terça-feira, 2 de abril de 2013

Governo lembra Dia de Conscientização do Autismo com encontro em João Pessoa

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde e Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), vai realizar o I Encontro Paraibano de Autismo: Práticas e Desafios. O evento acontece nesta sexta-feira (5), a partir das 14h, no Auditório Jimmy Queiroga, na sede da Funad.

Profissionais, colaboradores e familiares de pessoas com autismo vão conferir a palestra da médica psiquiatra Maria Helena de  Azeredo Roscoe, que participa da construção da Linha de Cuidado da Pessoa Autista do Ministério da Saúde. A palestrante também vai repassar a experiência pessoal, já que tem dois filhos autistas.

Características como demora para falar, ausência de reações, irritação em excesso e dificuldade de interação podem ser sinais do autismo. Quanto mais cedo o transtorno for diagnosticado, melhor será o desempenho da pessoa, que necessita de um tratamento multidisciplinar com médico, psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e treinador físico.

Em João Pessoa, a Funad oferece tratamento gratuito e atende  62 autistas no núcleo terapêutico A família também é acompanhada. “A intenção é inserir os autistas em várias atividades paralelas, como arte, esporte e educação, de modo que além do tratamento, elas possam ser incluídas no convívio social”, explicou a presidente da instituição, Simone Jordão.

Evento Braille – Outro evento que vai movimentar a sede da Funad acontece na próxima segunda-feira (8), voltado para as pessoas com deficiência visual. O Jornal A União – em parceria com a Funad e entidades que atendem pessoas com essa deficiência – vai lançar uma edição especial com matérias sobre a importância do Braille na vida da pessoa cega. O evento é umas das atividades de comemoração pelos 120 de A União. A edição terá quatro páginas em braille  e será distribuída em instituições que atendem deficientes visuais.O evento terá a participação de autoridades e pessoas ligadas ao setor.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: