segunda-feira, 8 de abril de 2013

Profissionais de saúde participam de qualificação em sala de vacina

Começou nesta segunda-feira (8), a “Qualificação em Sala de Vacina” para as equipes de saúde que atuam no sistema penitenciário da Paraíba. O treinamento é promovido por meio da parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Administração Penitenciária (Seap) e vai até a próxima sexta-feira (12), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

Participam da oficina, enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades prisionais do Estado. Durante os cinco dias, o treinamento vai abordar o calendário básico de vacinação, informações referentes à administração e conservação das vacinas, situações de emergência, rede de frio, cuidados com o lixo da sala de vacinação e administração dos imunobiológicos.

Terá ainda uma exposição da cadeia epidemiológica do sarampo, poliomielite, coqueluche, rubéola, hepatite B e tuberculose, além de questões preventivas nas comunidades.

“Todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem precisam conhecer a estrutura do Programa Nacional de Imunizações (PNI), aperfeiçoando conhecimentos, habilidades, estimulando a compreensão e entendimento da vacinação como atividade inerente ao conjunto de ações da atenção primária em saúde, no contexto de uma sala de vacina”, enfatizou a técnica do Núcleo de Imunizações da SES, Maria do Carmo Carneiro.

As equipes de saúde são formadas por médicos, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares em saúde bucal. Dentro das penitenciárias, elas realizam testes rápidos de HIV e sífilis; glicemia; baciloscopia (exame que diagnostica a tuberculose); verificação de pressão arterial; entre outros, além de acompanhar os apenados em casos que necessitam de um atendimento fora dos presídios.

A enfermeira Magnólia Abrantes trabalha no Presídio do Roger há 5 anos. Para ela, as capacitações são fundamentais. “É muito importante porque atualizam os profissionais sobre as novidades que estão sempre surgindo na saúde, já que se trata de uma área bastante dinâmica, afinal, lidamos o tempo todo com vidas humanas”, observou.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: