quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eleições municipais... Ano Bissexto... 366 dias... O que esses fatos tem em comum? Descubra!

Hoje amanheceu como um dia normal... Teve sol... Nuvens... Sol de novo... Tava muito quente... Pessoas nas ruas... Carros nas ruas... Parecia um dia normal... E é um dia normal! Mais, ao olhar no calendário, vi que hoje é dia 29 de Fevereiro de 2012! Espera aí?! Eu disse 29 de Fevereiro? Então, hoje é dia bissexto? Estou errado? Claro que não!

De 4 em 4 anos tem eleição municipal... De 4 em 4 anos tem olimpíadas... De 4 em 4 anos tem 366 dias!

Você sabe como é feito o cálculo do ano bissexto? Não?! Então, leia abaixo o que tem no Wikipédia!


Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos. Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O presente ano (2012) é bissexto. O último ano bissexto foi 2008 e o próximo será 2016.

A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C. que se modificou evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países a todos os quais ocorrem os anos bissextos.

Dentro de um contexto histórico, a inclusão deste dia extra, dito dia intercalar, ocorreu e é feita em calendários ditos solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.

Hoje a expressão bissexto vez ou outra é associada ao duplo seis (66) da expressão 366, o que expressa uma coerência mnemônica popular, porém, aos estudiosos é um grande e histórico equívoco.


Motivação dos anos bissextos

Acrescenta-se um dia a mais para se corrigir a discrepância entre o ano-calendário convencional e o tempo de translação da Terra em volta do Sol tomando-se o ano trópico que utiliza o equinócio vernal (ou seja, o equinócio de primavera no hemisfério norte) como referência. A Terra demora aproximadamente 365,2422 dias solares (1 ano trópico) para dar uma volta completa ao redor do Sol, enquanto o ano-calendário comum (por convenção) tem 365 dias solares. Sobram, portanto, aproximadamente 5h48m46 (0,2422 dia) a cada ano trópico. As horas excedentes são somadas e adicionadas ao calendário na forma inteira de um dia (4 x 6h = 1 dia).

No caso do Calendário Gregoriano este dia extra é incluído no final do mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias (ano com 366 dias) em lugar dos 28 dias de anos normais (ano de 365 dias).


É isso! Mais, será que eles colocaram 366 dias justamente no ano em que ocorrem as eleições municipais para que todos, pelo menos, fiquem conversando nem que seja um dia a mais sobre política? Sei não...



Pesquisa de alguns dados: Wikipédia


Luciano Soares


PAGE, a sua página eletrônica!



Foto: Internet


Nenhum comentário: