quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A máscara do Carnaval.

 Para alguns ela é ingrata e chega depressa demais, mas ela até demorou muito, antes tarde do que nunca, finalmente é quarta feira de cinzas e agora sim, dois meses depois do réveillon, o ano de fato vai começar.


Para muitos o carnaval é uma festa de alegria e diversão, afinal todos estão aglomerados em busca de um só objetivo, "Alegria" mas será que a palavra adotada por muitos como lema do carnaval de fato acontece?


Não me intitulo crítico de carnaval, ou de qualquer outra coisa, porém não aceito a alienação  por meios de comunicação em querer mostrar que Carnaval é um belo exemplo para a diversão, fico pasmo de ver como muitas pessoas são levadas a acreditar em tudo o que se exterioriza sobre essa festa.


Saiba que por tráz das máscaras carnavalescas, existe uma gigantesca estrutura de picaretagem, pilantragem, e outras mais denominações grotescas que se possa imaginar.


Concentrações extremamente estratégicas para o escoamento de riqueza as custas da alienação dos foliões, eu fico indignado com toda essa podridão que se espalha por todo país e usa as pessoas para o cumprimento de metas fraudulentas pré-estabelecidas pela engenharia maior do Carnaval.


Pra começar, será que o carnaval é uma festa genuinamente brasileira? na vedade não é, o carnaval sugiu na Europa durante a era "Vitoriana" e se espalhou pelo mundo.


O carnaval não é uma festa popular, a festa virou negócio e dos mais lucrativos, que o diga os camarotes vips as festas privadas e os abadás com preços exorbitantes, chamados de passaportes da alegria, e quem não tem dinheiro pra comprar aquelas roupinhas coloridas, será que elas também tem direito de ser feliz?


Aqui na Paraíba onde acontece as prévias a coisa num é muito diferente não, a maioria dos blocos vive as custas do poder público e nenhuma atração sobe em um trio elétrico para divertir o povo só por ser o carnaval uma festa democrática, milhões de reais são pagos a artistas da terra e fora dela para garantir o circo a uma população miserável que não tem sequer o pão à mesa.


É bom falar na quantidade de ambulâncias que são disponibilizadas para atender os bêbados de plantão e valentões que se metem em brigas e queba-quebra. Onde estão essas mesmas ambulâncias quando uma mãe precisa atender o seu filho doente, quando um trabalhador está enfartando, quando um idoso no interior precisa se deslocar de cidade para se submeter ao um exame? Sem falar no contingente policial enorme para fazer a cobertura do evento, sendo que no dia-dia falta segurança para o cidadão de bem exercitar sem direito de ir e vir.


Mas dizem que o carnaval é uma festa maravilhosa que faz até a economia dos pequenos comerciantes se aflorarem com tanto movimento, para que alguns catem suas latinhas, vendam seus churrasquinhos, pra falar verdade se esses pais de família dependessem de carnaval para vender e para viver, passariam o resto do ano vivendo a míngua.


Carnaval só dá lucro para dono de cervejaria, para proprietário de trio elétrico e para uns poucos artistas Baianos, no mais é só prejuízo.


Alguém já parou para calcular em quanto o estado gasta para socorrer vítimas de acidente causados por foliões embriagados, quantos milhões são pagos em endenizações por morte ou invalidez decorrentes desses acidentes?


É minha gente parece que o carnaval não é essa maravilha toda que se anuncia não!


Fica aqui a minha reflexão, em plena quarta-feira de cinzas.


GERMANO SOARES, baseado no desabafo da jornalista Rachel Sheherazade na TV Tambaú, que lhe rendeu um convite para o SBT!


PAGE, a sua página eletrônica!

Nenhum comentário: