sexta-feira, 12 de abril de 2013

Educação, saúde e segurança lideram demandas na audiência do ODE

O governador Ricardo Coutinho abriu na noite dessa quinta-feira (11), em João Pessoa, as audiências regionais do Orçamento Democrático Estadual. O ginásio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) ficou lotado pela população dos 14 municípios que integram a primeira região geoadministrativa. A audiência pública contou ainda com a participação do secretariado da gestão e parlamentares estaduais.

A audiência teve início com a prestação de contas feita pelo governador, que mostrou para a plenária todos os investimentos que já foram realizados até o momento na Paraíba e os que ainda estão em andamento. “O Governo da Paraíba chega ao número inédito de investimentos no valor de 5 bilhões até o momento, e esse número ainda será multiplicado até o final dessa gestão”, disse Ricardo Coutinho.

A subsecretária do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, coordenou a audiência, que teve a participação de 1.917 pessoas. A população teve a oportunidade de falar e demandar as necessidades de cada município. “Esta é a primeira audiência, das 16 que serão realizadas em todo o Estado. Nesta noite, a população apontou prioridades e demandou três principais reivindicações. As maiores foram na educação, com 678 apontamentos, seguida da saúde, com 451, e segurança pública, com 348 reivindicações”, informou a subsecretária.

O conselheiro Joca Palmeira, da cidade de Bayeux, representante da sociedade civil no Orçamento Democrático, falou das necessidades da região e parabenizou o governo pelas obras realizadas no município. “A cidade de Bayeux ainda é carente de cultura e pedimos um olhar especial para isso. Em contrapartida, queremos agradecer o que o Estado vem fazendo em nossa cidade, como a construção da Escola Técnica Estadual, reforma da escola de ensino médio e do saneamento básico da região”, disse.

A primeira região geoadministrativa é composta pelos municípios Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

A audiência pública regional teve transmissão ao vivo pela internet e uma expressiva participação nas redes sociais, com a interação de 4.818 pessoas. Todas as demais audiências terão a mesma infraestrutura e os internautas poderão acompanhar através do link http://www.paraiba.pb.gov.br/aovivo/

A segunda noite de audiência será nesta sexta-feira (12), às 19h, na cidade de Mamanguape, no ginásio de esportes do Instituto Moderno, localizado na Rua José Vieira, s/n, Centro. Outras informações podem ser obtidas no site do OD Estadual, no endereço www.paraiba.pb.gov.br/odestadual

Investimentos – Na primeira região, um milhão de famílias são beneficiadas, com investimentos de R$ 89 milhões em obras de infraestrutura e saneamento. As obras dos binários dos municípios de Conde e Bayeux, a duplicação da Avenida Cruz das Armas e o saneamento do bairro Cidade Verde, em João Pessoa, e do distrito de Várzea Nova, em Santa Rita, são ações do Governo indicadas pela população local nas plenárias de audiências públicas do OD Estadual do ano passado.  São 7,8km de implantação de pavimentação de rodovias, além do esgotamento sanitário no bairro de Mangabeira e adjacências.




Luciano Soares

 

Nenhum comentário: