quinta-feira, 4 de abril de 2013

Analista aponta provável candidatura de Rômulo ao Senado em 2014

O analista político Alan Kardec em sua coluna desta semana destacou a possibilidade do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) de disputar a vaga para o Senado Federal. De acordo com sua análise, Rômulo tem muitas chances de vencer e destacou que desde que se colocou como vice de Ricardo Coutinho (PSB) começou a pensar nas eleições de 2014.

Confira a coluna na íntegra:

Um passo atrás, dois passos à frente. Quando decidiu abandonar uma reeleição certa para a Câmara Federal e aceitou ser vice do governador Ricardo Coutinho, o então deputado Rômulo Gouveia estava mexendo no xadrez político com vistas ao Senado Federal em 2014. E jogou certo. Com discrição e muita calma, Rômulo figura hoje como o favorito na disputa.

A recente pesquisa Wscom/Consult avaliou vários cenários possíveis na disputa pela única vaga ao Senado. Rômulo venceu em todas, perdendo apenas no cenário com o ex-governador José Maranhão. Fato que não desanima ninguém, pois o tempo de Maranhão já passou e o eleitor paraibano não o quer mais em grandes cargos. Amargou uma derrota em 2012 para a desconhecida Estelizabel Bezerra (PSB). Assim, Maranhão deverá ser candidato a deputado federal.

No cenário da disputa sem o ex- governador Maranhão, o senador Cícero Lucena (PSDB) e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, Rômulo venceria com 14,5%. Já o deputado federal Ruy Carneiro ficaria em segundo com 11,1%. O ex-senador Wilson Santiago (PMDB) seria o terceiro com 9,9%.

O deputado federal Wellington Roberto ficaria em quarto com 9,1%. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP) seria o quinto com 4%, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), o sexto colocado com 3,8%.

Rômulo Gouveia também venceria a disputa contra o atual senador Cícero Lucena e o ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano. O vice-governador ficaria em primeiro com 13,4%. Cícero Lucena seria o segundo com 12,4% e Veneziano ficaria em terceiro, com 11,6%. Wellington Roberto - 9,5%; Aguinaldo Ribeiro – 4%; Ricardo Marcelo – 3,8%.

Rômulo fez uma aposta de risco em 2010, ao acreditar na campanha de Ricardo Coutinho. Foi o vice dos sonhos para o governador. Sem Rômulo, certamente o governador Ricardo não teria conquistado uma votação tão expressiva em Campina Grande. E agora chegou a hora de retribuir.

Além disso, Rômulo conta hoje com o apoio do senador Cássio Cunha Lima e do prefeito Romero Rodrigues. Com uma rejeição baixa, um nome estadualizado e uma boa imagem pública, Rômulo tem tudo para pisar no tapete azul em 2015.

Dono do seu próprio  nariz, Rômulo tem o PSD em suas mãos, partido que lhe garante um bom tempo de TV. E que o faz ficar livre para escolher novos caminhos em qualquer mudança conjuntural na política. Inclusive, na possível candidatura de Cássio ao governo com o ex-prefeito Luciano Agra na vice.

O cavalo está selado. E não passa na porta da mesma pessoa duas vezes.

 

Alan Kardec

PB Agora



Luciano Soares


Nenhum comentário: