terça-feira, 16 de abril de 2013

Estudantes e professores de Alagoa Nova participam de capacitação de reciclagem com papel e garrafas

Trinta estudantes e seis professores da rede municipal de Alagoa Nova, distante 138 quilômetros de João Pessoa, vivenciaram durante esse dia 15/04 a comprovação de que a reciclagem de papel e garrafas pet é uma prática ambiental viável nas salas de água. A experiência aconteceu durante uma capacitação promovida pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Projeto Petrobras Ambiental, em parceria com a Prefeitura daquele município dentro das atividades do Projeto Recicla na Escola.

A oficina sobre garrafa PET foi orientada pela educadora Maria do Socorro Pereira Ribeiro e a de Reaproveitamento de Papel ficou sob a responsabilidade da educadora Itamar Keila da Silva. Elas já realizaram oficinas pelo Projeto Recicla na Escola nos municípios de Areial, Montadas, Lagoa Seca, Matinhas e São Sebastião de Lagoa de Roça, que estão na área de abrangência do Projeto.

Segundo a professora Rosimere Roque de Aquino, Escola Paulo Gaião,  participação na capacitação foi muito positiva, pois possibilita que estudantes e professores vivenciem a reciclagem de materiais, além de oferecer o conhecimento de novas atividades na área de educação artística.

A professora Klênia Barbosa Regis, da Escola Santa Luzia, disse que a capacitação contribui com a escola e a comunidade, pois promove uma iniciativa que ajudará a preservar o meio ambiente. Rosana Paula da Silva, da Escola Padre Abdias, revelou que a capacitação possibilitou a ela trabalhar com materiais que antes ela não valorizava.

A estudante Ludmila Ramos Silva, da Escola Violeta Costa, considerou a capacitação muito boa. Ela participou da área de reciclagem de papel e entendeu a importância das atividades nesta área para a preservação da natureza.

Participaram da capacitação estudantes e professores das Escolas Menino Jesus, Violeta Costa, Padre Abdias Leal, Mariz Luiz de Aquino, Paulo Antônio Gaião e Santa Luzia, todas situadas na zona urbana.

O projeto Recicla na Escola tem a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância de se preservar o Meio Ambiente, reaproveitado materiais recicláveis, a exemplo do papel e de garrafas pet. A previsão é que o projeto seja implantado nas escolas das redes públicas municipais dos municípios de Alagoa Nova, Matinhas, Montadas, Esperança, Areial, Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa de Roça até abril deste ano, envolvendo todas as escolas que participaram da capacitação de professores em Educação Ambiental.

O Projeto Recicla na Escola foi elaborado para atender as demandas de inúmeros projetos pedagógicos elaborados por professores dos sete municípios da área de atuação do Projeto Rio Mamanguape, que participaram da capacitação em educação ambiental, oferecida nos anos de 2011 e 2012, e que tiveram como objeto a questão do lixo produzido pela comunidade escolar.


Assessoria de Imprensa para o Focando a Notícia


Luciano Soares

 

Nenhum comentário: