terça-feira, 30 de abril de 2013

Ricardo lança projeto que vai qualificar 2,5 mil profissionais

O Governo do Estado, em parceria com o Sebrae, Fecomércio e Senac, vai oferecer gratuitamente 38 cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e novas tendências e técnicas do mercado turístico, que vão  capacitar 2,5 mil profissionais e empreendedores de João Pessoa e do litoral Sul e Norte da Paraíba. O projeto de Qualificação do Setor do Turismo foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho, na manhã desta terça-feira (30), no auditório da PBTur, durante solenidade que contou com a presença de secretários de Turismo dos municípios beneficiados, empresários e trabalhadores do setor.

Ricardo Coutinho afirmou que este é um novo processo na etapa de profissionalização do turismo na Paraíba em complementação ao Centro de Convenções, que será um instrumento de atração de grandes eventos, e das melhorias na infraestrutura realizadas pelo Estado.  “Estamos nesta parceria com o Sebrae e o Senac melhor qualificando a mão de obra porque, para atrair e fazer com que o turista volte, é fundamental um atendimento de excelência, desde o gerente do hotel, do recepcionista,  da arrumadeira, do taxista, enfim, de todos que formam a cadeia produtiva do turismo”, explicou.

O governador destacou a importância do setor para a economia do Estado e dos municípios com o aumento do Imposto sobre o Serviço (ISS) e geração de empregos. Ele ressaltou que a Paraíba vive um momento muito bom no turismo com a inauguração até dezembro do Centro de Convenções, do contorno de Jacumã, das estradas ligando cidades turísticas, do saneamento e abastecimento das cidades turísticas. “Com a inauguração do Centro de Convenções vamos estar na rota do turismo nacional de eventos e temos que estar preparados com hotéis, restaurantes e bares qualificados para fidelizar o turista. Estamos pensando e impulsionando o turismo a curto, médio e longo prazo”, comentou.

O projeto de qualificação foi apresentado pela diretora de Planejamento da Fecomércio, Indira Brandão. O presidente da entidade, Marconi Medeiros, afirmou que a parceria  com o Governo do Estado se dá pensando não apenas nos trabalhadores do setor, mas nos pequenos empresários de hotelaria e bares e restaurantes.  “Essa será a primeira vez que vamos fazer uma qualificação massiva de toda a cadeia do turismo. Estamos unindo forçar para que os trabalhadores do turismo estejam preparados a receber bem o turista e fazer com que voltem”, observou.

Marconi Medeiros enfatizou que todos os Estados, sejam sedes ou próximos dos locais que receberão os jogos da copa, estão se preparando e qualificando o seu pessoal. “A Paraíba vive um bom momento no turismo e está se preparando para o crescimento da demanda dos turistas durante e depois da copa”, disse.

O diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, ressaltou a amplitude da parceria que envolve o Governo do Estado, entidades e a iniciativa privada. “Os cursos oferecidos pelo Sebrae têm como foco a gestão dos equipamentos, sejam hotéis, bares e restaurantes e alguns que já atuam no setor.  “Estamos há pouco mais de um ano de um evento de abrangência mundial e precisamos atuar juntos para fazer mais e melhor pelo turismo da Paraíba”.

A solenidade contou ainda com as presenças dos representantes da Fecomércio, Sebrae, da presidente da PBTur, Ruth Avelino; do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; do secretário executivo de Turismo, Walter Aguiar; do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Muccini; da prefeita do Conde, Tatiana Lundgrem; e do prefeito de Lucena, Marcelo Monteiro.

Cursos - Serão fornecidos gratuitamente 38 cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e novas tendências e técnicas do mercado. Os cursos e consultorias oferecidos pelo Sebrae são excelência no atendimento ao turista nos meios de hospedagem, para guias turísticos, para bares, restaurantes e quiosques, como o atendimento pode aumentar o lucro da empresa, como elaborar roteiros turísticos inovadores, gestão de hotelaria e preparando a minha empresa para a Copa de 2014.

Já os cursos de qualificação oferecidos pelo Senac são técnicas do serviço de camareira, recepcionista, garçom, barman, planejamento e elaboração de cardápios, higiene e manipulação de alimentos, culinária regional, culinária internacional, entre outros. Os interessados podem se inscrever no Senac, Sebrae, PBTur ou por meio das associações e entidades de classe do turismo. As inscrições são gratuitas.

O presidente da Abrasel, Marcos Muccini, disse que o setor de bares e restaurantes, hotéis e receptivo está animado em ver uma parceria inovadora não apenas na qualificação dos trabalhadores, mas dos gestores, o que é fundamental para a Paraíba que está situada entre duas sedes da copa. “É uma ação que atende a expectativa do setor e não vamos perder essa oportunidade de melhor qualificar o nosso turismo”, comentou.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, destacou que esse convênio para capacitação vai formar na primeira etapa 2,5 mil profissionais e beneficiar 180 empresas de vários municípios como João Pessoa, Lucena, Conde, Cabedelo, Pitimbu, Rio Tinto, Mataraca e Barra de Camaratuba.

Renato adiantou que a segunda fase do projeto, voltada para os profissionais de Campina Grande, já está sendo negociada e deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. “Temos em vista que, no próximo ano, teremos a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada no período do Maior São João do Mundo. Por isso, é preciso a qualificação para receber bem os turistas e aproveitar esse legado que o evento deixará”, frisou.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: