem sombra de dúvidas, o programa bolsa família! São várias as mães de família que recebem esse beneficio que serve, em muitas das vezes, como uma forma de se sustentar e de sustentar seus filhos, como também, sua família.
 
É difícil ver alguém que não recebe esse beneficio. Em dias de receber esse beneficio, vejo longas filas que se formam em frente às casas lotéricas para que haja o recebimento do mesmo.
 
Todos os anos são convocados várias pessoas para realizarem o cadastramento do beneficio!
 
Nessa semana, recebemos alguns emails de algumas mães perguntando sobre algumas questões sobre o Programa Bolsa Família. Elas perguntaram sobre um rumor de que até as crianças com mais de 01 ano de vida precisavam ter CPF para que seja realizado o cadastramento ou recadastramento (isso para menores de 18 anos).
 
Pensando nisso, fomos falar com a gestora do PBF (Programa Bolsa Família) daqui de Areia, Maria das Neves Gabí Barreto Neta (Neta), que nos informou algumas novidades em relação aos beneficiários daqui do município.
 
Em uma conversa, perguntamos a ela sobre esse possível rumor de que crianças maiores de 01 ano e menores de 18 anos precisavam ter CPF para realizarem o cadastramento no beneficio. Neta explicou algumas questões e nos apresentou ao blog que foi feito exclusivamente para aqueles que têm alguma dúvida em relação aos beneficiários do município. 


Demos uma olhada lá no blog, e vimos que ele é muito bom mesmo. Encontramos a nota que diz respeito a essa informação do CPF. Confira abaixo:


 
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL/ RECADASTRAMENTO 2012.

O recadastramento dos beneficiários do Programa Bolsa Família no nosso município no ano de 2012 já começou desde o inicio do mês de Janeiro. Nesse ano de 2012, ficou definido pela Instancia de Controle Social, o conselho municipal de Assistência Social – CMAS, pela Secretaria de Ação Social, pela Gestora do PBF e técnicos que continuarão as visitas domiciliares permanecendo as quartas-feiras para visitas domiciliares na zona rural e as sextas-feiras para visitas domiciliares na zona urbana, e os demais dias: segundas, terças e quintas-feiras atendimento na sala do programa a partir das 07h30min da manhã até as 13h00min. Com esse calendário definido fica mais fácil o agendamento de atendimento diário daqueles que procurarem o Programa.

Para aqueles que desejarem ter seu cadastro no CADÚNICO do Governo Federal, será necessário o agendamento na sala do PBF trazendo apenas o nome completo e o endereço com um ponto de referencia para que assim os técnicos consigam encontrar o local informado, e aguardar a visita domiciliar sempre as sextas-feiras na cidade.

A novidade para o recadastramento neste ano é a exigência do CPF para todas as crianças a partir de 01 ano completo, essa nova exigência se faz necessário pelo motivo da inscrição dessespúblicos infantis no cadastro de outros programas sociais do governo federal. No mais as exigências de documentos continuam as mesmas, vejam:


Maiores de 18 anos:
  • Certidão de Nascimento (Registro Civil) ou
  • Certidão de Casamento;
  • RG (Identidade)
  • CPF
  • C.T.P.S. (Carteira de Trabalho)
  • Titulo de Eleitor
  • Comprovante de residência – Conta de LUZ (atual 2012)
  • Comprovante de Renda (contracheque para aqueles que trabalham)


Menores de 18 anos:

  • Certidão de Nascimento (Registro Civil)
  • CPF (a partir de 01 ano)
  • Declaração de Escola (2012)
  • Carteira de Vacina (menores de 05 anos)

Outro ponto definido foi que a inclusão de recém-nascidos só poderá ser feita a partir dos seis meses de idade já que o governo federal implantou mais um beneficio chamado Bolsa Gestante no valor adicional de R$ 32,00 para as gestantes e mulheres em fase de amamentação beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. A única exigência é que as gestantes façam os exames pré-natais. Serão 15 meses extras do pagamento. As contempladas receberão o adicional pelo período de nove meses. Após o nascimento do bebê, as mulheres terão direito a mais seis meses de repasse, a contar do registro da criança no Cadastro Único. A criança registrada também terá direito a um benefício variável extra que não poderá ultrapassar o teto de cinco benefícios variáveis por família.

FONTE: Gestora do PBF e MDS.

 
O blog é, sem sombra de dúvida, muito legal mesmo! Na seção NOVOS BENEFICIÁRIOS, você encontrará a lista de novos beneficiários mensalmente que irão receber o beneficio pela primeira vez ou aqueles que já recebem e irão ter o aumento, pois acrescentaram um filho ou outro componente. CLIQUE AQUI!

Neta informa também que, nos últimos meses, vêm sempre alguns beneficiários entrando para receber o beneficio, a exemplo de Novembro 172 novos / Dezembro 56 novos / Janeiro 49. Para que esses entram outros que não precisam mais saíram do programa.

No blog, também podemos ver a lista pública de todos aqueles que recebem o beneficio aqui no nosso município clicando na aba CONSULTA PUBLICA.
 
“Quanto até quando irá o recadastramento, estamos em planejamento para término até em NOVEMBRO de  2012, para que em DEZEMBRO possamos fechar todas as pendências”, disse Neta.

Tomara que essa postagem tenha tirado a dúvida de vocês que sempre lêem esse blog! Se ainda existir alguma dúvida, entrem no blog do Bolsa Areia e falem com Neta, ou entrem em contato conosco, escrevam sua dúvida que entraremos em contato com a gestora do PBF daqui do município de Areia!

Neta agradecemos a você por nos ter respondido a essas dúvidas! Sempre que você quiser comunicar alguma coisa, nos hesite em nos enviar um email que sempre publicaremos aqui no PAGE, a sua página eletrônica!

 
Blog Bolsa Areia, clique aqui!

 

Luciano Soares & GERMANO SOARES

 

Nenhum comentário: