Duas escolas da rede estadual de ensino se destacaram nacionalmente
como exemplo por projetos e práticas pedagógicas positivas. A Escola
Estadual de Ensino Fundamental Fenelon Câmara, de João Pessoa, foi
reconhecida por sua prática pedagógica com foco multidisciplinar na área
cultural, tendo sua experiência publicada no livro “Na Trilha da
Cultura”. A publicação, lançada no dia 5 deste mês, em São Paulo, é
fruto do trabalho de Liz Wood e Clarissa H. Rocha e faz um retrato do
encontro entre a cultura e a educação ao redor do Brasil. No livro estão
publicadas experiências pedagógicas positivas de escolas públicas de
todo o país.
A Escola Fenelon Câmara desenvolve eventos que
estimulam e disseminam a cultura regional, com atividades que incluem
leitura, dramatizações, pesquisas
sobre o folclore e a cultura da região, narrativa de lendas,
apresentação de danças folclóricas e audição de músicas, entre outras
atividades. “Sempre nos preocupamos em desenvolver trabalhos com espaços
lúdicos organizados, capazes de enriquecer integralmente as áreas de
conhecimento dos estudantes”, contou a diretora da escola, Ilca Andrade
de Lima.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Campos
foi a única escola da Paraíba contemplada com um prêmio de R$ 10 mil
reais com o projeto “Educação para a equidade de gênero: mulheres,
protagonistas de sua história”. O prêmio é promovido pelo Ministério da
Educação, por meio da Secretaria de Articulação Institucional de Ações
Temáticas/Secretaria de Políticas para as Mulheres.
O projeto é
fruto do diagnóstico feito por professores referente à problemática da
relação de gênero na escola e visa valorizar a equidade entre homens e
mulheres e a superação da cultura patriarcal que inferioriza e
discrimina a mulher. “Este projeto começou a ser desenvolvido no início
do ano letivo de 2012 e trouxe resultados imediatos”, enfatizou a
diretora da escola, Maria José Figueiredo.
A
metodologia do projeto consiste em encaixar nas disciplinas a temática
do projeto, abordando textos e desenvolvendo a produção textual
evidenciando o tema; pesquisando e interpretando dados sobre a violência
contra a mulher; aprendendo sobre a história dos movimentos feministas;
entendendo a situação social da mulher nas diferentes culturas; tomando
conhecimento das obras literárias de mulheres que se destacaram e
explorando o papel e os direitos das mulheres em diferentes religiões e
épocas históricas.
Maria José destacou como positivos os
resultados obtidos na escola com o projeto. “Os resultados imediatos
vieram à tona através de depoimentos relatando uma mudança efetiva no
cotidiano familiar após participações nas reuniões feitas na escola”,
informou.
Luciano Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário