Aliar teoria à prática. Este é o principal objetivo do projeto
“Vivenciando a Física” que vem sendo executado durante as aulas
ministradas aos alunos do ensino médio da Escola Estadual José de
França, localizada no município paraibano de Mari.
Idealizado pelo
professor de física e matemática, Adriano Silva, o projeto busca
auxiliar os métodos convencionais de ensino. “Sempre na introdução de
cada conteúdo de física, por meio de divertidas experiências, vamos
trabalhar um tema na prática com os alunos para que compreendam melhor
aquilo que está sendo estudando”, destacou o professor, que leciona na
escola há cinco anos.
O
projeto começou na última semana com a participação de 35 alunos da
turma do 3º ano regular/manhã. Na oportunidade, os estudantes puderam
participar da primeira experiência relacionada à eletrostática, com a
criação em sala de aula da “pilha de limões” para a geração de um
circuito elétrico. “Através de limões, criamos um circuito elétrico para
que eles operem como uma pilha e gerem voltagem suficiente capaz de
acender uma pequena lâmpada de led”, explicou o professor, acrescentando
que, após a experiência, o conteúdo foi explicado de forma científica e
aplicado um exercício prático.
Para o professor de física, o
projeto tem favorecido o aprendizado dos alunos que passaram a
participar ativamente das aulas por estarem mais envolvidos no conteúdo,
além de responderem aos questionamentos e realizar novas indagações
sobre os assuntos. “Por esses resultados positivos, iremos expandir o
projeto às demais turmas do ensino médio e para a próxima aula já estou
programando a nova experiência que será embasada no conteúdo de
termodinâmica”, informou.
Luciano Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário