segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

EXCLUSIVO: entrevista com o Secretário de Agricultura do município de Areia, Irisvaldo Nascimento...

 

No último sábado dia 04 de Fevereiro de 2012, postamos aqui no blog a postagem falando sobre o PROCESSO ELEITORAL DO COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO LITORAL NORTE – CBH – LITORAL NORTE. Ao postar sobre esse assunto, recebemos alguns emails e comentários nos perguntando sobre esse assunto envolvendo bacias hidrográficas e sobre esse processo eleitoral. Então, procuramos o secretário de Agricultura do município de Areia, Irisvaldo Nascimento, e conversamos sobre esse processo eleitoral do comitê das bacias hidrográficas do litoral norte.


PAGE: Secretário, qual é a finalidade desse PROCESSO ELEITORAL DO COMITÊ DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO LITORAL NORTE – CBH – LITORAL NORTE?
 
SECRETÁRIO: A finalidade do processo eleitoral é o de eleger um COMITÊ (colegiado), que represente, fiscalize e também tome decisões pela população, no caso, a inserida nas bacias hidrográficas localizadas no Litoral Norte.



PAGE: Areia irá se inscrever nesse processo?

SECRETÁRIO: Sim, a prefeitura irá se inscrever, através do próprio prefeito e mais um suplente por ele indicado.


PAGE: Com a formação desse Comitê das Bacias Hidrográficas, Areia poderá ser beneficiada?
 
SECRETÁRIO: No comitê serão tratados assuntos relevantes as bacias hidrográficas como um todo. Através de debates e propostas dentro do comitê, caso seja entendido que tais proposituras são obras de uso múltiplo, de interesse comum ou coletivo, sim, o município de Areia poderá ser beneficiado.


PAGE: Quem irá ser beneficiado?

SECRETÁRIO: Os principais problemas da Bacia do Litoral Norte são: contaminação das águas; esgotamento da capacidade produtiva do solo; erosão generalizada; degradação da mata ciliar e escassez hídrica. Diante do exposto, podemos concluir que no final todos nós seremos diretamente e indiretamente beneficiados.
 

PAGE: Para finalizar, quem poderá se inscrever nesse processo?

SECRETÁRIO: Todos podem participar do Comitê das Águas:

- Poder público (federal, estadual e municipal);
- Usuários de água;
- Sociedade civil.

Sendo que:

Poder público:
- Mínimo = 20%
- Máximo = 40%

Usuários de água:
- 40%

Sociedade civil:
- Mínimo = 20%


 
Leia também:


Luciano Soares e GERMANO SOARES



PAGE, a sua página eletrônica!

 

Nenhum comentário: