As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2013, iniciativa do
Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estão abertas até
dia 31 de maio. O prêmio visa estimular a melhoria da gestão das
escolas públicas em busca do objetivo de garantir educação de qualidade,
direito fundamental de todos os estudantes brasileiros.
“A
autoavaliação constitui estratégia imprescindível à gestão escolar que
busca construir sua competência e melhorar o desempenho da escola, com
foco no sucesso do alunado. Portanto, ao apresentar a candidatura, o
diretor e sua escola participarão de um importante e contínuo movimento
nacional pela melhoria da qualidade de ensino”, explicou a gerente de
Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Ana Carolina
Lubambo.
Os participantes são avaliados em quatro dimensões de
gestão: pedagógica, participativa, de pessoas e liderança, e de
infraestrutura, serviços e recursos. As escolas representantes dos
estados e do Distrito Federal recebem o diploma de Destaque Estadual e
R$ 6 mil.
As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque
nacional, recebem R$ 10 mil cada. A escola selecionada como primeira
colocada ganhará R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios
em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições
de ensino selecionadas na etapa Destaque Estadual irão representar seus
estados em uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.
Para
participar do prêmio, a escola deverá fazer seu cadastro, exclusivamente
pela internet. As informações como o regulamento e o manual de
orientação do prêmio, bem como as inscrições, já estão disponíveis no
endereço eletrônico http://pge.consed.org.br ou pelo site www.consed.org.br.
A
edição de 2013 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, a
Fundação Roberto Marinho, a Fundação SM, a Fundação Itaú Social, o
Instituto Gerdau e a Fundação Victor Civita. O patrocínio é da União
Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da
Educação (MEC). O prêmio conta com o apoio institucional da Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e
cooperação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação
Comunitária (Cenpec).
Outras informações podem ser obtidas na
Coordenação Estadual do PGE/PB, na Secretaria de Estado da Educação,
Gerência de Recursos Humanos (Gereh). Os telefones são 3218-4076 e
3218-4052.
Luciano Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário